Um corpo estranho na literatura brasileira: a modernidade da lírica de Gilka Machado.
Ano de defesa: | 2022 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários UFMG |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/42547 |
Resumo: | In this thesis I seek to delve into some aspects of the modernity of Gilka Machado's lyricism based on the traits: "sensualism", "symbolism", "romantic anarchism", "feminine loving feeling", "unfolding the self in masks" and "voluptuousness-Anguish” Based on these notions, related to concepts that tried to characterize the literary attitude in modernity (negativity, derealization, empty transcendence and the truth of masks), I discuss the dynamics of this attitude in his poetics. For this, I analyze the poems “Falando à lua” and “Beijo”, which I call debut poetry, as well as rescue two short stories “O Poeta e a Dor” and “Tempestades”, also included in the list of the first writings. I deepen and relate “romantic anarchism”, “symbolism”, “feminine feeling of love” and intertextual dialogues, as an analytical basis for the study of the poems “Cabelos Negros”, “Aranhol Verde”, “Símbolos”, “Quem és tu”, “ Meu amor”, “Ansia de Azul”, “Ao Som de um Sino” and “Esfolhada”; and, finally, I discuss the switching of masks in the relations between: sincerity and representation (poems: “Possa eu da Palavra os Agreste Sons” and “Comigo Mesma”), biography and poetic self-modeling (rescuing data from his biography) and the representation of the multiple female personas (poems: “A ausência tua”, “Nesta ausência que me excita” and “Sensual”). |
id |
UFMG_d481dd7145086defe94867d197cc50fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/42547 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Um corpo estranho na literatura brasileira: a modernidade da lírica de Gilka Machado.Lírica moderna, Poesia brasileira, Simbolismo, Literatura feminista, IntertextualidadeMachado, Gilka, 1893-1980 – Crítica e interpretaçãoFeminismo e literaturaPoesia brasileira – História e críticaIntertextualidadeSimbolismo (Literatura)In this thesis I seek to delve into some aspects of the modernity of Gilka Machado's lyricism based on the traits: "sensualism", "symbolism", "romantic anarchism", "feminine loving feeling", "unfolding the self in masks" and "voluptuousness-Anguish” Based on these notions, related to concepts that tried to characterize the literary attitude in modernity (negativity, derealization, empty transcendence and the truth of masks), I discuss the dynamics of this attitude in his poetics. For this, I analyze the poems “Falando à lua” and “Beijo”, which I call debut poetry, as well as rescue two short stories “O Poeta e a Dor” and “Tempestades”, also included in the list of the first writings. I deepen and relate “romantic anarchism”, “symbolism”, “feminine feeling of love” and intertextual dialogues, as an analytical basis for the study of the poems “Cabelos Negros”, “Aranhol Verde”, “Símbolos”, “Quem és tu”, “ Meu amor”, “Ansia de Azul”, “Ao Som de um Sino” and “Esfolhada”; and, finally, I discuss the switching of masks in the relations between: sincerity and representation (poems: “Possa eu da Palavra os Agreste Sons” and “Comigo Mesma”), biography and poetic self-modeling (rescuing data from his biography) and the representation of the multiple female personas (poems: “A ausência tua”, “Nesta ausência que me excita” and “Sensual”).Nesta tese busco aprofundar alguns aspectos da Modernidade da lírica de Gilka Machado a partir dos traços: “sensualismo”, "simbolismo”, “anarquismo romântico”, “sentimento amoroso em feminino”, “desdobramento do eu em máscaras” e “volúpia-angústia”. A partir dessas noções, relacionadas a conceitos que tentaram caracterizar a atitude literária na Modernidade (a negatividade, a desrealização, a transcendência vazia e a verdade das máscaras), discuto as dinâmicas desta atitude em sua poética. Para isso, analiso os poemas “Falando à Lua” e “Beijo”, aos quais chamo de poesia de estreia, bem como resgato dois pequenos contos “O Poeta e a Dor” e “Tempestades”, incluídos também no rol dos primeiros escritos. Aprofundo e relaciono “anarquismo romântico”, “simbolismo”, “sentimento amoroso em feminino” e diálogos intertextuais, como fundamento analítico para estudo dos poemas “Cabelos Negros”, “Aranhol Verde”, “Símbolos”, “Quem és tu”, “Meu amor”, “Ânsia de Azul”, “Ao som de um sino” e “Esfolhada”; e, por fim, discuto o jogo de máscaras nas relações entre: sinceridade e representação (poemas: “Possa eu da palavra os agrestes sons” e “Comigo Mesma”), biografia e automodelamento poético (resgatando dados de sua biografia) e a representação das múltiplas personas femininas (poemas: “A ausência tua”, “Nesta ausência que me excita” e “Sensual”).Universidade Federal de Minas GeraisBrasilPrograma de Pós-Graduação em Estudos LiteráriosUFMGConstância Lima Duartehttp://lattes.cnpq.br/0487085115563331Cláudia Campos SoaresCláudia Cristina MaiaKelen Benfenatti PaivaNádia Battella GotlibSimone Teodoro Sobrinho2022-06-15T18:52:59Z2022-06-15T18:52:59Z2022-04-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/42547porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2022-06-15T18:52:59Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/42547Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2022-06-15T18:52:59Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um corpo estranho na literatura brasileira: a modernidade da lírica de Gilka Machado. |
title |
Um corpo estranho na literatura brasileira: a modernidade da lírica de Gilka Machado. |
spellingShingle |
Um corpo estranho na literatura brasileira: a modernidade da lírica de Gilka Machado. Simone Teodoro Sobrinho Lírica moderna, Poesia brasileira, Simbolismo, Literatura feminista, Intertextualidade Machado, Gilka, 1893-1980 – Crítica e interpretação Feminismo e literatura Poesia brasileira – História e crítica Intertextualidade Simbolismo (Literatura) |
title_short |
Um corpo estranho na literatura brasileira: a modernidade da lírica de Gilka Machado. |
title_full |
Um corpo estranho na literatura brasileira: a modernidade da lírica de Gilka Machado. |
title_fullStr |
Um corpo estranho na literatura brasileira: a modernidade da lírica de Gilka Machado. |
title_full_unstemmed |
Um corpo estranho na literatura brasileira: a modernidade da lírica de Gilka Machado. |
title_sort |
Um corpo estranho na literatura brasileira: a modernidade da lírica de Gilka Machado. |
author |
Simone Teodoro Sobrinho |
author_facet |
Simone Teodoro Sobrinho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Constância Lima Duarte http://lattes.cnpq.br/0487085115563331 Cláudia Campos Soares Cláudia Cristina Maia Kelen Benfenatti Paiva Nádia Battella Gotlib |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simone Teodoro Sobrinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lírica moderna, Poesia brasileira, Simbolismo, Literatura feminista, Intertextualidade Machado, Gilka, 1893-1980 – Crítica e interpretação Feminismo e literatura Poesia brasileira – História e crítica Intertextualidade Simbolismo (Literatura) |
topic |
Lírica moderna, Poesia brasileira, Simbolismo, Literatura feminista, Intertextualidade Machado, Gilka, 1893-1980 – Crítica e interpretação Feminismo e literatura Poesia brasileira – História e crítica Intertextualidade Simbolismo (Literatura) |
description |
In this thesis I seek to delve into some aspects of the modernity of Gilka Machado's lyricism based on the traits: "sensualism", "symbolism", "romantic anarchism", "feminine loving feeling", "unfolding the self in masks" and "voluptuousness-Anguish” Based on these notions, related to concepts that tried to characterize the literary attitude in modernity (negativity, derealization, empty transcendence and the truth of masks), I discuss the dynamics of this attitude in his poetics. For this, I analyze the poems “Falando à lua” and “Beijo”, which I call debut poetry, as well as rescue two short stories “O Poeta e a Dor” and “Tempestades”, also included in the list of the first writings. I deepen and relate “romantic anarchism”, “symbolism”, “feminine feeling of love” and intertextual dialogues, as an analytical basis for the study of the poems “Cabelos Negros”, “Aranhol Verde”, “Símbolos”, “Quem és tu”, “ Meu amor”, “Ansia de Azul”, “Ao Som de um Sino” and “Esfolhada”; and, finally, I discuss the switching of masks in the relations between: sincerity and representation (poems: “Possa eu da Palavra os Agreste Sons” and “Comigo Mesma”), biography and poetic self-modeling (rescuing data from his biography) and the representation of the multiple female personas (poems: “A ausência tua”, “Nesta ausência que me excita” and “Sensual”). |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-15T18:52:59Z 2022-06-15T18:52:59Z 2022-04-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/42547 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/42547 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1828929707424350208 |