Um corpo estranho na literatura brasileira: a modernidade da lírica de Gilka Machado.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Simone Teodoro Sobrinho
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários
UFMG
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/42547
Resumo: In this thesis I seek to delve into some aspects of the modernity of Gilka Machado's lyricism based on the traits: "sensualism", "symbolism", "romantic anarchism", "feminine loving feeling", "unfolding the self in masks" and "voluptuousness-Anguish” Based on these notions, related to concepts that tried to characterize the literary attitude in modernity (negativity, derealization, empty transcendence and the truth of masks), I discuss the dynamics of this attitude in his poetics. For this, I analyze the poems “Falando à lua” and “Beijo”, which I call debut poetry, as well as rescue two short stories “O Poeta e a Dor” and “Tempestades”, also included in the list of the first writings. I deepen and relate “romantic anarchism”, “symbolism”, “feminine feeling of love” and intertextual dialogues, as an analytical basis for the study of the poems “Cabelos Negros”, “Aranhol Verde”, “Símbolos”, “Quem és tu”, “ Meu amor”, “Ansia de Azul”, “Ao Som de um Sino” and “Esfolhada”; and, finally, I discuss the switching of masks in the relations between: sincerity and representation (poems: “Possa eu da Palavra os Agreste Sons” and “Comigo Mesma”), biography and poetic self-modeling (rescuing data from his biography) and the representation of the multiple female personas (poems: “A ausência tua”, “Nesta ausência que me excita” and “Sensual”).
id UFMG_d481dd7145086defe94867d197cc50fc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/42547
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Um corpo estranho na literatura brasileira: a modernidade da lírica de Gilka Machado.Lírica moderna, Poesia brasileira, Simbolismo, Literatura feminista, IntertextualidadeMachado, Gilka, 1893-1980 – Crítica e interpretaçãoFeminismo e literaturaPoesia brasileira – História e críticaIntertextualidadeSimbolismo (Literatura)In this thesis I seek to delve into some aspects of the modernity of Gilka Machado's lyricism based on the traits: "sensualism", "symbolism", "romantic anarchism", "feminine loving feeling", "unfolding the self in masks" and "voluptuousness-Anguish” Based on these notions, related to concepts that tried to characterize the literary attitude in modernity (negativity, derealization, empty transcendence and the truth of masks), I discuss the dynamics of this attitude in his poetics. For this, I analyze the poems “Falando à lua” and “Beijo”, which I call debut poetry, as well as rescue two short stories “O Poeta e a Dor” and “Tempestades”, also included in the list of the first writings. I deepen and relate “romantic anarchism”, “symbolism”, “feminine feeling of love” and intertextual dialogues, as an analytical basis for the study of the poems “Cabelos Negros”, “Aranhol Verde”, “Símbolos”, “Quem és tu”, “ Meu amor”, “Ansia de Azul”, “Ao Som de um Sino” and “Esfolhada”; and, finally, I discuss the switching of masks in the relations between: sincerity and representation (poems: “Possa eu da Palavra os Agreste Sons” and “Comigo Mesma”), biography and poetic self-modeling (rescuing data from his biography) and the representation of the multiple female personas (poems: “A ausência tua”, “Nesta ausência que me excita” and “Sensual”).Nesta tese busco aprofundar alguns aspectos da Modernidade da lírica de Gilka Machado a partir dos traços: “sensualismo”, "simbolismo”, “anarquismo romântico”, “sentimento amoroso em feminino”, “desdobramento do eu em máscaras” e “volúpia-angústia”. A partir dessas noções, relacionadas a conceitos que tentaram caracterizar a atitude literária na Modernidade (a negatividade, a desrealização, a transcendência vazia e a verdade das máscaras), discuto as dinâmicas desta atitude em sua poética. Para isso, analiso os poemas “Falando à Lua” e “Beijo”, aos quais chamo de poesia de estreia, bem como resgato dois pequenos contos “O Poeta e a Dor” e “Tempestades”, incluídos também no rol dos primeiros escritos. Aprofundo e relaciono “anarquismo romântico”, “simbolismo”, “sentimento amoroso em feminino” e diálogos intertextuais, como fundamento analítico para estudo dos poemas “Cabelos Negros”, “Aranhol Verde”, “Símbolos”, “Quem és tu”, “Meu amor”, “Ânsia de Azul”, “Ao som de um sino” e “Esfolhada”; e, por fim, discuto o jogo de máscaras nas relações entre: sinceridade e representação (poemas: “Possa eu da palavra os agrestes sons” e “Comigo Mesma”), biografia e automodelamento poético (resgatando dados de sua biografia) e a representação das múltiplas personas femininas (poemas: “A ausência tua”, “Nesta ausência que me excita” e “Sensual”).Universidade Federal de Minas GeraisBrasilPrograma de Pós-Graduação em Estudos LiteráriosUFMGConstância Lima Duartehttp://lattes.cnpq.br/0487085115563331Cláudia Campos SoaresCláudia Cristina MaiaKelen Benfenatti PaivaNádia Battella GotlibSimone Teodoro Sobrinho2022-06-15T18:52:59Z2022-06-15T18:52:59Z2022-04-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/42547porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2022-06-15T18:52:59Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/42547Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2022-06-15T18:52:59Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Um corpo estranho na literatura brasileira: a modernidade da lírica de Gilka Machado.
