O processo de acreditação hospitalar na perspectiva de profissionais de saúde

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Bruna Figueiredo Manzo
Orientador(a): Maria Jose Menezes Brito
Banca de defesa: Vera Lúcia Bonato, Fábio Leite Gastal
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/GCPA-7RJFFK
Resumo: Com o intuito de alcançar os mais elevados padrões assistenciais, são adotadas iniciativas voltadas para o processo de Acreditação Hospitalar, as quais impõem novas exigências no que se refere às mudanças comportamentais, mobilização constante dos profissionais em busca de metas e objetivos propostos, além da melhoria permanente e contínua do atendimento prestado. Trata-se de um estudo de caso qualitativo que teve como objetivo geral analisar o processo de Acreditação Hospitalar na perspectiva dos profissionais de saúde de um hospital privado em Belo Horizonte. A pesquisa foi desenvolvida com profissionais de saúde alocados em três setores do hospital (Bloco Cirúrgico, Unidade de Cuidados Progressivos e Unidade de Internação), por meio de entrevistas semiestruturadas no período de setembro a novembro de 2008. A organização e análise de dados tiveram como base a apreciação temática de conteúdo. Da análise de dados emergiram quatro categorias empíricas: 1. A Acreditação na visão dos profissionais de saúde; 2. As implicações do processo de Acreditação para o hospital, pacientes e profissionais de saúde; 3. Aspectos facilitadores e dificultadores da Acreditação Hospitalar; 4. Estratégias apontadas pelos profissionais de saúde em busca da manutenção do processo de qualidade. A partir dos resultados encontrados, nota-se que não há um consenso da visão dos profissionais de saúde a respeito do processo de Acreditação, influenciando na adesão e manutenção do processo de gestão da qualidade. A maioria dos entrevistados consegue visualizar o processo da Acreditação na sua esfera técnica, processual e operacional, ainda que não seja de forma integral, em contrapartida, apenas alguns dos profissionais puderam perceber que o sistema de qualidade abrange também aspectos subjetivos importantes, como valores individuais e sociais dos atores e das instituições envolvidos nesse contexto, notadamente a humanização do cuidado. Outro achado importante diz respeito às influências do sistema de gestão para o hospital, os pacientes e os funcionários. Para os entrevistados, o hospital adquire vários benefícios com o processo de Acreditação, tais como status, referência e lucro. No que refere aos pacientes, traz a segurança de um atendimento de excelência, apesar de reconhecerem que em alguns momentos o sistema propicia o distanciamento entre cuidador e paciente. Para os próprios funcionários a questão ainda gera bastante divergência, sem que haja um senso comum. Ademais, no que diz respeito aos aspectos dificultadores do processo, ficou evidente a falta de manutenção do sistema de qualidade ao longo do ano, além do pouco envolvimento de alguns profissionais. No que tange os aspectos facilitadores, o trabalho de equipe apresentou-se como o pilar fundamental para processo de qualidade. Os profissionais reconheceram que o grande desafio enfrentado por eles e pelos dirigentes é a manutenção do processo de Acreditação. Nesse contexto, a capacitação continuada de todos os profissionais foi apontada como a principal estratégia para a busca constante de melhorias.
