Experiências de indisciplina e aprendizagem: um estudo de caso em uma turma de um curso livre de inglês
Ano de defesa: | 2009 |
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Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
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País: |
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/LETR-8T9PDB |
Resumo: | Esta pesquisa foi realizada em um curso de inglês, que é parte de uma rede tradicional de escolas de idiomas no Brasil, de uma cidade do interior de Minas Gerais. O estudo teve como objetivo investigar as experiências de indisciplina e aprendizagem de uma professora e estudantes adolescentes na sala de aula. Para tal, averiguamos a relação entre indisciplina e fatores como (a) as crenças dos estudantes e professores acerca da indisciplina; (b) os motivos dos estudantes para estudar inglês; (c) as tarefas de sala de aula; e (c) as ações e atitudes da professora, vislumbrando, em última instância, compreender de que forma a indisciplina afeta o processo de ensino e aprendizagem de inglês para, assim, buscar subsídios para um melhor aproveitamento das oportunidades de aprendizagem que a sala de aula propicia. O referencial teórico apoiou-se nas Experiências de Sala de Aula (Miccoli, 1997, 2000, 2003, 2004, 2007a, 2007b, 2007c, 2007d, 2007e), as quais foram interpretadas através da Teoria da Atividade (Coughlan e Duff, 1994; Lantolf e Thorne, 2006; e outros). Além disso, uma bibliografia sobre indisciplina e suas causas (Amado, 1998, 2000, 2001; Aquino, 1996; Bzuneck, 2004; Castro, 2003; Guimarães, 1996; Guimarães, 2004a, 2004b; La Taille, 1996; Passo, 1996; Rego, 1996; Salles, 2005; Sayão e Aquino, 2007 e outros), bem como questões psicológicas da adolescência, através da Teoria da Adolescência de Erikson (1950, 1959, 1968, 1976), compõem o marco teórico. Os resultados sugerem que as concepções de disciplina e indisciplina da professora, bem como as circunstâncias de seu ambiente de trabalho, modulam suas ações, tomadas de decisão e escolhas metodológicas, acarretando um desencontro entre suas escolhas e as expectativas dos estudantes e, consequentemente, prejudicando a relação professor-aluno, desfavorecendo a criação de um ambiente propenso à aprendizagem e, em última instância, a própria aprendizagem. |
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Laura Stella MiccoliVera Lucia M de Oliveira e PaivaLiliane Assis Sade ResendeCarolina Vianini Amaral Lima2019-08-11T03:18:43Z2019-08-11T03:18:43Z2009-08-07http://hdl.handle.net/1843/LETR-8T9PDBEsta pesquisa foi realizada em um curso de inglês, que é parte de uma rede tradicional de escolas de idiomas no Brasil, de uma cidade do interior de Minas Gerais. O estudo teve como objetivo investigar as experiências de indisciplina e aprendizagem de uma professora e estudantes adolescentes na sala de aula. Para tal, averiguamos a relação entre indisciplina e fatores como (a) as crenças dos estudantes e professores acerca da indisciplina; (b) os motivos dos estudantes para estudar inglês; (c) as tarefas de sala de aula; e (c) as ações e atitudes da professora, vislumbrando, em última instância, compreender de que forma a indisciplina afeta o processo de ensino e aprendizagem de inglês para, assim, buscar subsídios para um melhor aproveitamento das oportunidades de aprendizagem que a sala de aula propicia. O referencial teórico apoiou-se nas Experiências de Sala de Aula (Miccoli, 1997, 2000, 2003, 2004, 2007a, 2007b, 2007c, 2007d, 2007e), as quais foram interpretadas através da Teoria da Atividade (Coughlan e Duff, 1994; Lantolf e Thorne, 2006; e outros). Além disso, uma bibliografia sobre indisciplina e suas causas (Amado, 1998, 2000, 2001; Aquino, 1996; Bzuneck, 2004; Castro, 2003; Guimarães, 1996; Guimarães, 2004a, 2004b; La Taille, 1996; Passo, 1996; Rego, 1996; Salles, 2005; Sayão e Aquino, 2007 e outros), bem como questões psicológicas da adolescência, através da Teoria da Adolescência de Erikson (1950, 1959, 1968, 1976), compõem o marco teórico. Os resultados sugerem que as concepções de disciplina e indisciplina da professora, bem como as circunstâncias de seu ambiente de trabalho, modulam suas ações, tomadas de decisão e escolhas metodológicas, acarretando um desencontro entre suas escolhas e as expectativas dos estudantes e, consequentemente, prejudicando a relação professor-aluno, desfavorecendo a criação de um ambiente propenso à aprendizagem e, em última instância, a própria aprendizagem.This piece of research was carried out at an English Language Institute in Minas Gerais, which is part of a traditional network of English language schools in Brazil. It was aimed at investigating the experiences of indiscipline lived by a teacher and her teenage students in the classroom and its impact on