Aprendizagem dos fatos aritméticos: implicações teóricas e práticas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Mariuche Rodrigues de Almeida Gomides
Orientador(a): Antonio Jaeger
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AJ5MGW
Resumo: Fatos aritméticos correspondem a cálculos simples que são extensivamente resolvidos e armazenados na memória de longo prazo e são a base para a aprendizagem de habilidades matemáticas mais complexas. As crianças com dificuldade de aprendizagem de matemática apresentam problemas com a consolidação dos fatos aritméticos na memória. O processo de aquisição dos fatos aritméticos resulta em uma rede de memória densamente interconectada, na qual, problemas e respostas se tornam associados. Entretanto, como as combinações ocorrem somente com dígitos de 0 e 9, é uma aprendizagem propensa a falsas associações decorrentes da interferência. As crianças com dificuldade de aprendizagem de matemática apresentam dificuldades para criar associações confiáveis na memória entre os problemas e suas respectivas respostas. Para investigar o processo de aprendizagem dos fatos aritméticos, dois estudos foram desenvolvidos. O primeiro estudo investigou os efeitos da manipulação da interferência na aprendizagem de novos fatos da multiplicação. Os participantes treinaram multiplicações complexas de maneira extensiva através da repetição, com a finalidade de memorizar uma nova tabuada. A interferência foi manipulada através da inserção itens repetidos em diferentes combinações. A interferência afetou negativamente a memorização dos estímulos que compartilham elementos, corroborando a suposição de que a interferência é uma consequência inevitável da organização dos fatos na memória. O segundo estudo investigou a eficácia de um programa de intervenção focado na automatização dos fatos aritméticos em duas crianças com dificuldades de aprendizagem na matemática, mas perfis cognitivos diferentes. A intervenção utilizou a prática repetida e a instrução do conhecimento conceitual para melhorar a capacidade de fluência da multiplicação. Os pacientes participaram de sessões individuais. Um delineamento de pré e pós-teste foi utilizado para avaliar a eficácia da intervenção. Os pacientes apresentaram uma diferença na responsividade ao tratamento em decorrência de seu perfil neuropsicológico específico. Os resultados estão de acordo com os achados a respeito da heterogeneidade das dificuldades de aprendizagem da matemática e reforçam a necessidade de que este aspecto seja levado em conta nos programas de intervenção. Ambos os estudos apresentam implicações teóricas e práticas para a compreensão da aprendizagem dos fatos aritméticos e de possíveis intervenções.
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Para investigar o processo de aprendizagem dos fatos aritméticos, dois estudos foram desenvolvidos. O primeiro estudo investigou os efeitos da manipulação da interferência na aprendizagem de novos fatos da multiplicação. Os participantes treinaram multiplicações complexas de maneira extensiva através da repetição, com a finalidade de memorizar uma nova tabuada. A interferência foi manipulada através da inserção itens repetidos em diferentes combinações. A interferência afetou negativamente a memorização dos estímulos que compartilham elementos, corroborando a suposição de que a interferência é uma consequência inevitável da organização dos fatos na memória. O segundo estudo investigou a eficácia de um programa de intervenção focado na automatização dos fatos aritméticos em duas crianças com dificuldades de aprendizagem na matemática, mas perfis cognitivos diferentes. A intervenção utilizou a prática repetida e a instrução do conhecimento conceitual para melhorar a capacidade de fluência da multiplicação. Os pacientes participaram de sessões individuais. Um delineamento de pré e pós-teste foi utilizado para avaliar a eficácia da intervenção. Os pacientes apresentaram uma diferença na responsividade ao tratamento em decorrência de seu perfil neuropsicológico específico. Os resultados estão de acordo com os achados a respeito da heterogeneidade das dificuldades de aprendizagem da matemática e reforçam a necessidade de que este aspecto seja levado em conta nos programas de intervenção. Ambos os estudos apresentam implicações teóricas e práticas para a compreensão da aprendizagem dos fatos aritméticos e de possíveis intervenções.Arithmetic facts correspond to simple and overpracticed calculations stored in long-term memory. They are a complex and multidetermined domain considered the basis of more complex mathematical abilities. Children with math learning difficulties (MLD) show impairments in the consolidation of arithmetic facts in memory. The acquisition process leads to an interconnected memory network in which problems and responses are associated. However, as these combinations result from associations between digits 0 to 9, arithmetic facts learning is prone to false associations due to interference. Children with MLD present impairments in this process, showing difficulties to create reliable associations between problems and answers. In order to investigate the arithmetic facts learning process, two studies were proposed. The first study investigated the effects of interference manipulation during the learning of a new times table. Participants practiced complex multiplications extensively by repetition in order to store new arithmetic facts. The interference was manipulated through the items repetition in differents combinations. The interference negatively affected the storage of items that share similar features. This study gives support to the proposal that interference is an inevitable consequence of the arithmetic facts organization in memory. The second study investigated the efficiency of an arithmetic facts intervention program in two children with mathematical difficulties, but different cognitive profile. The program used practice and conceptual knowledge instructions to improve fluency multiplication capacity. Participants took part in individual sessions. A pre and posttest design was adopted to evaluate the intervention efficiency. Patients showed different patterns of improvement according to their particular neuropsychological profile. The results are in line with MLD heterogeneity, and highlight the importance of this aspect in the elaboration of intervention programs. Both studies presented theoretical and practical implication to the arithmetic facts learning and intervention comprehension.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGNeurociênciasInterferênciaDificuldades de aprendizagem da matemáticaMemóriaIntervençãoFatos aritméticosAprendizagem dos fatos aritméticos: implicações teóricas e práticasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_20_07_vers_o_final.pdfapplication/pdf1012141https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AJ5MGW/1/disserta__o_20_07_vers_o_final.pdf5833174bdccd4d3401214a9018a77c40MD51TEXTdisserta__o_20_07_vers_o_final.pdf.txtdisserta__o_20_07_vers_o_final.pdf.txtExtracted texttext/plain134674https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AJ5MGW/2/disserta__o_20_07_vers_o_final.pdf.txtc3678a6d8d38e2b28abb23ad43c4ad4dMD521843/BUOS-AJ5MGW2019-11-14 06:28:43.429oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AJ5MGWRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:28:43Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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