As repercussões do Programa Poupança Jovem nas experiências escolares de jovens egressos do ensino médio em Ribeirão das Neves

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Helen Cristina do Carmo
Orientador(a): Geraldo Magela Pereira Leao
Banca de defesa: Leoncio Jose Gomes Soares, José Eustáquio de Brito, Marlucy Alves Paraiso
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9NCLC4
Resumo: Esta pesquisa teve como principal objetivo investigar as repercussões do programa Poupança Jovem nas experiências escolares de jovens egressos do ensino médio em Ribeirão das Neves - MG. Para tanto, foi realizado um estudo de caso envolvendo de três momentos da trajetória destes jovens. Para a primeira fase utilizamos um banco de dados secundário criado no ano de 2007 por uma equipe de consultoria. Este banco de dados possuía informações sobre o perfil dos jovens matriculados no primeiro ano do Ensino Médio em todas as escolas da rede estadual de Ribeirão das Neves, com um total de 3.426 respondentes ao questionário. No segundo momento duas escolas foram escolhidas para que os questionários fossem reaplicados para os alunos do terceiro ano, perfazendo um total de 120 alunos. E por fim, foram realizadas entrevistas com doze participantes do programa, sendo oito jovens alunos, uma aluna adulta, duas educadoras e uma gestora do programa. Além da aplicação dos questionários e realização das entrevistas, também foram feitas análises de documentos relacionados ao Poupança Jovem. Partindo de uma análise sob o olhar da sociologia da juventude, foi possível perceber como os jovens avaliam a experiência do programa como positiva para suas vidas e ao mesmo tempo são capazes de apontar falhas e sugestões que podem contribuir para o avanço das políticas públicas voltadas para a juventude. Diante dos resultados encontrados nesta investigação, destacamos que o Poupança Jovem repercute de maneiras diversas para cada jovem, em geral estas repercussão são tidas como positivas por eles, principalmente no âmbito da sociabilidade e do benefício financeiro, porém apresenta pouco ou nenhum reflexo na experiência do Ensino Médio.
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