Avaliação dos principais métodos analíticos de cálculo de capacidade de tráfego utilizados em ferrovia nacional e internacional

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: José Mauro Felipe Mendes Barros
Orientador(a): Nilson Tadeu Ramos Nunes
Banca de defesa: David Jose Ahouagi V de Magalhaes, Hostilio Xavier Ratton Neto
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9E8N9H
Resumo: O transporte ferroviário está cada vez mais se consolidando como uma opção altamente viável tanto para o transporte de carga, como para o transporte de passageiros. Esta é uma realidade mundial e nos últimos anos no Brasil o sistema ferroviário tem recebido forte investimento. Todo investimento em transporte tem expressiva interferência no desenvolvimento econômico e social da região, principalmente o ferroviário, devido às suas características de grande volume e baixo custo para os usuários. Em contra partida, a ferrovia apresenta alto custo de implantação, exigindo critérios refinados na definição de suas características. Esta definição passa inevitavelmente pelo cálculo de capacidade de tráfego, que é a quantidade de trens que pode circular em suas linhas por um determinado tempo em condições de controle e segurança estabelecidos. Identificar a capacidade de tráfego de uma malha ferroviário é um grande desafio devido à complexidade e ao grande número de elementos que se correlacionam na circulação de trens. As exigências atuais são de cálculos de capacidade de tráfego mais precisos considerando que o resultado é à base da definição de viabilidade econômica e de especificação dos investimentos, tanto para a construção quanto para a reestruturação de uma malha ferroviária já em operação. Além disto, com o novo marco regulatório das ferrovias brasileiras, o excedente de capacidade de tráfego das operadoras ferroviárias será ofertado ao mercado através da ANTT, que constatará na prática se a capacidade calculada e informada pela ferrovia é real. Dessa forma, mais do que nunca o cálculo de capacidade de tráfego com precisão é importante para a gestão eficiente e eficaz da ferrovia. O presente estudo avaliou qualitativamente os principais métodos analíticos de cálculo de capacidade de tráfego, que são amplamente utilizados, dos países onde o modo ferroviário tem participação significativa na matriz de transporte mais o do Brasil; são eles: Estados Unidos, Japão, Alemanha, UIC - União Internacional de Caminhos de Ferro, Inglaterra, Espanha, Itália, Rússia, Canadá e, através do uso de critérios de avaliação baseados na categorização dos parâmetros ferroviários, identificou o método de cálculo mais adequado. Os resultados demonstram fragilidade comum dos métodos, da desatenção aos eventos não programados, que podem modificar significativamente o resultado do cálculo. Cinco dos dez métodos pesquisados ao menos considera este parâmetro e da outra metade, dois métodos indicam sua inserção como fator de correção. Foram identificados os pontos fortes e fracos de cada um dos dez métodos avaliados, possibilitando a oportunidade de direcionar os esforços para a melhoria dos métodos. Pelo exposto, a presente pesquisa apresentou um tema inédito, inovador e muito relevante. Dessa forma recomenda-se que seja desenvolvida uma definição sustentável e tecnicamente criteriosa para o tratamento do parâmetro referente aos eventos não programados ou indesejáveis e de um método que agregue o maior número das melhores práticas dos dez métodos apresentados nesta dissertação.
