An integrated planning and cellular automata based procedural game level generator

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Yuri Pessoa Avelar Macedo
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: eng
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1843/36255
Resumo: Geração Procedural de Conteúdo em jogos (PCG-G) é um campo de estudo que nos últimos anos presenciou tanto extensivo estudo acadêmico quanto uso prático na indústria de jogos. Mesmo que Geração Procedural não seja a panacéia que resolverá o problema de gerar conteúdo infinito para jogos, este paradigma mostrou-se como uma poderosa ferramenta pela qual diversos jogos só atingiram seu sucesso através dela. PCG-G, quando devidamente aplicada, é beneficial para empresas grandes e pequenas de jogos que estão em busca de otimizar a escalabilidade de seus projetos. Da mesma forma, quando indevidamente aplicada, Geração Procedural, pode fadar projetos à mediocridade. Jogos requerem tipos bem distintos de conteúdo que precisam ser desenvolvidos e implementados, e a busca por métodos de Geração Procedural visam propor, sondar, contrastar, e melhorar métodos aplicados a diferentes domínios. Um destes domínios é a criação de níveis de jogo, que é um ramo de alto interesse para desenvolvedores interessados em melhorar a re-jogabilidade de seus jogos. Com a intenção de contribuir com a discussão existente sobre métodos de geração de níveis, e também para melhorar o baseline existente, este trabalho se propõe o design de níveis procedurais por meio da integração de AI Planning e Autômatos Celulares. Os níveis de jogo criados por esse processo foram implementados e polidos na Unity Game Engine para apresentar seu potencial para entretenimento por meio de avaliações qualitativas. Resultados demonstraram que essa metodologia pode ser usada para geração de níveis de jogo orgânicos e coesos.
id UFMG_da2a913514efc3a321f8c239cca8274a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/36255
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling An integrated planning and cellular automata based procedural game level generatorComputação – Teses.Geração procedural de conteúdo – Teses.Inteligência artificial – Teses.Jogos eletrônicos – Teses.Procedural content generationArtificial intelligenceDigital gamesGeração Procedural de Conteúdo em jogos (PCG-G) é um campo de estudo que nos últimos anos presenciou tanto extensivo estudo acadêmico quanto uso prático na indústria de jogos. Mesmo que Geração Procedural não seja a panacéia que resolverá o problema de gerar conteúdo infinito para jogos, este paradigma mostrou-se como uma poderosa ferramenta pela qual diversos jogos só atingiram seu sucesso através dela. PCG-G, quando devidamente aplicada, é beneficial para empresas grandes e pequenas de jogos que estão em busca de otimizar a escalabilidade de seus projetos. Da mesma forma, quando indevidamente aplicada, Geração Procedural, pode fadar projetos à mediocridade. Jogos requerem tipos bem distintos de conteúdo que precisam ser desenvolvidos e implementados, e a busca por métodos de Geração Procedural visam propor, sondar, contrastar, e melhorar métodos aplicados a diferentes domínios. Um destes domínios é a criação de níveis de jogo, que é um ramo de alto interesse para desenvolvedores interessados em melhorar a re-jogabilidade de seus jogos. Com a intenção de contribuir com a discussão existente sobre métodos de geração de níveis, e também para melhorar o baseline existente, este trabalho se propõe o design de níveis procedurais por meio da integração de AI Planning e Autômatos Celulares. Os níveis de jogo criados por esse processo foram implementados e polidos na Unity Game Engine para apresentar seu potencial para entretenimento por meio de avaliações qualitativas. Resultados demonstraram que essa metodologia pode ser usada para geração de níveis de jogo orgânicos e coesos.CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal de Minas Gerais2021-06-02T15:53:58Z2025-09-08T23:44:02Z2021-06-02T15:53:58Z2018-11-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1843/36255enghttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessYuri Pessoa Avelar Macedoreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2025-09-08T23:44:02Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/36255Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2025-09-08T23:44:02Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv An integrated planning and cellular automata based procedural game level generator
title An integrated planning and cellular automata based procedural game level generator
spellingShingle An integrated planning and cellular automata based procedural game level generator
Yuri Pessoa Avelar Macedo
Computação – Teses.
Geração procedural de conteúdo – Teses.
Inteligência artificial – Teses.
Jogos eletrônicos – Teses.
Procedural content generation
Artificial intelligence
Digital games
title_short An integrated planning and cellular automata based procedural game level generator
title_full An integrated planning and cellular automata based procedural game level generator
title_fullStr An integrated planning and cellular automata based procedural game level generator
title_full_unstemmed An integrated planning and cellular automata based procedural game level generator
title_sort An integrated planning and cellular automata based procedural game level generator
author Yuri Pessoa Avelar Macedo
author_facet Yuri Pessoa Avelar Macedo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Yuri Pessoa Avelar Macedo
dc.subject.por.fl_str_mv Computação – Teses.
Geração procedural de conteúdo – Teses.
Inteligência artificial – Teses.
Jogos eletrônicos – Teses.
Procedural content generation
Artificial intelligence
Digital games
topic Computação – Teses.
Geração procedural de conteúdo – Teses.
Inteligência artificial – Teses.
Jogos eletrônicos – Teses.
Procedural content generation
Artificial intelligence
Digital games
description Geração Procedural de Conteúdo em jogos (PCG-G) é um campo de estudo que nos últimos anos presenciou tanto extensivo estudo acadêmico quanto uso prático na indústria de jogos. Mesmo que Geração Procedural não seja a panacéia que resolverá o problema de gerar conteúdo infinito para jogos, este paradigma mostrou-se como uma poderosa ferramenta pela qual diversos jogos só atingiram seu sucesso através dela. PCG-G, quando devidamente aplicada, é beneficial para empresas grandes e pequenas de jogos que estão em busca de otimizar a escalabilidade de seus projetos. Da mesma forma, quando indevidamente aplicada, Geração Procedural, pode fadar projetos à mediocridade. Jogos requerem tipos bem distintos de conteúdo que precisam ser desenvolvidos e implementados, e a busca por métodos de Geração Procedural visam propor, sondar, contrastar, e melhorar métodos aplicados a diferentes domínios. Um destes domínios é a criação de níveis de jogo, que é um ramo de alto interesse para desenvolvedores interessados em melhorar a re-jogabilidade de seus jogos. Com a intenção de contribuir com a discussão existente sobre métodos de geração de níveis, e também para melhorar o baseline existente, este trabalho se propõe o design de níveis procedurais por meio da integração de AI Planning e Autômatos Celulares. Os níveis de jogo criados por esse processo foram implementados e polidos na Unity Game Engine para apresentar seu potencial para entretenimento por meio de avaliações qualitativas. Resultados demonstraram que essa metodologia pode ser usada para geração de níveis de jogo orgânicos e coesos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-22
2021-06-02T15:53:58Z
2021-06-02T15:53:58Z
2025-09-08T23:44:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1843/36255
url https://hdl.handle.net/1843/36255
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1856413937749196800