Educação musical e promoção da saúde: uma proposta de leitura interdisciplinar

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Marco Andree Morel Teliz
Orientador(a): Joao Gabriel Marques Fonseca
Banca de defesa: Raphael Augusto Teixeira de Aguiar, Oiliam Jose Lanna
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-984NDC
Resumo: Sabe-se que a música desempenha papéis peculiares na vida do ser humano. Fatores como a cultura de uma determinada sociedade, o ambiente de formação de um indivíduo, ou mesmo suas preferências artísticas são alguns dos elementos determinantes do grau de influência que a prática musical ou sua escuta exerce sobre as pessoas. Desde muito cedo rituais ligados à prática musical têm lugar de destaque em diferentes sociedades, e sua importância como fonte de cultura foi foco de estudos durante anos. Com o advento da neurociência e a ascensão de pesquisas que priorizam o fazer musical em seu lado científico, novos aspectos passam a ser observados ao se tratar de Educação Musical. O ensino da música deixa de ter um lugar essencialmente didático e ganha cada vez mais espaço ao se tratar de ciência. Pesquisas relacionadas aos aspectos cognitivos e à plasticidade cerebral se incrementam cada vez mais no meio científico, e a prática musical passa então a ser enxergada como um fator promotor de saúde e passa a estar inserida em programas de Promoção de Saúde. Este trabalho aborda conceitos como Música, Educação Musical e Promoção da Saúde e a relação existente entre eles, na tentativa de explanar sobre quais são os fatores conectores entre o fazer musical e a manutenção da qualidade de vida nos seres humanos. Além disso, busca-se por meio dos trabalhos pesquisados, exemplificar e justificar como a capacidade de concentração, a disciplina, a capacidade de pensar, a autoconfiança, a memória e a sensibilidade humana constituem fatores moldáveis pela prática musical.
id UFMG_e4f76b0e99039c09335d561ca306e175
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-984NDC
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Joao Gabriel Marques FonsecaRaphael Augusto Teixeira de AguiarOiliam Jose LannaMarco Andree Morel Teliz2019-08-10T13:52:14Z2019-08-10T13:52:14Z2012-12-10http://hdl.handle.net/1843/AAGS-984NDCSabe-se que a música desempenha papéis peculiares na vida do ser humano. Fatores como a cultura de uma determinada sociedade, o ambiente de formação de um indivíduo, ou mesmo suas preferências artísticas são alguns dos elementos determinantes do grau de influência que a prática musical ou sua escuta exerce sobre as pessoas. Desde muito cedo rituais ligados à prática musical têm lugar de destaque em diferentes sociedades, e sua importância como fonte de cultura foi foco de estudos durante anos. Com o advento da neurociência e a ascensão de pesquisas que priorizam o fazer musical em seu lado científico, novos aspectos passam a ser observados ao se tratar de Educação Musical. O ensino da música deixa de ter um lugar essencialmente didático e ganha cada vez mais espaço ao se tratar de ciência. Pesquisas relacionadas aos aspectos cognitivos e à plasticidade cerebral se incrementam cada vez mais no meio científico, e a prática musical passa então a ser enxergada como um fator promotor de saúde e passa a estar inserida em programas de Promoção de Saúde. Este trabalho aborda conceitos como Música, Educação Musical e Promoção da Saúde e a relação existente entre eles, na tentativa de explanar sobre quais são os fatores conectores entre o fazer musical e a manutenção da qualidade de vida nos seres humanos. Além disso, busca-se por meio dos trabalhos pesquisados, exemplificar e justificar como a capacidade de concentração, a disciplina, a capacidade de pensar, a autoconfiança, a memória e a sensibilidade humana constituem fatores moldáveis pela prática musical.Music is believed to perform different roles in human history. The culture of a specific society, the formative context as well as artistic preferences are one of the multiple factors that determine the kind of influence that music training and music listening provide upon each person. Since early ages, different rituals involving music had a special highlight on wide-ranging societies, and their capacity as cultural source was target of several studies for many years. With the neuroscience outbreak and the upcoming researches emphasizing the music practice from a scientific point of view, new music attributes have been analyzed considering Music Education. Music learning shifts its classic and didactic role and gains an important place on science investigations as well as investigations related with cognitive aspects and cerebral plasticity. Furthermore, music training begins to be noted as an important factor in Health Promotion, being part of different Health Promotion Programs. This study embraces several concepts as Music, Music Education and Health Promotion as well as their close relationship. The main goal of this work is to explain the multiple factors that link musical experience and human health quality. Moreover, through several researches quoted in this study, we give some directed examples and explanations about how mental focus capacity, discipline, reasoning, self-confidence, memory capacity and human sensibility are part of the mutable elements that music training can bring for everyone.