Rizomas: espaços-tempos concretos e virtuais na literatura e na computação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Pedro de Freitas Veneroso
Orientador(a): Luis Alberto Ferreira Brandao Santos
Banca de defesa: Vera Lucia de Carvalho Casa Nova, Eduardo Antonio de Jesus
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AJ8PJ5
Resumo: Propõe-se, com este estudo, analisar as possíveis relações entre o universo literário e os ambientes computacionais, considerando que ambos têm em comum o fato de poderem configurar espaços virtuais onde se desenvolvem práticas e técnicas hipertextuais e rizomáticas nos processos de leitura e escrita. Por meio de incursões históricas e analíticas, serão estudados os códigos em interface com as tecnologias, em uma espécie de arqueologia cognitiva do universo da literatura, das tecnologias digitais e de suas linguagens presentes e pretéritas, buscando traçar suas influências nas formas de experiência do mundo pelo homem. Um viés de inquirição filosófica fundado no estudo do hipertexto e de suas interseções com a teoria do rizoma de Deleuze e Guattari complementa e expande o trabalho de arqueologia, servindo como recorte conceitual para discutir questões e soluções relativas aos ambientes virtuais computacionais e literários, seus códigos e formas de experiência. O espaço-tempo comum ao hipertexto e ao rizoma, lugares virtuais caracterizados pela perene ocorrência de conexões e desconexões entre produtos semióticos diversos, pode ser descrito pelos conceitos de heterotopia, em Michel Foucault, e ucronismo, em Edmond Couchot. Por fim, cabe ressaltar as explorações literárias que precedem alguns capítulos, servindo como contextualização e aplicação das abstrações teóricas que permeiam este trabalho, ao narrarem situações em que os espaços virtuais computacionais e literários se chocam com o mundo concreto, através de apresentações que demonstram as ramificações sociais, culturais e cognitivas de navegações de tipo rizomático em espaços-tempos heterotópicos e ucrônicos.
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