Curso de Bacharelado em Ciências Militares: reconstrução do percurso sócio-histórico, análise da concepção pedagógica e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Paola Bonanato Lopes
Orientador(a): Luiz Alberto Oliveira Goncalves
Banca de defesa: ROSANIA RODRIGUES DE SOUSA, Angela Imaculada L de F Dalben, Francis Albert Cotta
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8SSH2T
Resumo: A Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG) tem diversos papéis dentro do contexto de enfrentamento à criminalidade, no atual cenário da segurança pública, sendo que um deles diz respeito à qualificação e capacitação técnica de seus integrantes, condições consideradas imprescindíveis dentro do novo modelo de polícia cidadã e de resolução de problemas. Na PMMG há duas possibilidades de ingresso, uma pelo Curso Técnico de Segurança Pública (CTSP) e outra pelo Curso de Bacharelado em Ciências Militares (CBCM). Este último, objeto do presente estudo, destina-se à formação dos oficiais da PMMG, profissionais responsáveis pelo gerenciamento da segurança pública do Estado. O CBCM, com sua origem no Curso de Formação de Oficiais (CFO), se iniciou no ano de 1934 e, desde então, vem se adequando às demandas das sociedades de épocas distintas, acompanhando a evolução do fazer polícia. Nesta perspectiva, e em consonância com o panorama sócio-educacional do final do século XX, pautado na busca pela sustentabilidade e pela paz e permeado pelo Estado Democrático de Direito, emergem discussões e diretrizes do Governo Federal que apontam para a necessidade de qualificação e de reestruturação da formação do profissional de segurança pública. Na PMMG, o processo que se desenvolveu a partir de então culminou com o credenciamento da Academia de Polícia Militar (APM) como Instituição de Ensino Superior com o Curso de Bacharelado em Ciências Militares, homologado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE). A presente pesquisa incursionou na construção sócio-histórica do Curso, identificando os fatores políticos, conjunturais e sociais que a acompanharam e influenciaram. O processo que se desenvolveu para o alcance do reconhecimento foi lento e gradual, atravessando aproximadamente 10 anos, desde as primeiras discussões até sua efetivação. Pautou-se nos parâmetros técnico-educacionais do Conselho Estadual de Educação, por meio da Resolução n. 450/2003. Paralelamente à construção sócio-histórica do curso, desvelou-se sua concepção pedagógica, partindo-se da análise de documentos educacionais e de entrevistas narrativas realizadas com profissionais que estiveram presentes quando do desenvolvimento do processo para reconhecimento do curso. Referendou-se em Demerval Saviani para analisar a concepção pedagógica em suas dimensões constituintes filosófica, teórica e prática, além de autores como Philippe Perrenoud, Guy Le Boterf e Donald Schön, para fundamentar a teoria das competências, a qual subsidia a proposta pedagógica do CBCM. Formalmente, os documentos analisados explicitam sua intenção de trabalhar em um modelo de ensino por competências, que privilegia a articulação teórico-prática, a reflexividade e a autonomia que favorecem aaprendizagem significativa. Os mesmos documentos, entretanto, em conjunto com as entrevistas realizadas, demonstram haver incoerência teórico-prática entre o prescrito e o factual, ou seja, a concepção pedagógica do CBCM está descrita, mas há entraves na sua efetivação. O processo de socialização à cultura militar e suas práticas, a construção da identidade profissional, os valores organizacionais, a falta de capacitação técnica dos policiais que trabalham com a Educação de Polícia Militar, a falta de um corpo permanente de professores, são apontados, na presente pesquisa, como possíveis obstáculos.
