Variações sobre o mesmo tonto: o herói cômico e a construção dramatúrgica do humor no cinema de Francis Veber

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Leonardo Antunes Cunha
Orientador(a): Ana Lucia Menezes de Andrade
Banca de defesa: Thiago Soares, Nisio Antonio Teixeira Ferreira, Heitor Capuzzo Filho, Mariana de Lima e Muniz
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8JYGUS
Resumo: Esta pesquisa aventura-se num campo bastante popular entre o público cinematográfico, mas menos valorizado por teóricos e críticos de arte a comédia, especialmente o filme cômico e tem como corpus a obra de um artista pouco estudado, mesmo entre os especialistas da área de Cinema e em seu próprio país: o francês Francis Veber, veterano que já roteirizou mais de 30 filmes e dirigiu 12.O duplo objetivo da pesquisa foi contribuir para a discussão do cinema de entretenimento, sobretudo em seu aspecto dramatúrgico e, ao mesmo tempo, lançar mais luzes sobre a obra de Veber, artista que demonstra habilidade em lidar com a construção da narrativa humorística, com os vários tipos de comicidade e que em muitos momentos ultrapassa os cânones da comédia. Dessa forma, procurou-se conciliar o estudo do chamado cinema de gênero (no caso, a comédia) e do cinema de autor (buscando as marcas estilísticas do cineasta), valorizando o diálogo entre estes dois campos e não os tratando como divergentes. Para isso, partiu-se de três eixos conceituais: a caracterização do herói cômico em suas várias manifestações; a estrutura da narrativa cômica no cinema; e as diversas formas de comicidade: burlesca, de situação, satírica, paródica e verbal,sempre as relacionando com a produção de Francis Veber. Além disso, foram estudadas duas características da filmografia de Veber, mais especificamente na chamada Saga Pignon: sua peculiar estratégia de casting ao longo desta série de filmes, e também a transformação de François Pignon de personagem em meta-personagem.Essas reflexões podem auxiliar no estudo de filmes e na elaboração de roteiros cinematográficos que levem em conta a comicidade e/ou o envolvimento do espectador na construção do discurso fílmico.
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