Juventude(s), escola pública e programas sociais de transferência de renda

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Shirley Jacimar Pires
Orientador(a): Geraldo Magela Pereira Leao
Banca de defesa: Dalila Andrade Oliveira
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/HJPB-7LTENT
Resumo: A pesquisa investigou os impactos de um programa federal de transferência de renda para jovens pobres na sua escolarização. Analisou-se a relação entre programas sociais de transferência de renda e a escola, indagando em que medida a inserção de jovens pobres em tais ações interferia, ou não, na sua experiência escolar. Verificou-se a concepção de juventude e de políticas públicas para juventude que caracterizavam o Programa e a relação entre juventude e escola. Realizou-se um estudo de caso em um núcleo do Programa Agente Jovem selecionado entre os 60 núcleos existentes na capital, a partir de três critérios básicos: que tivesse uma avaliação positiva segundo os impactos desejados pelo Programa, que fosse uma experiência estruturada há pelo menos dois anos e que tivesse maior número de jovens freqüentando o Programa há mais de seis meses. Esses critérios visavam garantir que o estudo de caso permitisse debruçar-se sobre uma experiência próxima à forma em que foi concebido o Agente Jovem, no Município de Belo Horizonte. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa que combinou diversos instrumentos de coleta de dados: análise documental, questionário fechado, entrevistas e observação participante. Dentre as conclusões da pesquisa, destaca-se a constatação de que os impactos do Agente Jovem quanto à escolarização de jovens pobres estavam relacionados à aquisição de habilidades individuais que favoreciam a postura dos jovens na escola. No entanto, a trajetória escolar de cada um não dependia exclusivamente dessas habilidades, mas era definida de acordo com as estratégias e as experimentações que esses jovens construíam ao longo de sua vida social e escolar.
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