Cultura organizacional na gestão da qualidade e segurança do paciente em um hospital público universitário

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Palloma Fernandes Estanislau Vaz Ventura lattes
Orientador(a): Marília Alves lattes
Banca de defesa: Lillian Daisy Gonçalves Wolff, Cláudia Maria de Mattos Penna, Zenewton André da Silva Gama, Caissa Veloso e Sousa
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Departamento: ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/37576
https://orcid.org/0000-0001-6183-5747
Resumo: A influência da cultura organizacional na gestão da qualidade e segurança do paciente tornou-se objeto de estudo, pois é essencial para a gestão hospitalar por envolver questões subjetivas, além de técnicas de avaliação e monitoramento. O estudo teve como objetivo geral analisar a influência da cultura organizacional na gestão da qualidade e segurança do paciente em um hospital universitário da rede pública de Belo Horizonte e no cotidiano de trabalho dos profissionais. E como objetivos específicos: compreender aspectos da cultura do hospital a partir da sua evolução histórica e mudanças em curso; identificar o entendimento de cultura organizacional pelos profissionais da equipe multidisciplinar e equipe de enfermagem; identificar as concepções dos profissionais e equipe de enfermagem sobre qualidade assistencial e segurança do paciente; e compreender a visão dos profissionais de saúde sobre a influência da cultura na gestão da qualidade e segurança do paciente. Estudo de caso único, de abordagem qualitativa, utilizando o referencial teórico de Fleury e Fischer, nas unidades de clínica médica do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Participaram 18 gestores, 12 enfermeiros assistenciais, 1 enfermeira da Comissão de Controle de Infecção, 1 enfermeira do suporte nutricional, 11 técnicos em Enfermagem, 1 farmacêutico clínico, 1 fonoaudiólogo, 1 fisioterapeuta, 2 assistentes sociais, 1 professor médico e 2 médicos plantonistas, totalizando 51 entrevistados. Os dados foram coletados por meio de observação, análise documental e entrevistas individuais com roteiro semiestruturado. As entrevistas foram agendadas, realizadas em ambiente privativo após esclarecimentos sobre a pesquisa, autorização para gravar e assinatura do Termo de Consentimento Livre Esclarecido. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo temática. Organizaram-se quatro categorias de análise: Instância político-econômica: compreendendo elementos simbólicos; Instância das políticas de gestão de recursos humanos; Instância da organização do processo de trabalho; e Gestão da qualidade e segurança do paciente. Os elementos simbólicos constituintes da cultura identificados foram poder do professor e do médico, a força da cultura da universidade, as decisões colegiadas, a estabilidade e a autonomia dos estatutários do Regime Jurídico Único, mito da clínica médica do 7º andar, sobrecarga de trabalho e dimensionamento insuficiente e o mito do serviço público. Tais elementos influenciam a gestão da qualidade e segurança do paciente, uma vez que as ações propostas não têm adesão para que se consolidem no cotidiano de trabalho e vêm cercadas pelo discurso vigente de ‘não dá tempo, aqui sempre foi assim e aqui demora mesmo, é serviço público’, mesmo com a entrada da Empresa Brasileira Serviços Hospitalares e a proposta de novo modelo de cuidado e de gestão. Conclui-se que os elementos simbólicos determinam o processo de trabalho e a relação entre as pessoas consolidando as estruturas de poder vigente, garantindo, assim, a manutenção das ações no cotidiano de trabalho dos profissionais.
