Juventude(s), escola pública e programas sociais de transferência de renda
Ano de defesa: | 2008 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/HJPB-7LTENT |
Resumo: | A pesquisa investigou os impactos de um programa federal de transferência de renda para jovens pobres na sua escolarização. Analisou-se a relação entre programas sociais de transferência de renda e a escola, indagando em que medida a inserção de jovens pobres em tais ações interferia, ou não, na sua experiência escolar. Verificou-se a concepção de juventude e de políticas públicas para juventude que caracterizavam o Programa e a relação entre juventude e escola. Realizou-se um estudo de caso em um núcleo do Programa Agente Jovem selecionado entre os 60 núcleos existentes na capital, a partir de três critérios básicos: que tivesse uma avaliação positiva segundo os impactos desejados pelo Programa, que fosse uma experiência estruturada há pelo menos dois anos e que tivesse maior número de jovens freqüentando o Programa há mais de seis meses. Esses critérios visavam garantir que o estudo de caso permitisse debruçar-se sobre uma experiência próxima à forma em que foi concebido o Agente Jovem, no Município de Belo Horizonte. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa que combinou diversos instrumentos de coleta de dados: análise documental, questionário fechado, entrevistas e observação participante. Dentre as conclusões da pesquisa, destaca-se a constatação de que os impactos do Agente Jovem quanto à escolarização de jovens pobres estavam relacionados à aquisição de habilidades individuais que favoreciam a postura dos jovens na escola. No entanto, a trajetória escolar de cada um não dependia exclusivamente dessas habilidades, mas era definida de acordo com as estratégias e as experimentações que esses jovens construíam ao longo de sua vida social e escolar. |
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Geraldo Magela Pereira LeaoJuarez Tarcisio DayrellDalila Andrade OliveiraShirley Jacimar Pires2019-08-10T01:24:09Z2019-08-10T01:24:09Z2008-11-26http://hdl.handle.net/1843/HJPB-7LTENTA pesquisa investigou os impactos de um programa federal de transferência de renda para jovens pobres na sua escolarização. Analisou-se a relação entre programas sociais de transferência de renda e a escola, indagando em que medida a inserção de jovens pobres em tais ações interferia, ou não, na sua experiência escolar. Verificou-se a concepção de juventude e de políticas públicas para juventude que caracterizavam o Programa e a relação entre juventude e escola. Realizou-se um estudo de caso em um núcleo do Programa Agente Jovem selecionado entre os 60 núcleos existentes na capital, a partir de três critérios básicos: que tivesse uma avaliação positiva segundo os impactos desejados pelo Programa, que fosse uma experiência estruturada há pelo menos dois anos e que tivesse maior número de jovens freqüentando o Programa há mais de seis meses. Esses critérios visavam garantir que o estudo de caso permitisse debruçar-se sobre uma experiência próxima à forma em que foi concebido o Agente Jovem, no Município de Belo Horizonte. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa que combinou diversos instrumentos de coleta de dados: análise documental, questionário fechado, entrevistas e observação participante. Dentre as conclusões da pesquisa, destaca-se a constatação de que os impactos do Agente Jovem quanto à escolarização de jovens pobres estavam relacionados à aquisição de habilidades individuais que favoreciam a postura dos jovens na escola. No entanto, a trajetória escolar de cada um não dependia exclusivamente dessas habilidades, mas era definida de acordo com as estratégias e as experimentações que esses jovens construíam ao longo de sua vida social e escolar.The aim of the research work was to investigate the impact of a federal programme for transferring revenue to poor scholars for their education. We analysed the relation between social programmes for transferring revenue and the school, to find how far the inclusion of poor youths in these measures interfered, or not, with their schooling. We examined the concept of youth and the public policies for the segment characterized in the Programme, and the relation between youths and school. We studied a case chosen from one of the 60 Centres for the Young Agent Programme that exist in our city, considering three basic conditions: - that it should have a positive evaluation regarding the impacts expected in the programme; - that it should have been in process for at least 2 years; - that it should have a greater number of students attending the programme for longer that the last six months. These criteria were to assure that the study would allow an investigation of a case related to experience close to the model conceived by the Young Agent in the district of Belo Horizonte. It was a qualitative study, combining different data sources: - analysis of documents; - a closed questionnaire; - interviews, and - participating observation. Among the conclusions of this study, we can point out evidence of the impacts of the Young Agent in schooling of poor youths being related to the acquisition of individual abilities favourable to the attitude of the youth in school. However, the development of education for each one did not depend exclusively on those abilities, but were defined according to the strategies and experiments carried out during their social and school life.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEscola publicaPolíticas públicasSociologia educacionalEducaçãoEducação e EstadoEducação de adultos e EstadoEscola PúblicaJuventudePolíticas PúblicasJuventude(s), escola pública e programas sociais de transferência de rendainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALjuventudes_escola_p_blica_e_prog_transfer_ncia_de_renda.pdfapplication/pdf931558https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/HJPB-7LTENT/1/juventudes_escola_p_blica_e_prog_transfer_ncia_de_renda.pdf7a542614aa0f20341904ba1533325f46MD51TEXTjuventudes_escola_p_blica_e_prog_transfer_ncia_de_renda.pdf.txtjuventudes_escola_p_blica_e_prog_transfer_ncia_de_renda.pdf.txtExtracted texttext/plain426133https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/HJPB-7LTENT/2/juventudes_escola_p_blica_e_prog_transfer_ncia_de_renda.pdf.txt3bc92375aae3ed5119e984a46eee157cMD521843/HJPB-7LTENT2019-11-14 09:33:39.62oai:repositorio.ufmg.br:1843/HJPB-7LTENTRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:33:39Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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A pesquisa investigou os impactos de um programa federal de transferência de renda para jovens pobres na sua escolarização. Analisou-se a relação entre programas sociais de transferência de renda e a escola, indagando em que medida a inserção de jovens pobres em tais ações interferia, ou não, na sua experiência escolar. Verificou-se a concepção de juventude e de políticas públicas para juventude que caracterizavam o Programa e a relação entre juventude e escola. Realizou-se um estudo de caso em um núcleo do Programa Agente Jovem selecionado entre os 60 núcleos existentes na capital, a partir de três critérios básicos: que tivesse uma avaliação positiva segundo os impactos desejados pelo Programa, que fosse uma experiência estruturada há pelo menos dois anos e que tivesse maior número de jovens freqüentando o Programa há mais de seis meses. Esses critérios visavam garantir que o estudo de caso permitisse debruçar-se sobre uma experiência próxima à forma em que foi concebido o Agente Jovem, no Município de Belo Horizonte. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa que combinou diversos instrumentos de coleta de dados: análise documental, questionário fechado, entrevistas e observação participante. Dentre as conclusões da pesquisa, destaca-se a constatação de que os impactos do Agente Jovem quanto à escolarização de jovens pobres estavam relacionados à aquisição de habilidades individuais que favoreciam a postura dos jovens na escola. No entanto, a trajetória escolar de cada um não dependia exclusivamente dessas habilidades, mas era definida de acordo com as estratégias e as experimentações que esses jovens construíam ao longo de sua vida social e escolar. |
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