Articulação entre disciplinas de uma escola de tempo integral: reverberações de um Grupo de Trabalho Diferenciado (GTD) nas aulas de Matemática

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: André Augusto Deodato
Orientador(a): Maria Manuela Martins Soares David
Banca de defesa: Lígia Martha Coimbra da Costa Coelho, Dayse Martins Hora, Marta Sueli de Faria Sforni, Tânia de Freitas Resende, Vanessa Sena Tomaz
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQQP5H
Resumo: O momento presente tem evidenciado a demanda dos cidadãos brasileiros pela qualificação das escolas públicas. O Estado, de certo modo, reconheceu essa demanda ao explicitar, na meta seis do Plano Nacional de Educação 2014-2024, que uma forma de qualificar as escolas públicas seria ampliar suas jornadas, tornando-as de tempointegral. Contudo, o que se tem observado historicamente no Brasil é que algumas ampliações do sistema educacional têm sobrecarregado essas instituições, ao fazerem com que elas assumam novas tarefas e, sem o investimento necessário, tais ampliações têm se convertido em ampliações para menos, ao enfraquecerem o seu trabalho pedagógico. Inserido nesse contexto, o presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de iluminar o trabalho pedagógico de uma escola, para identificar reverberações de novas disciplinas nas aulas de Matemática e descrever como foram os desdobramentos dessas reverberações nessas aulas. Ancorada em referenciais teórico-metodológicos daTeoria Histórico-Cultural da Atividade, foi desenvolvida uma investigação de natureza qualitativa, em uma sala de aula de Matemática do Ensino Fundamental, em uma escola pública da rede federal de Minas Gerais. O material empírico foi produzido durante todo o ano de 2014, em duas etapas. Na primeira delas, realizada de abril a junho de 2014, foram observadas todas as aulas de Matemática de uma turma de 7° ano e,paralelamente, as aulas da disciplina intitulada Grupo de Trabalho Diferenciado O Homem, o Meio Ambiente e suas Interações. Na segunda, realizada de julho a dezembro de 2014, as aulas de Matemática continuaram sendo observadas, e o pesquisador passou a ofertar uma disciplina intitulada Grupo de Trabalho DiferenciadoEspaço Potencializador de Articulações (GTD EPA), na expectativa de que ela reverberasse nas aulas de Matemática. Os instrumentos utilizados na produção desse material foram entrevistas e diário de campo. Os registros das interações produzidas pelos participantes da pesquisa foram gravados em áudio e vídeo. A unidade de análisefoi delimitada nas aulas de Matemática. Caracterizou-se uma atividade, levando-se em consideração suas dinâmicas internas e mudanças históricas. Esta, quando analisada, deu visibilidade a algumas tensões provocadas pelas reverberações do GTD EPA nas aulas de Matemática. Tais tensões foram identificadas, especialmente quando os estudantes utilizaram nessas aulas ações desenvolvidas no GTD EPA, que se chocaram com algumas das regras dessas aulas. Desta análise, destaca-se, como resultado de um ponto de vista mais específico, que, por um lado, as referidas tensões demonstraram ter contribuído para iniciar um miniciclo potencialmente expansivo de aprendizagem, noqual um estudante, em sala de aula, passou a ponderar sobre o procedimento utilizado na transformação dos números decimais em frações e a discutir sobre a conveniência de seu uso em detrimento de apenas utilizá-lo mecanicamente. Por outro lado, salienta-se que determinadas tensões, sob certas circunstâncias, mostraram que podem alienar os sujeitos da atividade. Destaca-se ainda, de um ponto de vista mais amplo, que as reverberações do GTD EPA, nas aulas de Matemática, revelaram que é possível potencializar articulações entre disciplinas diferentes de uma escola de tempo integral. Contudo, também se evidenciou que as expansões nas aprendizagens dos estudantes passam, além de garantir a articulação das disciplinas, pela forma com que a comunidade envolvida enfrenta suas tensões, ou seja, mostrou-se que as articulações sozinhas não garantem expansões nos processos de aprendizagem dos estudantes envolvidos nas disciplinas articuladas.
