A promoção da igualdade racial e a política pública de formação dos professores da Educação Infantil em Belo Horizonte
Ano de defesa: | 2016 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
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País: |
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANHQU9 |
Resumo: | A dissertação teve como objetivo discutir aspectos das políticas públicas nacionais e municipais de promoção da igualdade racial e refletir sobre o processo de formação continuada desenvolvido por diferentes instâncias da Secretaria Municipal de Educação SMED junto às professoras de Educação Infantil em creches conveniadas com a Prefeitura de Belo Horizonte PBH e em Unidades Municipais de Educação Infantil Umei's da cidade. Indagamos inicialmente em que medida o sistema municipal de ensino tem oferecido condições para que as professoras da Educação Infantil se percebam como sujeitos protagonistas do processo d implementação da promoção da igualdade racial nos espaços e nos tempos institucionais, tendo como referência a Lei n. 10.639/03, que prevê, dentre outras coisas, a inclusão no currículo das instituições educacionais, o trabalho com a história e a cultura do povo africano. Adotamos como estratégias metodológicas a revisão de literatura, a análise de documentos e a realização de entrevistas semiestruturadas com professoras e gestoras envolvidas e/ou responsáveis diretamente pelo o processo de formação continuada na Educação Infantil. A análise dos dados aconteceu a partir de uma abordagem qualitativa. Como resultados identificamos que o Núcleode Relações Étnico-Raciais, a Gerência de Coordenação da Educação Infantil GECEDI e as equipes pedagógicas das Gerências de Educação GERED's das Regionais de Belo Horizonte desenvolvem reuniões, seminários, encontros e oficinas, dentre outras atividades,com as professoras que são definidas pelos gestores como processo de formação continuada, mas que nem sempre são compreendidos pelas professoras dessa maneira. Além disso, identificamos que há um reconhecimento entre os participantes das pesquisas com a temáticada promoção da igualdade racial, que já avançou na cidade, mas precisa ainda ser assumida como eixo importante das políticas de formação das professoras da Educação Infantil. |
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Ademilson de Sousa SoaresJose Eustaquio de BritoMonica Correia BaptistaLisa Minelli Feital2019-08-13T03:09:50Z2019-08-13T03:09:50Z2016-02-11http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANHQU9A dissertação teve como objetivo discutir aspectos das políticas públicas nacionais e municipais de promoção da igualdade racial e refletir sobre o processo de formação continuada desenvolvido por diferentes instâncias da Secretaria Municipal de Educação SMED junto às professoras de Educação Infantil em creches conveniadas com a Prefeitura de Belo Horizonte PBH e em Unidades Municipais de Educação Infantil Umei's da cidade. Indagamos inicialmente em que medida o sistema municipal de ensino tem oferecido condições para que as professoras da Educação Infantil se percebam como sujeitos protagonistas do processo d implementação da promoção da igualdade racial nos espaços e nos tempos institucionais, tendo como referência a Lei n. 10.639/03, que prevê, dentre outras coisas, a inclusão no currículo das instituições educacionais, o trabalho com a história e a cultura do povo africano. Adotamos como estratégias metodológicas a revisão de literatura, a análise de documentos e a realização de entrevistas semiestruturadas com professoras e gestoras envolvidas e/ou responsáveis diretamente pelo o processo de formação continuada na Educação Infantil. A análise dos dados aconteceu a partir de uma abordagem qualitativa. Como resultados identificamos que o Núcleode Relações Étnico-Raciais, a Gerência de Coordenação da Educação Infantil GECEDI e as equipes pedagógicas das Gerências de Educação GERED's das Regionais de Belo Horizonte desenvolvem reuniões, seminários, encontros e oficinas, dentre outras atividades,com as professoras que são definidas pelos gestores como processo de formação continuada, mas que nem sempre são compreendidos pelas professoras dessa maneira. Além disso, identificamos que há um reconhecimento entre os participantes das pesquisas com a temáticada promoção da igualdade racial, que já avançou na cidade, mas precisa ainda ser assumida como eixo importante das políticas de formação das professoras da Educação Infantil.The dissertation was developed with the objective of discussing aspects of Politician national and local public policies to promote racial equality and reflect on the actions of continuing education developed for different levels of the Municipal Department of Education MDE together to the Basic Education teachers in day care centers with Hall of Belo Horizonte HBH in Municipal Units of Childhood Education MUCEs in the city. We asked first to what extent the municipal school system has offered conditions for the teachers of the childhoodeducation see themselves as subjects protagonists of promoting implementation process protagonists of the implementation process of promoting racial equality in spaces and institutional times with reference the Law 10.639 / 03, which provides, among other things, theinclusion in the curriculum educational institutions working with the history and culture the African people. We adopted as methodological strategies to literature review, document analysis and carrying out semi-structured interviews with teachers and managers involved and/ or responsible directly by the continuing education activities in the childhood education. Data analysis came from a qualitative approach. As a result we found that the Racial-Ethnic Relations Center, Early Childhood Education Coordination Management ECECM and pedagogical teams of Managements of Education - MEs - of Belo Horizonte develop regional meetings, seminars, meetings and workshops, among other activities, with teachers that are defined bymanagers as continuing education actions, but which are not always understood by teachers that way. In addition, we have identified that there is a recognition among participants the research that the theme of promoting racial equality has advanced in the city but still needs tobe taken with main hub for training policies of the teachers of EducationUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação Relações etnicasEducação Políticas públicasCultura afro-brasileiraEscolas publicasProfessores FormaçãoEducaçãoEducação Belo Horizonte (MG)Educação e EstadoIgualdade na educaçãoEducação de criançasDiscriminação na educaçãoprofessorasEducação InfantilPromoção da igualdade racialProcesso de formação continuada dasA promoção da igualdade racial e a política pública de formação dos professores da Educação Infantil em Belo Horizonteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtrabalho__04_06_16.pdfapplication/pdf1157839https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ANHQU9/1/trabalho__04_06_16.pdf5b3bae98211394080a2ddeb1b7e69c5fMD51TEXTtrabalho__04_06_16.pdf.txttrabalho__04_06_16.pdf.txtExtracted texttext/plain345895https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ANHQU9/2/trabalho__04_06_16.pdf.txt3832e68fe651092faa73d7971fbf695bMD521843/BUBD-ANHQU92019-11-14 20:56:50.229oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-ANHQU9Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:56:50Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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