As repercussões do Programa Poupança Jovem nas experiências escolares de jovens egressos do ensino médio em Ribeirão das Neves
Ano de defesa: | 2011 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9NCLC4 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como principal objetivo investigar as repercussões do programa Poupança Jovem nas experiências escolares de jovens egressos do ensino médio em Ribeirão das Neves - MG. Para tanto, foi realizado um estudo de caso envolvendo de três momentos da trajetória destes jovens. Para a primeira fase utilizamos um banco de dados secundário criado no ano de 2007 por uma equipe de consultoria. Este banco de dados possuía informações sobre o perfil dos jovens matriculados no primeiro ano do Ensino Médio em todas as escolas da rede estadual de Ribeirão das Neves, com um total de 3.426 respondentes ao questionário. No segundo momento duas escolas foram escolhidas para que os questionários fossem reaplicados para os alunos do terceiro ano, perfazendo um total de 120 alunos. E por fim, foram realizadas entrevistas com doze participantes do programa, sendo oito jovens alunos, uma aluna adulta, duas educadoras e uma gestora do programa. Além da aplicação dos questionários e realização das entrevistas, também foram feitas análises de documentos relacionados ao Poupança Jovem. Partindo de uma análise sob o olhar da sociologia da juventude, foi possível perceber como os jovens avaliam a experiência do programa como positiva para suas vidas e ao mesmo tempo são capazes de apontar falhas e sugestões que podem contribuir para o avanço das políticas públicas voltadas para a juventude. Diante dos resultados encontrados nesta investigação, destacamos que o Poupança Jovem repercute de maneiras diversas para cada jovem, em geral estas repercussão são tidas como positivas por eles, principalmente no âmbito da sociabilidade e do benefício financeiro, porém apresenta pouco ou nenhum reflexo na experiência do Ensino Médio. |
id |
UFMG_e8bef2901b3c2376fcd4fe57ecebec0e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9NCLC4 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Geraldo Magela Pereira LeaoLeoncio Jose Gomes SoaresJosé Eustáquio de BritoMarlucy Alves ParaisoHelen Cristina do Carmo2019-08-09T12:30:33Z2019-08-09T12:30:33Z2011-08-31http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9NCLC4Esta pesquisa teve como principal objetivo investigar as repercussões do programa Poupança Jovem nas experiências escolares de jovens egressos do ensino médio em Ribeirão das Neves - MG. Para tanto, foi realizado um estudo de caso envolvendo de três momentos da trajetória destes jovens. Para a primeira fase utilizamos um banco de dados secundário criado no ano de 2007 por uma equipe de consultoria. Este banco de dados possuía informações sobre o perfil dos jovens matriculados no primeiro ano do Ensino Médio em todas as escolas da rede estadual de Ribeirão das Neves, com um total de 3.426 respondentes ao questionário. No segundo momento duas escolas foram escolhidas para que os questionários fossem reaplicados para os alunos do terceiro ano, perfazendo um total de 120 alunos. E por fim, foram realizadas entrevistas com doze participantes do programa, sendo oito jovens alunos, uma aluna adulta, duas educadoras e uma gestora do programa. Além da aplicação dos questionários e realização das entrevistas, também foram feitas análises de documentos relacionados ao Poupança Jovem. Partindo de uma análise sob o olhar da sociologia da juventude, foi possível perceber como os jovens avaliam a experiência do programa como positiva para suas vidas e ao mesmo tempo são capazes de apontar falhas e sugestões que podem contribuir para o avanço das políticas públicas voltadas para a juventude. Diante dos resultados encontrados nesta investigação, destacamos que o Poupança Jovem repercute de maneiras diversas para cada jovem, em geral estas repercussão são tidas como positivas por eles, principalmente no âmbito da sociabilidade e do benefício financeiro, porém apresenta pouco ou nenhum reflexo na experiência do Ensino Médio.This research aimed to investigate the impact of the Poupança Jovem Program in educational trajectories of young graduates from high school in Ribeirão das Neves Minas Gerais. As part of the research we conducted a case study involving three moments of the trajectory of these young people. In the first phase we used a secondary database that was originally created in 2007. The database was created by a consulting team hired to analyze the profile of young people enrolled in the first year of secondary education in all schools of Ribeirão das Neves. This included 3,426 students who were asked to complete a questionnaire. In the second phase two schools were chosen to reapply the questionnaires for third year students. This included 120 students. In the third and final phase interviews were conducted with 12 participants. This included 8 young students, 1 adult student, 2 teachers, and 1 program manager. The researchers, in addition to applying questionnaires and conducting interviews, also analyzed documents related to the Poupança Jovem. Based on an analysis from the perspective of the sociology of youth, it was possible to observe how young people evaluate the program as a positive experience for their lives and at the same time are able to point out deficiencies and/or make suggestions that may contribute to the advancement of public policies aimed at youth. Based upon the findings in this study the researchers would like to emphasize that the Poupança Jovem resonates differently for each individual. In general these are taken as positive repercussions for students, especially in the context of sociability and financial benefit, but it has little or no reflection on their overall high school experience.