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMusicoterapiaMusicaEducação musicalMusicoterapiaPromoção da SaúdeEducação MusicalMúsicaEducação musical e promoção da saúde: uma proposta de leitura interdisciplinarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmarco_morel___disserta__o_final.pdfapplication/pdf231590https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-984NDC/1/marco_morel___disserta__o_final.pdfcc92c13abb493414ee1f9818658b702cMD51TEXTmarco_morel___disserta__o_final.pdf.txtmarco_morel___disserta__o_final.pdf.txtExtracted texttext/plain78367https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-984NDC/2/marco_morel___disserta__o_final.pdf.txt0554f3c0349f413db57a5ea68b7f1a56MD521843/AAGS-984NDC2022-05-24 16:55:40.268oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-984NDCRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-05-24T19:55:40Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação musical e promoção da saúde: uma proposta de leitura interdisciplinar
title Educação musical e promoção da saúde: uma proposta de leitura interdisciplinar
spellingShingle Educação musical e promoção da saúde: uma proposta de leitura interdisciplinar
Marco Andree Morel Teliz
Musicoterapia
Promoção da Saúde
Educação Musical
Música
Musicoterapia
Musica
Educação musical
title_short Educação musical e promoção da saúde: uma proposta de leitura interdisciplinar
title_full Educação musical e promoção da saúde: uma proposta de leitura interdisciplinar
title_fullStr Educação musical e promoção da saúde: uma proposta de leitura interdisciplinar
title_full_unstemmed Educação musical e promoção da saúde: uma proposta de leitura interdisciplinar
title_sort Educação musical e promoção da saúde: uma proposta de leitura interdisciplinar
author Marco Andree Morel Teliz
author_facet Marco Andree Morel Teliz
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Joao Gabriel Marques Fonseca
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Raphael Augusto Teixeira de Aguiar
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Oiliam Jose Lanna
dc.contributor.author.fl_str_mv Marco Andree Morel Teliz
contributor_str_mv Joao Gabriel Marques Fonseca
Raphael Augusto Teixeira de Aguiar
Oiliam Jose Lanna
dc.subject.por.fl_str_mv Musicoterapia
Promoção da Saúde
Educação Musical
Música
topic Musicoterapia
Promoção da Saúde
Educação Musical
Música
Musicoterapia
Musica
Educação musical
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Musicoterapia
Musica
Educação musical
description Sabe-se que a música desempenha papéis peculiares na vida do ser humano. Fatores como a cultura de uma determinada sociedade, o ambiente de formação de um indivíduo, ou mesmo suas preferências artísticas são alguns dos elementos determinantes do grau de influência que a prática musical ou sua escuta exerce sobre as pessoas. Desde muito cedo rituais ligados à prática musical têm lugar de destaque em diferentes sociedades, e sua importância como fonte de cultura foi foco de estudos durante anos. Com o advento da neurociência e a ascensão de pesquisas que priorizam o fazer musical em seu lado científico, novos aspectos passam a ser observados ao se tratar de Educação Musical. O ensino da música deixa de ter um lugar essencialmente didático e ganha cada vez mais espaço ao se tratar de ciência. Pesquisas relacionadas aos aspectos cognitivos e à plasticidade cerebral se incrementam cada vez mais no meio científico, e a prática musical passa então a ser enxergada como um fator promotor de saúde e passa a estar inserida em programas de Promoção de Saúde. Este trabalho aborda conceitos como Música, Educação Musical e Promoção da Saúde e a relação existente entre eles, na tentativa de explanar sobre quais são os fatores conectores entre o fazer musical e a manutenção da qualidade de vida nos seres humanos. Além disso, busca-se por meio dos trabalhos pesquisados, exemplificar e justificar como a capacidade de concentração, a disciplina, a capacidade de pensar, a autoconfiança, a memória e a sensibilidade humana constituem fatores moldáveis pela prática musical.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-12-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T13:52:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T13:52:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/AAGS-984NDC
url http://hdl.handle.net/1843/AAGS-984NDC
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-984NDC/1/marco_morel___disserta__o_final.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-984NDC/2/marco_morel___disserta__o_final.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv cc92c13abb493414ee1f9818658b702c
0554f3c0349f413db57a5ea68b7f1a56
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793891032988909568