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A organização e análise de dados tiveram como base a apreciação temática de conteúdo. Da análise de dados emergiram quatro categorias empíricas: 1. A Acreditação na visão dos profissionais de saúde; 2. As implicações do processo de Acreditação para o hospital, pacientes e profissionais de saúde; 3. Aspectos facilitadores e dificultadores da Acreditação Hospitalar; 4. Estratégias apontadas pelos profissionais de saúde em busca da manutenção do processo de qualidade. A partir dos resultados encontrados, nota-se que não há um consenso da visão dos profissionais de saúde a respeito do processo de Acreditação, influenciando na adesão e manutenção do processo de gestão da qualidade. A maioria dos entrevistados consegue visualizar o processo da Acreditação na sua esfera técnica, processual e operacional, ainda que não seja de forma integral, em contrapartida, apenas alguns dos profissionais puderam perceber que o sistema de qualidade abrange também aspectos subjetivos importantes, como valores individuais e sociais dos atores e das instituições envolvidos nesse contexto, notadamente a humanização do cuidado. Outro achado importante diz respeito às influências do sistema de gestão para o hospital, os pacientes e os funcionários. Para os entrevistados, o hospital adquire vários benefícios com o processo de Acreditação, tais como status, referência e lucro. No que refere aos pacientes, traz a segurança de um atendimento de excelência, apesar de reconhecerem que em alguns momentos o sistema propicia o distanciamento entre cuidador e paciente. Para os próprios funcionários a questão ainda gera bastante divergência, sem que haja um senso comum. Ademais, no que diz respeito aos aspectos dificultadores do processo, ficou evidente a falta de manutenção do sistema de qualidade ao longo do ano, além do pouco envolvimento de alguns profissionais. No que tange os aspectos facilitadores, o trabalho de equipe apresentou-se como o pilar fundamental para processo de qualidade. Os profissionais reconheceram que o grande desafio enfrentado por eles e pelos dirigentes é a manutenção do processo de Acreditação. Nesse contexto, a capacitação continuada de todos os profissionais foi apontada como a principal estratégia para a busca constante de melhorias.In order to reach the highest assistance patterns it was adopted some practices focused on the Hospital Accreditation process. They assert some new demands concerning with behavior changes, the steady staffs mobilization to achieve required goals and purposes besides a permanent and continuous improvement of Health care service. It is a qualitative case study which aimed to analyze the Hospital Accreditation process from a Health care staffs view in a private hospital in Belo Horizonte. The research was done with the Health care staff allocated in three sectors of the hospital (Surgical Block, Progressive Cares Unit and Internment Unit) by semi-structured interviews from September to November, 2008. The data organization and analysis were based on thematic analysis of content. From the data analysis emerged four empirical categories: 1. The accreditation in the Health care staffs view; 2. The implications of the accreditation process for the hospital, patients and health care staff; 3. Aspects which facilitate and make it difficult for the hospital Accreditation; 4. Strategies pointed out by the health care staff in order to seek the maintenance of the Quality Process. From the obtainable results it is noticed that there is no consensus on the health care staffs view concerning to the Accreditation process causing any influence in the adhesion and maintenance of the Quality management process. The majority of the interviewees can visualize the Accreditation process in its technical, processional and operational aspects even if it is not in its totality. However, just some of them could recognize that the quality system also covers important subjective aspects such as individual and social people and institutions values especially the humanization of care. Another important finding is regarding the influences of the management system for the hospital, patients and staff. For the interviewees, the hospital can get lots of benefits with the Accreditation process such as status, reference and profit. For patients, it brings a health care service quality assurance even though they recognize that sometimes the system leads to a distance between them and the health care staff. According to the health care staff, the issue is very divergent without achieving a common sense. Furthermore, it was evident not only the lack of maintenance of the Quality System during all the year but also, the staffs little involvement as difficult parts of the process. The group work was considered the main pillar for the Quality Process as a facilitator of the process. The health care staff also recognized that the great challenge they faced on was the maintenance of the Accreditation Process. Viewed in this context, the staffs continuous qualification was pointed out as the main strategy to seek improvements constantly.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAdministração HospitalarHumanosControle de QualidadeEnfermagemPesquisa QualitativaAcreditaçãoPessoal de SaúdeHospitais PrivadosQualidade da Assistência à SaúdeControle de QualidadeQualidade da Assistência na SaúdeAcreditaçãoServiços de saúdeO processo de acreditação hospitalar na perspectiva de profissionais de saúdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALbruna_figueiredo_manzo.pdfapplication/pdf3574666https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GCPA-7RJFFK/1/bruna_figueiredo_manzo.pdf2e39b6d0ad5da70a11eb2900e6dd0278MD51TEXTbruna_figueiredo_manzo.pdf.txtbruna_figueiredo_manzo.pdf.txtExtracted texttext/plain223266https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GCPA-7RJFFK/2/bruna_figueiredo_manzo.pdf.txt07e7dde441fbdf797de9fa0c456178e6MD521843/GCPA-7RJFFK2019-11-14 23:18:01.206oai:repositorio.ufmg.br:1843/GCPA-7RJFFKRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T02:18:01Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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