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Inserido nesse contexto, o presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de iluminar o trabalho pedagógico de uma escola, para identificar reverberações de novas disciplinas nas aulas de Matemática e descrever como foram os desdobramentos dessas reverberações nessas aulas. Ancorada em referenciais teórico-metodológicos daTeoria Histórico-Cultural da Atividade, foi desenvolvida uma investigação de natureza qualitativa, em uma sala de aula de Matemática do Ensino Fundamental, em uma escola pública da rede federal de Minas Gerais. O material empírico foi produzido durante todo o ano de 2014, em duas etapas. Na primeira delas, realizada de abril a junho de 2014, foram observadas todas as aulas de Matemática de uma turma de 7° ano e,paralelamente, as aulas da disciplina intitulada Grupo de Trabalho Diferenciado O Homem, o Meio Ambiente e suas Interações. 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Desta análise, destaca-se, como resultado de um ponto de vista mais específico, que, por um lado, as referidas tensões demonstraram ter contribuído para iniciar um miniciclo potencialmente expansivo de aprendizagem, noqual um estudante, em sala de aula, passou a ponderar sobre o procedimento utilizado na transformação dos números decimais em frações e a discutir sobre a conveniência de seu uso em detrimento de apenas utilizá-lo mecanicamente. Por outro lado, salienta-se que determinadas tensões, sob certas circunstâncias, mostraram que podem alienar os sujeitos da atividade. Destaca-se ainda, de um ponto de vista mais amplo, que as reverberações do GTD EPA, nas aulas de Matemática, revelaram que é possível potencializar articulações entre disciplinas diferentes de uma escola de tempo integral. Contudo, também se evidenciou que as expansões nas aprendizagens dos estudantes passam, além de garantir a articulação das disciplinas, pela forma com que a comunidade envolvida enfrenta suas tensões, ou seja, mostrou-se que as articulações sozinhas não garantem expansões nos processos de aprendizagem dos estudantes envolvidos nas disciplinas articuladas.The present juncture accentuated the Brazilian citizens demand for the amelioration of public schools. The State recognized this demand to a certain degree by asserting, in the sixth goal of the National Plan of Education 2014-2024, that one way to qualify these schools would be to extend their daily journey, making them full time schools. However, it is possible to observe that in Brazil, historically, some educational systemexpansions have overburdened these institutions making them to embrace new tasks, without the necessary public investment. By weakening the pedagogical work, some of such expansions turn out to be expansions for less. Within such context, this research developed to shed light over the pedagogical work of a full time school with the aim toidentify reverberations of new disciplines in the mathematics classes and to describe how these reverberations unfolded in these classes. Anchored in theoretical and methodological references from the Cultural Historical Activity Theory, an investigation of a qualitative nature was developed in a 7th grade mathematics classroom from a public school of the federal educational system of the State of Minas Gerais. The empirical data was generated throughout the year 2014, in two stages. Stage one was held from April to June 2014, when all the 7th grade mathematics classes were observed, simultaneously with the classes of a discipline entitled Group of Differentiated Work The Man, the Environment and their Interactions. The second stage was held from July to December 2014, when mathematics classes continued underobservation, and the researcher started to lecture a subject entitled Group of Differentiated Work Potentiating Space of Articulations (GTD EPA) with the expectation that it would reverberate in the mathematics classes. The instruments used for the production of data were interviews and field diary. The interactions produced with the research subjects were audio and video recorded. The unit of analysis was restricted to the mathematics classes in which it was possible to characterize an activity,considering its internal dynamics and historical changes. This activity, when analyzed, gave visibility to some tensions caused by the reverberations of the GTD EPA in the mathematics classes. Such tensions were identified especially when the students used, inthe mathematics classes, actions developed in the GTD EPA that clashed with some of the rules established for these classes. From this analysis stands out as a result, from a more specific point of view, that these tensions have shown to contribute to initiate a potentially expansive mini-cycle of learning, when a student started considering in classthe procedure used in the transformation of decimal numbers into fractions and to discuss the convenience of its use, rather than just using it mechanically. On the other hand, also stands out that certain tensions, under some given circumstances, may alienate the subjects from the activity. From a broader point of view, the analysis of the reverberations of the GTD EPA in the mathematics classes revealed that it is possible toenhance articulations between different disciplines of full time schools. However, it also showed that, besides the articulation of the disciplines, the expansion of the students learning is as well influenced by the way the community involved faces the tensions. That is, the articulations alone do not guarantee expansions in the process of learning of the students involved in the articulated disciplines.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMatemática Métodos de ensinoMatemática Estudo e ensino (Ensino fundamental)EducaçãoEscolas de tempo integralEducacao integralTeoria da atividadeEducaçãointegral em tempo integralEscolas de tempo integralSala de aula de MatemáticaArticulação entre disciplinas de uma escola de tempo integral: reverberações de um Grupo de Trabalho Diferenciado (GTD) nas aulas de Matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_andredeodato.pdfapplication/pdf1943844https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AQQP5H/1/tese_andredeodato.pdfdd7c8b48a2a9f9fe6d8aefca5b98e00fMD51TEXTtese_andredeodato.pdf.txttese_andredeodato.pdf.txtExtracted texttext/plain495822https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AQQP5H/2/tese_andredeodato.pdf.txt69894ba6a3d9ce38b171d5f74be8f678MD521843/BUOS-AQQP5H2019-11-14 14:57:02.578oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AQQP5HRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:57:02Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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