Em busca da fama: performances e representações no programa Idolos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Marina Lopes Andalecio
Orientador(a): Vera Regina Veiga Franca
Banca de defesa: Maria Aparecida Baccega, Carlos Alberto Avila Araujo
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/FAFI-85NMPC
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal pensar sobre como os participantes do reality show Ídolos, veiculado pela Rede Record de Televisão, performam a si mesmos diante de seus públicos, na busca por destaque e por ocupar o lugar de celebridade. Tendo isso em vista, é feita a discussão dos conceitos performance, representação, celebridade e enquadramento, os quais se mostram importantes para embasar a análise empírica, ao possibilitar que pensemos sobre como os sujeitos desenvolvem suas ações em relação àqueles com quem interagem e sobre os universos de sentido que atravessam as ações dentro desse reality show. São desenvolvidas, então, reflexões sobre o formato e a estrutura do programa; sobre como os indivíduos afetam uns aos outros, através de suas ações em uma situação de interação; sobre o universo de sentidos que está por trás do fenômeno das celebridades e o tipo de relação que ele faz emergir entre os sujeitos, assim como sobre significados compartilhados que permeiam a vida social. Para a realização do estudo, foi definido como corpus deste trabalho a terceira temporada do programa, veiculada em 2008. Mais especificamente, focou-se a análise das participações do vencedor do Ídolos, Rafael Barreto, de quem são observadas as interações com os jurados, com o apresentador, com os outros participantes, com o auditório e com os telespectadores, durante toda a temporada. A escolha desse participante se deve à sua trajetória dentro do programa, que possibilita o entendimento de como as ações são tecidas ao longo do reality show. Conforme a concepção que orienta este trabalho, entendem-se os sujeitos e o social como constituídos e constituintes da interação; assim como a interação como lócus em que se dão a ver significados e práticas que permeiam as relações sociais.
id UFMG_e7bd8fdee7659cf0e306f32165b8c87b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAFI-85NMPC
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Vera Regina Veiga FrancaMaria Aparecida BaccegaCarlos Alberto Avila AraujoMarina Lopes Andalecio2019-08-13T04:32:32Z2019-08-13T04:32:32Z2010-04-20http://hdl.handle.net/1843/FAFI-85NMPCO presente trabalho tem como objetivo principal pensar sobre como os participantes do reality show Ídolos, veiculado pela Rede Record de Televisão, performam a si mesmos diante de seus públicos, na busca por destaque e por ocupar o lugar de celebridade. Tendo isso em vista, é feita a discussão dos conceitos performance, representação, celebridade e enquadramento, os quais se mostram importantes para embasar a análise empírica, ao possibilitar que pensemos sobre como os sujeitos desenvolvem suas ações em relação àqueles com quem interagem e sobre os universos de sentido que atravessam as ações dentro desse reality show. São desenvolvidas, então, reflexões sobre o formato e a estrutura do programa; sobre como os indivíduos afetam uns aos outros, através de suas ações em uma situação de interação; sobre o universo de sentidos que está por trás do fenômeno das celebridades e o tipo de relação que ele faz emergir entre os sujeitos, assim como sobre significados compartilhados que permeiam a vida social. Para a realização do estudo, foi definido como corpus deste trabalho a terceira temporada do programa, veiculada em 2008. Mais especificamente, focou-se a análise das participações do vencedor do Ídolos, Rafael Barreto, de quem são observadas as interações com os jurados, com o apresentador, com os outros participantes, com o auditório e com os telespectadores, durante toda a temporada. A escolha desse participante se deve à sua trajetória dentro do programa, que possibilita o entendimento de como as ações são tecidas ao longo do reality show. Conforme a concepção que orienta este trabalho, entendem-se os sujeitos e o social como constituídos e constituintes da interação; assim como a interação como lócus em que se dão a ver significados e práticas que permeiam as relações sociais.This studys main purpose is to discuss how the participants of the reality show Ídolos, broadcasted by Rede Record de Televisão, perform themselves to their publics, in order to attract attention and achieve the position of celebrities. Thus, we are discussing the notions of performance, representation, celebrity and framing, which proved to be important concepts to guide our empirical analysis, once they enabled us to discuss both how individuals act towards those with whom they are interacting and how a world of meanings and significations crosses the actions in this reality show. We developed discussions concerningthe format and structure of the program; the reciprocal affectation between the competitors while acting in a situation of interaction; the universe of meanings and significations hidden behind the phenomenon of celebrities; the kind of relationship that this universe establishedamong individuals as well as the shared meanings that cross social life. The corpus of this work is the program's third season, broadcasted in 2008. More specifically, we chose to focus on the participation of the winner of Ídolos, Rafael Barreto. We analyzed his interactions withmembers of the jury, the presenter, other competitors, the audience and the viewers, throughout the season. The choice of Rafael Barreto was due to his route in the program, which enabled an understanding of how the actions were weaved along the reality show. According to the conceptions that guide this work, we understand that the subjects and thesocial are constituted and constituent of an interaction. We also understand the interaction as a place a locus where we can see meanings and practices that cross social relations.