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E como objetivos específicos: compreender aspectos da cultura do hospital a partir da sua evolução histórica e mudanças em curso; identificar o entendimento de cultura organizacional pelos profissionais da equipe multidisciplinar e equipe de enfermagem; identificar as concepções dos profissionais e equipe de enfermagem sobre qualidade assistencial e segurança do paciente; e compreender a visão dos profissionais de saúde sobre a influência da cultura na gestão da qualidade e segurança do paciente. Estudo de caso único, de abordagem qualitativa, utilizando o referencial teórico de Fleury e Fischer, nas unidades de clínica médica do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Participaram 18 gestores, 12 enfermeiros assistenciais, 1 enfermeira da Comissão de Controle de Infecção, 1 enfermeira do suporte nutricional, 11 técnicos em Enfermagem, 1 farmacêutico clínico, 1 fonoaudiólogo, 1 fisioterapeuta, 2 assistentes sociais, 1 professor médico e 2 médicos plantonistas, totalizando 51 entrevistados. Os dados foram coletados por meio de observação, análise documental e entrevistas individuais com roteiro semiestruturado. As entrevistas foram agendadas, realizadas em ambiente privativo após esclarecimentos sobre a pesquisa, autorização para gravar e assinatura do Termo de Consentimento Livre Esclarecido. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo temática. Organizaram-se quatro categorias de análise: Instância político-econômica: compreendendo elementos simbólicos; Instância das políticas de gestão de recursos humanos; Instância da organização do processo de trabalho; e Gestão da qualidade e segurança do paciente. Os elementos simbólicos constituintes da cultura identificados foram poder do professor e do médico, a força da cultura da universidade, as decisões colegiadas, a estabilidade e a autonomia dos estatutários do Regime Jurídico Único, mito da clínica médica do 7º andar, sobrecarga de trabalho e dimensionamento insuficiente e o mito do serviço público. Tais elementos influenciam a gestão da qualidade e segurança do paciente, uma vez que as ações propostas não têm adesão para que se consolidem no cotidiano de trabalho e vêm cercadas pelo discurso vigente de ‘não dá tempo, aqui sempre foi assim e aqui demora mesmo, é serviço público’, mesmo com a entrada da Empresa Brasileira Serviços Hospitalares e a proposta de novo modelo de cuidado e de gestão. Conclui-se que os elementos simbólicos determinam o processo de trabalho e a relação entre as pessoas consolidando as estruturas de poder vigente, garantindo, assim, a manutenção das ações no cotidiano de trabalho dos profissionais.The influence of organizational culture in the management of patient quality and safety has become the object of study, as it is essential for hospital management, as it involves subjective issues in addition to assessment and monitoring techniques. The general objective of the study is to analyse the influence of organizational culture on quality management and patient safety in a public university hospital in Belo Horizonte and in the daily work of professionals. And, as specific objectives: to understand aspects of the hospital's culture from its historical evolution and ongoing changes; identify the understanding of organizational culture by the professionals of the multidisciplinary team and the nursing team; identify the conceptions of nursing professionals and staff about quality of care and patient safety and understand the view of health professionals about the influence of culture on quality management and patient safety. A single case study, with a qualitative approach, using the theoretical framework of Fleury and Fischer, in the medical clinic units of Hospital das Clínicas, Federal University of Minas Gerais. Eighteen managers participated, 12 nurse assistants, 1 nurse of the Infection Control Commission, 1 nurse of nutritional support, 11 nursing technicians, 1 clinical pharmacist, 1 speech therapist, 1 physiotherapist, 2 social workers, 1 medical professor and 2 physicians on duty, totaling 51 respondents. Data were collected through observation, document analysis and individual interviews with a semi-structured script. The interviews were scheduled, held in a private environment after clarification about the research, authorization to record and signing the Informed Consent Form. The data were submitted to thematic content analysis. Four categories of analysis were organized: Political economic instance: comprising symbolic elements; Instance of human resources management policies; Instance of the organization of the work process; and Quality management and patient safety. The symbolic elements constituting the culture identified were: power of the teacher, the doctor, the strength of the university's culture, collegial decisions, the stability and autonomy of the statutory bodies of the Single Legal Regime, myth of the 7th floor medical clinic, work overload and insufficient dimensioning and the myth of the public service. Such elements influence the management of quality and patient safety because the proposed actions do not have adherence to consolidate themselves in the daily work, and it is surrounded by the current discourse of not giving time, it has always been like this and it really takes time here, it is public service , even with the entry of Empresa Brasileira Serviços Hospitalares and the proposal for a new care and management model. It is concluded that the symbolic elements determine the work process and the relationship between people, consolidating the structures of current power, guaranteeing the maintenance of actions in the daily work of professionals.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em EnfermagemUFMGBrasilENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEMCultura OrganizacionalGestão da QualidadeSegurança do PacienteHospitais Federais.Cultura organizacionalGestão da qualidade em saúdeHospitais FederaisCultura organizacional na gestão da qualidade e segurança do paciente em um hospital público universitárioOrganizational culture in the management of quality and patient safety in a public university hospitalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALCultura Organizacional na Gestão da qualidade e Segurança do Paciente em um Hospital Público Universitário.pdfCultura Organizacional na Gestão da qualidade e Segurança do Paciente em um Hospital Público Universitário.pdfapplication/pdf1774130https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37576/3/Cultura%20Organizacional%20na%20Gest%c3%a3o%20da%20qualidade%20e%20Seguran%c3%a7a%20do%20Paciente%20em%20um%20Hospital%20P%c3%bablico%20Universit%c3%a1rio.pdfe46e0b41115115f8e1ef81b52eb01e26MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37576/4/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD541843/375762021-08-18 00:55:17.86oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2021-08-18T03:55:17Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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