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Esta definição passa inevitavelmente pelo cálculo de capacidade de tráfego, que é a quantidade de trens que pode circular em suas linhas por um determinado tempo em condições de controle e segurança estabelecidos. Identificar a capacidade de tráfego de uma malha ferroviário é um grande desafio devido à complexidade e ao grande número de elementos que se correlacionam na circulação de trens. As exigências atuais são de cálculos de capacidade de tráfego mais precisos considerando que o resultado é à base da definição de viabilidade econômica e de especificação dos investimentos, tanto para a construção quanto para a reestruturação de uma malha ferroviária já em operação. Além disto, com o novo marco regulatório das ferrovias brasileiras, o excedente de capacidade de tráfego das operadoras ferroviárias será ofertado ao mercado através da ANTT, que constatará na prática se a capacidade calculada e informada pela ferrovia é real. Dessa forma, mais do que nunca o cálculo de capacidade de tráfego com precisão é importante para a gestão eficiente e eficaz da ferrovia. O presente estudo avaliou qualitativamente os principais métodos analíticos de cálculo de capacidade de tráfego, que são amplamente utilizados, dos países onde o modo ferroviário tem participação significativa na matriz de transporte mais o do Brasil; são eles: Estados Unidos, Japão, Alemanha, UIC - União Internacional de Caminhos de Ferro, Inglaterra, Espanha, Itália, Rússia, Canadá e, através do uso de critérios de avaliação baseados na categorização dos parâmetros ferroviários, identificou o método de cálculo mais adequado. Os resultados demonstram fragilidade comum dos métodos, da desatenção aos eventos não programados, que podem modificar significativamente o resultado do cálculo. Cinco dos dez métodos pesquisados ao menos considera este parâmetro e da outra metade, dois métodos indicam sua inserção como fator de correção. Foram identificados os pontos fortes e fracos de cada um dos dez métodos avaliados, possibilitando a oportunidade de direcionar os esforços para a melhoria dos métodos. Pelo exposto, a presente pesquisa apresentou um tema inédito, inovador e muito relevante. Dessa forma recomenda-se que seja desenvolvida uma definição sustentável e tecnicamente criteriosa para o tratamento do parâmetro referente aos eventos não programados ou indesejáveis e de um método que agregue o maior número das melhores práticas dos dez métodos apresentados nesta dissertação.Railroad transport is becoming an ever more highly viable option for both freight and passengers transportation. That is a world-wide reality, and in the past few years the Brazilian railroad system has been receiving strong investments. Any investment in transportation has an expressive contribution in the economic and social development of the region that receives it; specially railroads, due to its large scale at low costs for its users. On the other hand, railroad represents a high cost of implementation, demanding refined criteria for defining its characteristics. Such definition inevitably has to consider the traffic capacity calculation as a premise, which is the amount of trains that can run on its tracks for a defined period of time, under pre-established control and safety conditions. To identify the traffic capacity of a railroad mesh constitutes a great challenge due to the high complexity and great number of elements that correlates to each other during traffic flow of trains. Traffic capacity calculations demand great precision, considering that its result is the base for economic viability both for a new railroad as for restructuration of an old one. Furthermore, with the new regulatory mark of Brazilian railroads, the surplus of railroad companies traffic capacity will be auctioned to the market through ANTT which is going to determine whether the current calculated and informed capacity of the railroads are in fact real. Thus, more than ever the precise calculation of mesh capacity is of extreme importance to the efficiency and efficacy management of railroads. The present study analyses qualitatively the main analytical methods available for obtaining mesh capacity that are broadly utilized in countries where the railroad transportation has a relevant share in the transportation matrix, plus Brazil; they are: USA, Japan, Germany, UIC - International Union of Railways: England, Spain, Italy, Russia and Canada. Beyond that, through the use of evaluation criteria based on categorization of railroads parameters, it was identified the most suitable calculation method. The results demonstrate a common fragility: unimportance being given to unplanned events; which should not happen, since they can significantly modify the calculation results. Five out of ten methods studied at least consider such parameter, and from the other half, only two methods indicate its insertion as a correction factor. Both strong and weak points of each of the ten methods assessed were identified, allowing an opportunity of directing efforts for their improvement. By the exposed above, the present research presented a new theme, innovative and very relevant. It is recommended that a more sustainable and technically criterious definition is developed for treating the parameter of unplanned or undesirable events, and a new method that encloses the highest number of best practices contained on the ten methods analyzed in this dissertation.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEngenharia de transportesFerroviasTransporteEventosFerroviaTráfegoCapacidadeAvaliação dos principais métodos analíticos de cálculo de capacidade de tráfego utilizados em ferrovia nacional e internacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALgeotecniatransportes_josemaurofelipemendesbarros_dissertacao.pdfapplication/pdf4500370https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9E8N9H/1/geotecniatransportes_josemaurofelipemendesbarros_dissertacao.pdf8d1fc090bf1013d3edb3cf9fcc2accf6MD51TEXTgeotecniatransportes_josemaurofelipemendesbarros_dissertacao.pdf.txtgeotecniatransportes_josemaurofelipemendesbarros_dissertacao.pdf.txtExtracted texttext/plain322450https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9E8N9H/2/geotecniatransportes_josemaurofelipemendesbarros_dissertacao.pdf.txte2b822426c5b760660a6fcc6bc6d5d01MD521843/BUBD-9E8N9H2020-01-30 14:43:56.253oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9E8N9HRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-01-30T17:43:56Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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