Da produção à recepção: Uma análise discursiva das crônicas de Luis Fernando Veríssimo
Ano de defesa: | 2005 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6ACH9P |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo proceder ao estudo de algumas crônicas de Luis Fernando Verissimo por meio do qual se pretende uma análise discursiva das estratégias de constituição dos múltiplos sujeitos que compõem o processo de enunciação. Em Verissimo, esses sujeitos se revelam em desdobramentos vários, em papéis diversos, determinantes de um enunciado com características bastante diversas das que geralmente são consideradas como identificadoras do gênero crônica. Para compreender a complexidade dessas vozes múltiplas, utilizamos, principalmente, a Teoria Semiolingüística de Charaudeau, particularmente o quadro do contrato comunicacional, que, com sua estrutura, nos possibilita melhor perceber as funções dessas vozes, suas relações, seus estatutos. Esperamos, com este estudo, contribuir para novas pesquisas que aproximem a Literatura e a Análise do Discurso, universos que convergem para um mesmo ponto, para o ponto da palavra, do enunciado e do sujeito da linguagem. Pensamos ainda, na possibilidade de suscitar reflexões, sobre a seleção de textos para leitores nem sempre discursivamente previstos, como um determinante do insucesso da leitura pretendida. |
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Renato de MelloJoão Bosco Cabral dos SantosJerônimo Coura SobrinhoAna Maria Gini Madeira2019-08-10T15:01:47Z2019-08-10T15:01:47Z2005-03-23http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6ACH9PEsta dissertação tem como objetivo proceder ao estudo de algumas crônicas de Luis Fernando Verissimo por meio do qual se pretende uma análise discursiva das estratégias de constituição dos múltiplos sujeitos que compõem o processo de enunciação. Em Verissimo, esses sujeitos se revelam em desdobramentos vários, em papéis diversos, determinantes de um enunciado com características bastante diversas das que geralmente são consideradas como identificadoras do gênero crônica. Para compreender a complexidade dessas vozes múltiplas, utilizamos, principalmente, a Teoria Semiolingüística de Charaudeau, particularmente o quadro do contrato comunicacional, que, com sua estrutura, nos possibilita melhor perceber as funções dessas vozes, suas relações, seus estatutos. Esperamos, com este estudo, contribuir para novas pesquisas que aproximem a Literatura e a Análise do Discurso, universos que convergem para um mesmo ponto, para o ponto da palavra, do enunciado e do sujeito da linguagem. Pensamos ainda, na possibilidade de suscitar reflexões, sobre a seleção de textos para leitores nem sempre discursivamente previstos, como um determinante do insucesso da leitura pretendida.Cette dissertation a pour but faire létude de quelques croniques de Luis Fernando Veríssimo dans laquelle nous proposons une analyse discursive de la constitution des multiples sujets qui composent le processus d'énonciation. Chez Veríssimo, la diversité de ces sujets se montre comme un des éléments déterminants dun énoncé aux caracteristiques assez diverses de celles prévues pour la cronique en tant que genre du dicours. Pour comprendre et pour montrer la complexité de ces voix multiples, nous utilisons surtout la Théorie Sémiolinguistique de Patrick Charaudeau, particulièrement le tableau du contrat communicationnel, qui, avec sa structure, rend possible une meilleure perception des fonctions de ces voix, ses rapports, ses statuts. Nous espérons avec cette étude ouvrir des chemins pour de nouvelles recherches qui rapprochent la Littérature et l'Analyse du Discours, deux univers qui convergent vers des points communs: du mot , de lénoncé et du sujet du langage Nous pensons encore à des réflexions possibles sur la sélection de textes destinés a des lecteurs pas prévus discoursivement , ce que deviendrait une des raisons de léchèc de la lecture..Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLingüísticaAnálise do discurso literárioLiteratura brasileira História e críticaVeríssimo, Luis Fernando, 1936- Crítica e interpretaçãoCrônicas brasileiras História e críticaAnálise do discursoLuis Fernando VeríssimoDa produção à recepção: Uma análise discursiva das crônicas de Luis Fernando Veríssimoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALanamaria_ginimadeira_diss.pdfapplication/pdf489488https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-6ACH9P/1/anamaria_ginimadeira_diss.pdf5ab6b10d9e250490b91eb3c0d1afeea2MD51TEXTanamaria_ginimadeira_diss.pdf.txtanamaria_ginimadeira_diss.pdf.txtExtracted texttext/plain214614https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-6ACH9P/2/anamaria_ginimadeira_diss.pdf.txtd6f4fcb2a2997396ee7cd3df7726cb08MD521843/ALDR-6ACH9P2019-11-14 06:19:25.805oai:repositorio.ufmg.br:1843/ALDR-6ACH9PRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:19:25Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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