learning. Hence, the relationship between disruptive behavior and aspects such as (a) the teacher and the students conceptions of indiscipline; (b) students reasons to study English; (c) the tasks used in the classroom and (d) the teachers actions and attitudes was investigated, so as to try to understand the ways in which indiscipline affects the process of teaching and learning English, with a view to make the best of the learning opportunities that the classroom offers. The theoretical framework includes Classroom Experiences (Miccoli, 1997, 2000, 2003, 2004, 2007a, 2007b, 2007c, 2007d, 2007e), which are framed within Activity Theory (Coughlan e Duff, 1994; Lantolf e Thorne, 2006; and others). In addition, references on indiscipline and its causes, (Amado, 1998, 2000, 2001; Aquino, 1996; Bzuneck, 2004; Castro, 2003; Guimarães, 1996; Guimarães, 2004a, 2004b; La Taille, 1996; Passo, 1996; Rego, 1996; Salles, 2005; Sayão e Aquino, 2007 e outros), along with adolescence psychological issues, through Erikson Adolescence Theory (1950, 1959, 1968, 1976), compose the theoretical framework. The results suggest that teachers conceptions of both discipline and indiscipline, as well as the circumstances of her working environment, affect her actions, decision making and methodological choices, leading to a mismatch between her pedagogical choices and students expectations and, consequently, impairing the teacher-student relationship, disfavoring the emergence of a favorable learning environment, which, ultimately, affects students learning experiences.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLingüísticaLíngua inglesa Estudo e ensino Falantes de português BrasilAprendizagem AvaliaçãoAmbiente de sala de aulaAquisição da segunda linguagemProfessores e alunosProfessores FormaçãoProfessores de línguas AtitudesManejo de classeDisciplina escolarAprendizagem de inglesindisciplinaExperiências de indisciplina e aprendizagem: um estudo de caso em uma turma de um curso livre de inglêsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_carolina_vianini_amaral_lima.pdfapplication/pdf1384004https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-8T9PDB/1/disserta__o_carolina_vianini_amaral_lima.pdf17b7bb2ae8c3b3776611d3a7a4781bcfMD51TEXTdisserta__o_carolina_vianini_amaral_lima.pdf.txtdisserta__o_carolina_vianini_amaral_lima.pdf.txtExtracted texttext/plain384227https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-8T9PDB/2/disserta__o_carolina_vianini_amaral_lima.pdf.txtd3a550686a8120a1e9eb862d2f49a855MD521843/LETR-8T9PDB2019-11-14 07:44:30.469oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-8T9PDBRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:44:30Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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Esta pesquisa foi realizada em um curso de inglês, que é parte de uma rede tradicional de escolas de idiomas no Brasil, de uma cidade do interior de Minas Gerais. O estudo teve como objetivo investigar as experiências de indisciplina e aprendizagem de uma professora e estudantes adolescentes na sala de aula. Para tal, averiguamos a relação entre indisciplina e fatores como (a) as crenças dos estudantes e professores acerca da indisciplina; (b) os motivos dos estudantes para estudar inglês; (c) as tarefas de sala de aula; e (c) as ações e atitudes da professora, vislumbrando, em última instância, compreender de que forma a indisciplina afeta o processo de ensino e aprendizagem de inglês para, assim, buscar subsídios para um melhor aproveitamento das oportunidades de aprendizagem que a sala de aula propicia. O referencial teórico apoiou-se nas Experiências de Sala de Aula (Miccoli, 1997, 2000, 2003, 2004, 2007a, 2007b, 2007c, 2007d, 2007e), as quais foram interpretadas através da Teoria da Atividade (Coughlan e Duff, 1994; Lantolf e Thorne, 2006; e outros). Além disso, uma bibliografia sobre indisciplina e suas causas (Amado, 1998, 2000, 2001; Aquino, 1996; Bzuneck, 2004; Castro, 2003; Guimarães, 1996; Guimarães, 2004a, 2004b; La Taille, 1996; Passo, 1996; Rego, 1996; Salles, 2005; Sayão e Aquino, 2007 e outros), bem como questões psicológicas da adolescência, através da Teoria da Adolescência de Erikson (1950, 1959, 1968, 1976), compõem o marco teórico. Os resultados sugerem que as concepções de disciplina e indisciplina da professora, bem como as circunstâncias de seu ambiente de trabalho, modulam suas ações, tomadas de decisão e escolhas metodológicas, acarretando um desencontro entre suas escolhas e as expectativas dos estudantes e, consequentemente, prejudicando a relação professor-aluno, desfavorecendo a criação de um ambiente propenso à aprendizagem e, em última instância, a própria aprendizagem. |
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