O papel da câmera na investigação do mundo vivo: uma análise da Trilogia Qatsi, de Godfrey Reggio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Maira Bueno Moura
Orientador(a): Ana Lucia Menezes de Andrade
Banca de defesa: Nisio Antonio Teixeira Ferreira, Lucia Gouvea Pimentel
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8LVMME
Resumo: Este estudo se detém na análise fílmica da Trilogia Qatsi, do cineasta norte-americano Godfrey Reggio (1940), composta pelos filmes Koyaanisqatsi (EUA, 1983), Powaqqatsi (EUA, 1988) e Naqoyqatsi (EUA, 2002). Realizados fora do circuito do cinema industrial, os filmes que compõem esta Trilogia constroem seu discurso quase que unicamente através da articulação de imagens, música e, em menor grau, silêncio sem o uso de diálogos, sem atores e com uma estrutura narrativa que se afasta dos padrões da chamada narrativa clássica cinematográfica (o que se aproxima das propostas do cineasta e teórico russo Dziga Vertov). A análise é baseada, principalmente, nas estratégias e recursos utilizados por Reggio na montagem dos filmes partindo da hipótese inicial de que o realizador aplicaria, simultaneamente, abordagens teóricas opostas na montagem cinematográfica da Trilogia Qatsi. Procurou-se verificar em que medida a construção de sentido na Trilogia seria obtida pelo choque de imagens (remontando às concepções de Sergei Eisenstein) e até que ponto o tempo da Trilogia estaria impresso no ritmo da montagem ou no ritmo interno dos planos (aludindo às considerações teóricas do cineasta russo Andrei Tarkovski).
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