Jogos eletrônicos e as memórias do fim do mundo: reflexões sobre The Last of Us
Ano de defesa: | 2017 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-APFN8D |
Resumo: | O presente estudo procura investigar como o conceito de memória cultural se configura no universo dos jogos eletrônicos. Para tanto, escolhemos discutir os contextos pós-apocalípticos, tema comumente presente em várias produções no campo dos jogos e do cinema. Com base nessa temática, analisamos o jogo The Last of Us, lançado em 2013 originalmente para o console PlayStation 3. Baseando-se na discussão dos mitos sobre o fim do mundo em alguns momentos da história, realiza-se um mapeamento dos desdobramentos da representação do imaginário urbano pós-apocalíptico com foco nas sociedades ocidentais, compreendendo a produção cultural acerca do tema. Também abordamos algumas formas de manifestação da memória que auxiliam a pensar o conceito de memória cultural. Com essa investigação, procuramos verificar quais elementos do universo pós-apocalíptico aparecem no jogo eletrônico, como a questão do mito do fim do mundo é trabalhada nesse suporte e como ele auxilia na construção de uma memória cultural associada a um cenário pós-apocalíptico |
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Carlos Henrique Rezende FalciJoana Ziller de Araujo JosephsonJalver Machado BethonicoCristina Horta de Almeida2019-08-10T19:09:04Z2019-08-10T19:09:04Z2017-03-23http://hdl.handle.net/1843/BUOS-APFN8DO presente estudo procura investigar como o conceito de memória cultural se configura no universo dos jogos eletrônicos. Para tanto, escolhemos discutir os contextos pós-apocalípticos, tema comumente presente em várias produções no campo dos jogos e do cinema. Com base nessa temática, analisamos o jogo The Last of Us, lançado em 2013 originalmente para o console PlayStation 3. Baseando-se na discussão dos mitos sobre o fim do mundo em alguns momentos da história, realiza-se um mapeamento dos desdobramentos da representação do imaginário urbano pós-apocalíptico com foco nas sociedades ocidentais, compreendendo a produção cultural acerca do tema. Também abordamos algumas formas de manifestação da memória que auxiliam a pensar o conceito de memória cultural. Com essa investigação, procuramos verificar quais elementos do universo pós-apocalíptico aparecem no jogo eletrônico, como a questão do mito do fim do mundo é trabalhada nesse suporte e como ele auxilia na construção de uma memória cultural associada a um cenário pós-apocalípticoThe present study aims to investigate how the concept of cultural memory is set in the universe of electronic games. For this, we chose to discuss post-apocalyptic contexts, a theme commonly found in various productions regarding games and cinema. Based on this theme, we analyzed the game The Last of Us, released in 2013 originally for the console PlayStation 3. Based on the discussion of myths about the end of the world in some moments of history, a mapping of the unfolding of the post-apocalyptic urban imaginary representation is developed with the focus on Western societies, including cultural production about the subject. We also address some forms of memory manifestation that help us think about the concept of cultural memory. With this investigation, we try to verify which elements of the post-apocalyptic universe appear in the electronic game, how the question of the end of the world myth is worked on in this medium and how it helps in the construction of a cultural memory associated with a post-apocalyptic scenario.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGVideo gamesMito no cinemaJogos eletrônicosMemória coletivaFim do mundoVideogameMitoJogos eletrônicosThe Last of UsMemória culturalJogos eletrônicos e as memórias do fim do mundo: reflexões sobre The Last of Usinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALjogos_eletronicos_e_as_memorias_do_fim_do_mundo_the_last_of_us.pdfapplication/pdf4764808https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-APFN8D/1/jogos_eletronicos_e_as_memorias_do_fim_do_mundo_the_last_of_us.pdff6080a3bd707a488e56ea2a6e679bd08MD51TEXTjogos_eletronicos_e_as_memorias_do_fim_do_mundo_the_last_of_us.pdf.txtjogos_eletronicos_e_as_memorias_do_fim_do_mundo_the_last_of_us.pdf.txtExtracted texttext/plain373542https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-APFN8D/2/jogos_eletronicos_e_as_memorias_do_fim_do_mundo_the_last_of_us.pdf.txt366f0b68278554cded0dca49e691ef7dMD521843/BUOS-APFN8D2019-11-14 06:39:45.041oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-APFN8DRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:39:45Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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O presente estudo procura investigar como o conceito de memória cultural se configura no universo dos jogos eletrônicos. Para tanto, escolhemos discutir os contextos pós-apocalípticos, tema comumente presente em várias produções no campo dos jogos e do cinema. Com base nessa temática, analisamos o jogo The Last of Us, lançado em 2013 originalmente para o console PlayStation 3. Baseando-se na discussão dos mitos sobre o fim do mundo em alguns momentos da história, realiza-se um mapeamento dos desdobramentos da representação do imaginário urbano pós-apocalíptico com foco nas sociedades ocidentais, compreendendo a produção cultural acerca do tema. Também abordamos algumas formas de manifestação da memória que auxiliam a pensar o conceito de memória cultural. Com essa investigação, procuramos verificar quais elementos do universo pós-apocalíptico aparecem no jogo eletrônico, como a questão do mito do fim do mundo é trabalhada nesse suporte e como ele auxilia na construção de uma memória cultural associada a um cenário pós-apocalíptico |
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