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPerformance (Arte)ComunicaçãoComunicação de massaÍdolos (Programa de televisão)CelebridadesReality showPerformancesComunicação de massaIdolosCelebridadesEm busca da fama: performances e representações no programa Idolosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao___marina_lopes_andalecio___final.pdfapplication/pdf692171https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAFI-85NMPC/1/dissertacao___marina_lopes_andalecio___final.pdf3a1cca6343c77f4a445bb420e3863fb9MD51TEXTdissertacao___marina_lopes_andalecio___final.pdf.txtdissertacao___marina_lopes_andalecio___final.pdf.txtExtracted texttext/plain305816https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAFI-85NMPC/2/dissertacao___marina_lopes_andalecio___final.pdf.txte41828b0cc6795a266d7199957f8bb99MD521843/FAFI-85NMPC2019-11-14 21:12:26.231oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAFI-85NMPCRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T00:12:26Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Em busca da fama: performances e representações no programa Idolos
title Em busca da fama: performances e representações no programa Idolos
spellingShingle Em busca da fama: performances e representações no programa Idolos
Marina Lopes Andalecio
Reality show
Performances
Comunicação de massa
Idolos
Celebridades
Performance (Arte)
Comunicação
Comunicação de massa
Ídolos (Programa de televisão)
Celebridades
title_short Em busca da fama: performances e representações no programa Idolos
title_full Em busca da fama: performances e representações no programa Idolos
title_fullStr Em busca da fama: performances e representações no programa Idolos
title_full_unstemmed Em busca da fama: performances e representações no programa Idolos
title_sort Em busca da fama: performances e representações no programa Idolos
author Marina Lopes Andalecio
author_facet Marina Lopes Andalecio
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vera Regina Veiga Franca
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria Aparecida Baccega
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Carlos Alberto Avila Araujo
dc.contributor.author.fl_str_mv Marina Lopes Andalecio
contributor_str_mv Vera Regina Veiga Franca
Maria Aparecida Baccega
Carlos Alberto Avila Araujo
dc.subject.por.fl_str_mv Reality show
Performances
Comunicação de massa
Idolos
Celebridades
topic Reality show
Performances
Comunicação de massa
Idolos
Celebridades
Performance (Arte)
Comunicação
Comunicação de massa
Ídolos (Programa de televisão)
Celebridades
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Performance (Arte)
Comunicação
Comunicação de massa
Ídolos (Programa de televisão)
Celebridades
description O presente trabalho tem como objetivo principal pensar sobre como os participantes do reality show Ídolos, veiculado pela Rede Record de Televisão, performam a si mesmos diante de seus públicos, na busca por destaque e por ocupar o lugar de celebridade. Tendo isso em vista, é feita a discussão dos conceitos performance, representação, celebridade e enquadramento, os quais se mostram importantes para embasar a análise empírica, ao possibilitar que pensemos sobre como os sujeitos desenvolvem suas ações em relação àqueles com quem interagem e sobre os universos de sentido que atravessam as ações dentro desse reality show. São desenvolvidas, então, reflexões sobre o formato e a estrutura do programa; sobre como os indivíduos afetam uns aos outros, através de suas ações em uma situação de interação; sobre o universo de sentidos que está por trás do fenômeno das celebridades e o tipo de relação que ele faz emergir entre os sujeitos, assim como sobre significados compartilhados que permeiam a vida social. Para a realização do estudo, foi definido como corpus deste trabalho a terceira temporada do programa, veiculada em 2008. Mais especificamente, focou-se a análise das participações do vencedor do Ídolos, Rafael Barreto, de quem são observadas as interações com os jurados, com o apresentador, com os outros participantes, com o auditório e com os telespectadores, durante toda a temporada. A escolha desse participante se deve à sua trajetória dentro do programa, que possibilita o entendimento de como as ações são tecidas ao longo do reality show. Conforme a concepção que orienta este trabalho, entendem-se os sujeitos e o social como constituídos e constituintes da interação; assim como a interação como lócus em que se dão a ver significados e práticas que permeiam as relações sociais.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-04-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T04:32:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T04:32:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/FAFI-85NMPC
url http://hdl.handle.net/1843/FAFI-85NMPC
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAFI-85NMPC/1/dissertacao___marina_lopes_andalecio___final.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAFI-85NMPC/2/dissertacao___marina_lopes_andalecio___final.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3a1cca6343c77f4a445bb420e3863fb9
e41828b0cc6795a266d7199957f8bb99
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801677293082378240