Peste e Estrangeiridade em Estado de Sitio de Albert Camus

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Sandra de Padua Castro
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-74TPQA
Resumo: Trata-se, nesta dissertação, de um estudo da peça Estado de Sítio (1949) de Albert Camus, tendo como eixos os conceitos de peste e de estrangeiridade. Partimos de uma apresentação do percurso teatral desse autor, destacando a criação dos grupos Téâtre du Travail e Teatro de l'Équipe até a sua proposta do Novo Teatro, e procurando verificar como seu pensamento a Peste de diferentes formas: como personagem, como abstração do mal e de toda forma de injustiça, e como personagem, como que pretende tocar e, simultaneamente, ser a própria vida. Para demonstrar essa analogia cotejamos o teatro de Antonin Artaud e o de Camus, especificamente seus conceitos sobre a peste. Verificamos nessa peça o confronto de um povo com um poder arbitrário e, embasados no pensamento camusiano, procuramos responder o que é a peste e qual a sua relação com a condição humana de estrangeiridade, além de identificar, no contexto de Estado de Sítio, as várias formas de ser estrangeiro. Por fim, procuramos demonstrar, a partir da montagem dessa mesma peça pelo grupo Oficinão do Galpão, a pertinência do pensamento de Camus para a nossa contemporaneidade na América Latina e, mais especificamente, no Brasil.
id UFMG_e26ac852fbdac6819e5bb9b1e52fb7aa
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-74TPQA
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Peste e Estrangeiridade em Estado de Sitio de Albert CamusTeatro de l'ÉquipeAlbert CamusNovo TeatroTéâtre du TravailCamus, Albert, 1913-1960 Estado de sítio Crítica e interpretaçãoTeatro FilosofiaMetáforaEstrangeiros na literaturaArtaud, Antonin, 1869-1948 Crítica e interpretaçãoTrata-se, nesta dissertação, de um estudo da peça Estado de Sítio (1949) de Albert Camus, tendo como eixos os conceitos de peste e de estrangeiridade. Partimos de uma apresentação do percurso teatral desse autor, destacando a criação dos grupos Téâtre du Travail e Teatro de l'Équipe até a sua proposta do Novo Teatro, e procurando verificar como seu pensamento a Peste de diferentes formas: como personagem, como abstração do mal e de toda forma de injustiça, e como personagem, como que pretende tocar e, simultaneamente, ser a própria vida. Para demonstrar essa analogia cotejamos o teatro de Antonin Artaud e o de Camus, especificamente seus conceitos sobre a peste. Verificamos nessa peça o confronto de um povo com um poder arbitrário e, embasados no pensamento camusiano, procuramos responder o que é a peste e qual a sua relação com a condição humana de estrangeiridade, além de identificar, no contexto de Estado de Sítio, as várias formas de ser estrangeiro. Por fim, procuramos demonstrar, a partir da montagem dessa mesma peça pelo grupo Oficinão do Galpão, a pertinência do pensamento de Camus para a nossa contemporaneidade na América Latina e, mais especificamente, no Brasil.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMarcia Maria Valle ArbexSara Del Carmen Rojo de La RosaLuís André NepomucenoSandra de Padua Castro2019-08-13T02:03:53Z2019-08-13T02:03:53Z2007-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/ECAP-74TPQAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2019-11-14T23:43:11Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-74TPQARepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2019-11-14T23:43:11Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Peste e Estrangeiridade em Estado de Sitio de Albert Camus
title Peste e Estrangeiridade em Estado de Sitio de Albert Camus
spellingShingle Peste e Estrangeiridade em Estado de Sitio de Albert Camus
Sandra de Padua Castro
Teatro de l'Équipe
Albert Camus
Novo Teatro
Téâtre du Travail
Camus, Albert, 1913-1960 Estado de sítio Crítica e interpretação
Teatro Filosofia
Metáfora
Estrangeiros na literatura
Artaud, Antonin, 1869-1948 Crítica e interpretação
title_short Peste e Estrangeiridade em Estado de Sitio de Albert Camus
title_full Peste e Estrangeiridade em Estado de Sitio de Albert Camus
title_fullStr Peste e Estrangeiridade em Estado de Sitio de Albert Camus
title_full_unstemmed Peste e Estrangeiridade em Estado de Sitio de Albert Camus
title_sort Peste e Estrangeiridade em Estado de Sitio de Albert Camus
author Sandra de Padua Castro
author_facet Sandra de Padua Castro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marcia Maria Valle Arbex
Sara Del Carmen Rojo de La Rosa
Luís André Nepomuceno
dc.contributor.author.fl_str_mv Sandra de Padua Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro de l'Équipe
Albert Camus
Novo Teatro
Téâtre du Travail
Camus, Albert, 1913-1960 Estado de sítio Crítica e interpretação
Teatro Filosofia
Metáfora
Estrangeiros na literatura
Artaud, Antonin, 1869-1948 Crítica e interpretação
topic Teatro de l'Équipe
Albert Camus
Novo Teatro
Téâtre du Travail
Camus, Albert, 1913-1960 Estado de sítio Crítica e interpretação
Teatro Filosofia
Metáfora
Estrangeiros na literatura
Artaud, Antonin, 1869-1948 Crítica e interpretação
description Trata-se, nesta dissertação, de um estudo da peça Estado de Sítio (1949) de Albert Camus, tendo como eixos os conceitos de peste e de estrangeiridade. Partimos de uma apresentação do percurso teatral desse autor, destacando a criação dos grupos Téâtre du Travail e Teatro de l'Équipe até a sua proposta do Novo Teatro, e procurando verificar como seu pensamento a Peste de diferentes formas: como personagem, como abstração do mal e de toda forma de injustiça, e como personagem, como que pretende tocar e, simultaneamente, ser a própria vida. Para demonstrar essa analogia cotejamos o teatro de Antonin Artaud e o de Camus, especificamente seus conceitos sobre a peste. Verificamos nessa peça o confronto de um povo com um poder arbitrário e, embasados no pensamento camusiano, procuramos responder o que é a peste e qual a sua relação com a condição humana de estrangeiridade, além de identificar, no contexto de Estado de Sítio, as várias formas de ser estrangeiro. Por fim, procuramos demonstrar, a partir da montagem dessa mesma peça pelo grupo Oficinão do Galpão, a pertinência do pensamento de Camus para a nossa contemporaneidade na América Latina e, mais especificamente, no Brasil.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-07-04
2019-08-13T02:03:53Z
2019-08-13T02:03:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/ECAP-74TPQA
url http://hdl.handle.net/1843/ECAP-74TPQA
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1835273044702003200