title Um corpo estranho na literatura brasileira: a modernidade da lírica de Gilka Machado.
spellingShingle Um corpo estranho na literatura brasileira: a modernidade da lírica de Gilka Machado.
Simone Teodoro Sobrinho
Lírica moderna, Poesia brasileira, Simbolismo, Literatura feminista, Intertextualidade
Machado, Gilka, 1893-1980 – Crítica e interpretação
Feminismo e literatura
Poesia brasileira – História e crítica
Intertextualidade
Simbolismo (Literatura)
title_short Um corpo estranho na literatura brasileira: a modernidade da lírica de Gilka Machado.
title_full Um corpo estranho na literatura brasileira: a modernidade da lírica de Gilka Machado.
title_fullStr Um corpo estranho na literatura brasileira: a modernidade da lírica de Gilka Machado.
title_full_unstemmed Um corpo estranho na literatura brasileira: a modernidade da lírica de Gilka Machado.
title_sort Um corpo estranho na literatura brasileira: a modernidade da lírica de Gilka Machado.
author Simone Teodoro Sobrinho
author_facet Simone Teodoro Sobrinho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Constância Lima Duarte
http://lattes.cnpq.br/0487085115563331
Cláudia Campos Soares
Cláudia Cristina Maia
Kelen Benfenatti Paiva
Nádia Battella Gotlib
dc.contributor.author.fl_str_mv Simone Teodoro Sobrinho
dc.subject.por.fl_str_mv Lírica moderna, Poesia brasileira, Simbolismo, Literatura feminista, Intertextualidade
Machado, Gilka, 1893-1980 – Crítica e interpretação
Feminismo e literatura
Poesia brasileira – História e crítica
Intertextualidade
Simbolismo (Literatura)
topic Lírica moderna, Poesia brasileira, Simbolismo, Literatura feminista, Intertextualidade
Machado, Gilka, 1893-1980 – Crítica e interpretação
Feminismo e literatura
Poesia brasileira – História e crítica
Intertextualidade
Simbolismo (Literatura)
description In this thesis I seek to delve into some aspects of the modernity of Gilka Machado's lyricism based on the traits: "sensualism", "symbolism", "romantic anarchism", "feminine loving feeling", "unfolding the self in masks" and "voluptuousness-Anguish” Based on these notions, related to concepts that tried to characterize the literary attitude in modernity (negativity, derealization, empty transcendence and the truth of masks), I discuss the dynamics of this attitude in his poetics. For this, I analyze the poems “Falando à lua” and “Beijo”, which I call debut poetry, as well as rescue two short stories “O Poeta e a Dor” and “Tempestades”, also included in the list of the first writings. I deepen and relate “romantic anarchism”, “symbolism”, “feminine feeling of love” and intertextual dialogues, as an analytical basis for the study of the poems “Cabelos Negros”, “Aranhol Verde”, “Símbolos”, “Quem és tu”, “ Meu amor”, “Ansia de Azul”, “Ao Som de um Sino” and “Esfolhada”; and, finally, I discuss the switching of masks in the relations between: sincerity and representation (poems: “Possa eu da Palavra os Agreste Sons” and “Comigo Mesma”), biography and poetic self-modeling (rescuing data from his biography) and the representation of the multiple female personas (poems: “A ausência tua”, “Nesta ausência que me excita” and “Sensual”).
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-15T18:52:59Z
2022-06-15T18:52:59Z
2022-04-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/42547
url http://hdl.handle.net/1843/42547
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1828929707424350208