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O CBCM, com sua origem no Curso de Formação de Oficiais (CFO), se iniciou no ano de 1934 e, desde então, vem se adequando às demandas das sociedades de épocas distintas, acompanhando a evolução do fazer polícia. Nesta perspectiva, e em consonância com o panorama sócio-educacional do final do século XX, pautado na busca pela sustentabilidade e pela paz e permeado pelo Estado Democrático de Direito, emergem discussões e diretrizes do Governo Federal que apontam para a necessidade de qualificação e de reestruturação da formação do profissional de segurança pública. Na PMMG, o processo que se desenvolveu a partir de então culminou com o credenciamento da Academia de Polícia Militar (APM) como Instituição de Ensino Superior com o Curso de Bacharelado em Ciências Militares, homologado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE). A presente pesquisa incursionou na construção sócio-histórica do Curso, identificando os fatores políticos, conjunturais e sociais que a acompanharam e influenciaram. O processo que se desenvolveu para o alcance do reconhecimento foi lento e gradual, atravessando aproximadamente 10 anos, desde as primeiras discussões até sua efetivação. Pautou-se nos parâmetros técnico-educacionais do Conselho Estadual de Educação, por meio da Resolução n. 450/2003. Paralelamente à construção sócio-histórica do curso, desvelou-se sua concepção pedagógica, partindo-se da análise de documentos educacionais e de entrevistas narrativas realizadas com profissionais que estiveram presentes quando do desenvolvimento do processo para reconhecimento do curso. Referendou-se em Demerval Saviani para analisar a concepção pedagógica em suas dimensões constituintes filosófica, teórica e prática, além de autores como Philippe Perrenoud, Guy Le Boterf e Donald Schön, para fundamentar a teoria das competências, a qual subsidia a proposta pedagógica do CBCM. Formalmente, os documentos analisados explicitam sua intenção de trabalhar em um modelo de ensino por competências, que privilegia a articulação teórico-prática, a reflexividade e a autonomia que favorecem aaprendizagem significativa. Os mesmos documentos, entretanto, em conjunto com as entrevistas realizadas, demonstram haver incoerência teórico-prática entre o prescrito e o factual, ou seja, a concepção pedagógica do CBCM está descrita, mas há entraves na sua efetivação. O processo de socialização à cultura militar e suas práticas, a construção da identidade profissional, os valores organizacionais, a falta de capacitação técnica dos policiais que trabalham com a Educação de Polícia Militar, a falta de um corpo permanente de professores, são apontados, na presente pesquisa, como possíveis obstáculos.The Military Police of Minas Gerais (PMMG) has several roles within the context of confrontation with crime, in the Public Security scenario. One of these roles concerns the qualifications and technical skills of its members, which are considered essential in the modern police professional philosophy based on serving and protecting people. In PMMG there are two possibilities for admission, one through a Technician Course (CTSP) and another from a graduation course (CBCM). The object of the present study is related to the last one, and intends to research the police officers education who are professionals responsible for managing the public security in Minas Gerais state. The CBCM, which originated from the course named Curso de Formação de Oficiais (CFO), began in 1934. Since then, it has been adapted to the demands of different ages, and it has followed professional evolution. In accordance with the socio-educational panorama of the late twentieth century supported by sustainability and peace search and the democratic state of law, emerged guidelines from the federal government due to the need for qualification and restructure of the professional training of public security. In PMMG, the process that has been developed since then, culminated in the recognition of the Academy of Military Police (APM) as an Institution of Higher Education with the graduation course named Bachelor Course of Military Sciences (CBCM), approved by the State Board of Education. This research led to the socio-historical construction of the course. Political, social and situational aspects were identified as well as influenced such construction. The process which was developed in order to achieve recognition was slow and gradual and it took about 10 years from the first discussions to its effectiveness. No. 450/2003 rule from the State Board of Education technical and educational parameters were used as a reference. At the same time, a pedagogical concept was unveiled from the analysis of educational documents and narrative interviews conducted with professionals who took part of the course development. This pedagogical concept used Demerval Saviani as a reference. This author considers the philosophical, theoretical and practical as dimensions of a pedagogical concept. Philippe Perrenoud, Guy Le Boterf and Donald Schön were authors used to support the concept of competence, which subsidizes the CBCM pedagogical proposal. The analyzed documents show the intention to work on the competence theory model which focus on theory-practice link, reflexivity and autonomy that foster meaningful learning. The same documents, however, together with interviews, show that there is inconsistency between the prescribed theory and the factual practice. That is, the pedagogical concept of the CBCM is described, but there are obstacles to its realization. Some potential obstacles pointed out in this study might be the socialization process into military culture and its practices, the construction of professional identity, organizational values, the lack of technical training for officers who work with the Education of Military Police Education and the lack of a permanent faculty.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEnsino superior BrasilEducaçãoEducação MilitarCurso de Bacharelado em Ciências MilitaresPerspectivasPercurso Sócio-HistóricoFormação de OficiaisConcepção PedagógicaCurso de Bacharelado em Ciências Militares: reconstrução do percurso sócio-histórico, análise da concepção pedagógica e perspectivasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALpaola_bonanato_lopes___disserata__o.pdfapplication/pdf2493361https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8SSH2T/1/paola_bonanato_lopes___disserata__o.pdf3e8d022f3ab3eb1e57f87b0334d08e34MD51TEXTpaola_bonanato_lopes___disserata__o.pdf.txtpaola_bonanato_lopes___disserata__o.pdf.txtExtracted texttext/plain366918https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8SSH2T/2/paola_bonanato_lopes___disserata__o.pdf.txtf3502c6e5667b9e706534c2055159dd4MD521843/FAEC-8SSH2T2019-11-14 10:48:56.767oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-8SSH2TRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:48:56Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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