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoPolíticas públicas Juventude Aspectos sociaisEnsino médioPolíticas públicasJuventudeEnsino médioAs repercussões do Programa Poupança Jovem nas experiências escolares de jovens egressos do ensino médio em Ribeirão das Nevesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_helen_cristina_do_carmo___2011.pdfapplication/pdf1684794https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9NCLC4/1/disserta__o_helen_cristina_do_carmo___2011.pdf56fcd595a808bd6c3583c6a42ec29c58MD51TEXTdisserta__o_helen_cristina_do_carmo___2011.pdf.txtdisserta__o_helen_cristina_do_carmo___2011.pdf.txtExtracted texttext/plain233711https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9NCLC4/2/disserta__o_helen_cristina_do_carmo___2011.pdf.txt06ed0138a1a3884819703047aa37ea39MD521843/BUBD-9NCLC42019-11-14 10:32:49.125oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9NCLC4Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:32:49Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As repercussões do Programa Poupança Jovem nas experiências escolares de jovens egressos do ensino médio em Ribeirão das Neves |
title |
As repercussões do Programa Poupança Jovem nas experiências escolares de jovens egressos do ensino médio em Ribeirão das Neves |
spellingShingle |
As repercussões do Programa Poupança Jovem nas experiências escolares de jovens egressos do ensino médio em Ribeirão das Neves Helen Cristina do Carmo Políticas públicas Juventude Ensino médio Educação Políticas públicas Juventude Aspectos sociais Ensino médio |
title_short |
As repercussões do Programa Poupança Jovem nas experiências escolares de jovens egressos do ensino médio em Ribeirão das Neves |
title_full |
As repercussões do Programa Poupança Jovem nas experiências escolares de jovens egressos do ensino médio em Ribeirão das Neves |
title_fullStr |
As repercussões do Programa Poupança Jovem nas experiências escolares de jovens egressos do ensino médio em Ribeirão das Neves |
title_full_unstemmed |
As repercussões do Programa Poupança Jovem nas experiências escolares de jovens egressos do ensino médio em Ribeirão das Neves |
title_sort |
As repercussões do Programa Poupança Jovem nas experiências escolares de jovens egressos do ensino médio em Ribeirão das Neves |
author |
Helen Cristina do Carmo |
author_facet |
Helen Cristina do Carmo |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Geraldo Magela Pereira Leao |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Leoncio Jose Gomes Soares |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
José Eustáquio de Brito |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Marlucy Alves Paraiso |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Helen Cristina do Carmo |
contributor_str_mv |
Geraldo Magela Pereira Leao Leoncio Jose Gomes Soares José Eustáquio de Brito Marlucy Alves Paraiso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas públicas Juventude Ensino médio |
topic |
Políticas públicas Juventude Ensino médio Educação Políticas públicas Juventude Aspectos sociais Ensino médio |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Políticas públicas Juventude Aspectos sociais Ensino médio |
description |
Esta pesquisa teve como principal objetivo investigar as repercussões do programa Poupança Jovem nas experiências escolares de jovens egressos do ensino médio em Ribeirão das Neves - MG. Para tanto, foi realizado um estudo de caso envolvendo de três momentos da trajetória destes jovens. Para a primeira fase utilizamos um banco de dados secundário criado no ano de 2007 por uma equipe de consultoria. Este banco de dados possuía informações sobre o perfil dos jovens matriculados no primeiro ano do Ensino Médio em todas as escolas da rede estadual de Ribeirão das Neves, com um total de 3.426 respondentes ao questionário. No segundo momento duas escolas foram escolhidas para que os questionários fossem reaplicados para os alunos do terceiro ano, perfazendo um total de 120 alunos. E por fim, foram realizadas entrevistas com doze participantes do programa, sendo oito jovens alunos, uma aluna adulta, duas educadoras e uma gestora do programa. Além da aplicação dos questionários e realização das entrevistas, também foram feitas análises de documentos relacionados ao Poupança Jovem. Partindo de uma análise sob o olhar da sociologia da juventude, foi possível perceber como os jovens avaliam a experiência do programa como positiva para suas vidas e ao mesmo tempo são capazes de apontar falhas e sugestões que podem contribuir para o avanço das políticas públicas voltadas para a juventude. Diante dos resultados encontrados nesta investigação, destacamos que o Poupança Jovem repercute de maneiras diversas para cada jovem, em geral estas repercussão são tidas como positivas por eles, principalmente no âmbito da sociabilidade e do benefício financeiro, porém apresenta pouco ou nenhum reflexo na experiência do Ensino Médio. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-08-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-09T12:30:33Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-09T12:30:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9NCLC4 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9NCLC4 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9NCLC4/1/disserta__o_helen_cristina_do_carmo___2011.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9NCLC4/2/disserta__o_helen_cristina_do_carmo___2011.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
56fcd595a808bd6c3583c6a42ec29c58 06ed0138a1a3884819703047aa37ea39 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1793891077743181824 |