Bibliotecas públicas e construção da cidadania: desafios no âmbito da Sociedade da Informação em Moçambique

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Momade Amisse Ali
Orientador(a): Maria Guiomar da Cunha Frota
Banca de defesa: José de Souza Miguel Lopes, Maria Aparecida Moura, Alcenir Soares dos Reis
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/ECIC-8EUNEB
Resumo: Analisa o papel e os desafios da biblioteca pública provincial na construção e desenvolvimento da cidadania em Moçambique. A biblioteca pública provincial é pensada como uma instituição com grande potencial para propiciar condições adequadas de acesso e uso da informação e das novas TIC, e, por conseguinte, capaz de contribuir para a participação e reforço da cidadania no âmbito da sociedade da informação em Moçambique. Por outro lado, longe de consagrar a mera adoção das novas TIC, a construção da sociedade da informação em Moçambique é pensada na perspectiva da integração e valorização dos aspectos socioculturais e políticos da informação aos econômicos e tecnológicos predominantes na sua prescrição em Moçambique. Em termos metodológicos, adotou-se uma abordagem qualitativa, que envolveu uma pesquisa bibliográfica e um estudo de caso exploratório-descritivo. A biblioteca pública provincial de Nampula foi escolhida como estudo de caso. Os dados da pesquisa empírica foram coletados através da observação não estruturada do ambiente da biblioteca, e uma entrevista em profundidade com o diretor da mesma. Foram realizadas, igualmente, entrevistas simples com dirigentes de algumas instituições domiciliadas na província de Nampula, onde se buscou identificar relações institucionais com nosso objeto empírico de pesquisa. A coleta de dados foi feita preliminarmente entre janeiro e fevereiro de 2010, e foi sendo aprofundada através de correspondências por e-mail para questões de esclarecimento. Os resultados da pesquisa bibliográfica-documental apontaram para a prevalência de critérios tecnológico e econômico no processo de implementação da sociedade da informação em Moçambique. Os resultados do estudo de caso revelaram que a biblioteca pública provincial de Nampula privilegia, em larga medida, as atividades de (i) apoio aos processos de ensino-aprendizagem e investigação; (ii) promoção do livro e do hábito de leitura; e (iii) disseminação da informação jornalística. Assim, os principais desafios colocados a essa biblioteca no âmbito da sociedade da informação em Moçambique referem-se ao alargamento do escopo de seus usuários (envolvendo os usuários potenciais), e à dinamização de outras suas atribuições, mormente contribuir para a disseminação da informação de domínio público e organizar palestras e debates sobre temas relevantes para a cidadania nesse contexto.
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Em termos metodológicos, adotou-se uma abordagem qualitativa, que envolveu uma pesquisa bibliográfica e um estudo de caso exploratório-descritivo. A biblioteca pública provincial de Nampula foi escolhida como estudo de caso. Os dados da pesquisa empírica foram coletados através da observação não estruturada do ambiente da biblioteca, e uma entrevista em profundidade com o diretor da mesma. Foram realizadas, igualmente, entrevistas simples com dirigentes de algumas instituições domiciliadas na província de Nampula, onde se buscou identificar relações institucionais com nosso objeto empírico de pesquisa. A coleta de dados foi feita preliminarmente entre janeiro e fevereiro de 2010, e foi sendo aprofundada através de correspondências por e-mail para questões de esclarecimento. Os resultados da pesquisa bibliográfica-documental apontaram para a prevalência de critérios tecnológico e econômico no processo de implementação da sociedade da informação em Moçambique. Os resultados do estudo de caso revelaram que a biblioteca pública provincial de Nampula privilegia, em larga medida, as atividades de (i) apoio aos processos de ensino-aprendizagem e investigação; (ii) promoção do livro e do hábito de leitura; e (iii) disseminação da informação jornalística. Assim, os principais desafios colocados a essa biblioteca no âmbito da sociedade da informação em Moçambique referem-se ao alargamento do escopo de seus usuários (envolvendo os usuários potenciais), e à dinamização de outras suas atribuições, mormente contribuir para a disseminação da informação de domínio público e organizar palestras e debates sobre temas relevantes para a cidadania nesse contexto.Examines the role and challenges of provincial public libraries in the building and development of citizenship in Mozambique. Provincial public library are intended as institution with great potential for providing adequate conditions of access and use of information and new ICT, and thus able to contribute to the strengthening of citizenship and participation in the information society in Mozambique. Moreover, far from devoting a mere adoption of new ICTs, building the information society in Mozambique is thought from the perspective of integration and optimization of the sociocultural and political aspects of information to economic and technological predominate in their prescription in Mozambique. In terms of methodology, was adopted a qualitative approach, which involved a literature search and a case study exploratory and descriptive. The Nampula provincial public library was chosen as a case study. Empirical research data were collected through unstructured observation of the environment of library, and an in-depth interview with the director of that. Equally were performed simple interviews with leaders of some institutions domiciled in Nampula province, to identify institutional relationships with our empirical object of research. Data was preliminarily collected between January and February 2010, and was being further developed through correspondence by e-mail to questions of clarification. The results of bibliographic and documentary search pointed to the prevalence of technological and economic criteria in the process of implementation of the information society in Mozambique. The results of the case study revealed that the Nampula provincial public library privileges in a large extent, the activities of (i) supporting the processes of teaching-learning and research, (ii) promoting books and reading habits, and (iii) dissemination of journalistic information. Thus, the main challenges to this library within the Information Society in Mozambique refer to extending the scope of its users (involving potential users), and boosting their other duties, mainly contribute to the dissemination of public domain information and organize lectures and discussions on topics relevant to citizenship in this context.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGBibliotecas públicasSociedade da informaçãoCiência da informaçãoMoçambiqueCidadaniaBibliotecas públicasMoçambiqueCidadaniaSociedade da InformaçãoBibliotecas públicas e construção da cidadania: desafios no âmbito da Sociedade da Informação em Moçambiqueinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmomade_ali_disserta__o_md.pdfapplication/pdf20864382https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECIC-8EUNEB/1/momade_ali_disserta__o_md.pdf37b551790d8415b43983071c5e5d883fMD51TEXTmomade_ali_disserta__o_md.pdf.txtmomade_ali_disserta__o_md.pdf.txtExtracted texttext/plain411911https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECIC-8EUNEB/2/momade_ali_disserta__o_md.pdf.txtca7df0cd04b98a35f56b1ea94b39ebfeMD521843/ECIC-8EUNEB2019-11-14 10:20:41.494oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECIC-8EUNEBRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:20:41Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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