Aprendizagem organizacional em bibliotecas: a experiência do sistema de bibliotecas Unileste MG - SBU

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2003
Autor(a) principal: Alex Gomes Guizalberth
Orientador(a): Ricardo Rodrigues Barbosa
Banca de defesa: Jorge Tadeu de Ramos Neves, Mauro Calixta Tavares, Isis Paim
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/ECID-5TLQ4P
Resumo: O trabalho relata a experiência realizada no Sistema de Bibliotecas do UnilesteMG (Centro Universitário do Leste de Minas Gerais) SBU. Baseada em um modelo de conversão de conhecimento apresentado por Nonaka e Takeuchi, esta experiência recebeu o nome de Programa de Aprendizagem PA. Três aspectos básicos orientaram a elaboração desse programa: o capital humano e seu conhecimento tácito, a transferência do conhecimento como instrumento para a criação e a coletivização do conhecimento, o desenvolvimento de uma cultura voltada para o aprendizado organizacional. Este estudo apresenta a descrição do PA, suas ações, os recursos informacionais gerados para registro e recuperação da informação e a memória organizacional; e, principalmente, discorre sobre a avaliação do programa sob a ótica dos funcionários pilar principal sobre o qual se ergue essa realidade e nos quais estão centradas as ações do PA apurada a partir dos quatro modos de conversão do conhecimento: socialização, externalização, combinação e internalização. Os resultados constataram que o modelo é adequado como ferramenta gerencial em bibliotecas, além de ter promovido o aprendizado organizacional no SBU. A equipe apresentou um comportamento ativo no processo de compartilhamento, criação e disseminação do conhecimento, bem como no uso dos recursos de informação.
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Este estudo apresenta a descrição do PA, suas ações, os recursos informacionais gerados para registro e recuperação da informação e a memória organizacional; e, principalmente, discorre sobre a avaliação do programa sob a ótica dos funcionários pilar principal sobre o qual se ergue essa realidade e nos quais estão centradas as ações do PA apurada a partir dos quatro modos de conversão do conhecimento: socialização, externalização, combinação e internalização. Os resultados constataram que o modelo é adequado como ferramenta gerencial em bibliotecas, além de ter promovido o aprendizado organizacional no SBU. A equipe apresentou um comportamento ativo no processo de compartilhamento, criação e disseminação do conhecimento, bem como no uso dos recursos de informação.The work reports the experience carried though in UnilesteMG Library System (Sistema de Bibliotecas do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais SBU). Based on a model of knowledge conversion presented by Nonaka and Takeuchi, this experience has been given the name of Learning Program (Programa de Aprendizagem - PA). Three basic aspects have been considered in the elaboration of this program: the human capital and its tacit knowledge, the transference of knowledge as an instrument of creation and socialization of knowledge, the development of a culture towards an organizational learning. This study presents the description of the PA, its actions, the informational resources generated to register and retrieve information and the organizational memory; and, more importantly, comments have been made on the evaluation of the program from the viewpoint of staff members pillar over which this reality is founded and in which the actions of PA are focused investigated through the four ways of knowledge conversion: socialization, externalization, combination and internalization. The results showed that the model is suitable as a management tool in libraries, in addition, it promoted the learning organizational in the SBU. The group presented an active behavior during the process of sharing, creating and spreading the knowledge and also, during the use of informational resources.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCapital humanoBibliotecas universitárias Administração de pessoalGestão do conhecimentoGerenciamento da informaçãoGerência de recursos informacionaisGestão do conhecimentoCiência da informaçãoGerência de recuros informacionaisAprendizagem organizacional em bibliotecas: a experiência do sistema de bibliotecas Unileste MG - SBUinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmestrado___alex_gomes_guizalberth.pdfapplication/pdf904347https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECID-5TLQ4P/1/mestrado___alex_gomes_guizalberth.pdf29506b9c361825e24d4dc8919d4187e7MD51alex_gomes_guizalberth.pdfapplication/pdf25863815https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECID-5TLQ4P/2/alex_gomes_guizalberth.pdf65075480524608e91616dd59179e6f13MD52dissertacao_alex_gomes_guizalberth.pdfapplication/pdf25863815https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECID-5TLQ4P/3/dissertacao_alex_gomes_guizalberth.pdf65075480524608e91616dd59179e6f13MD53TEXTmestrado___alex_gomes_guizalberth.pdf.txtmestrado___alex_gomes_guizalberth.pdf.txtExtracted texttext/plain211870https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECID-5TLQ4P/4/mestrado___alex_gomes_guizalberth.pdf.txt08dcb40e34c5c662cc166b9ace512615MD54alex_gomes_guizalberth.pdf.txtalex_gomes_guizalberth.pdf.txtExtracted texttext/plain111https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECID-5TLQ4P/5/alex_gomes_guizalberth.pdf.txt63f838a5dc8ea90747f3b30ae1a00bb0MD55dissertacao_alex_gomes_guizalberth.pdf.txtdissertacao_alex_gomes_guizalberth.pdf.txtExtracted texttext/plain111https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECID-5TLQ4P/6/dissertacao_alex_gomes_guizalberth.pdf.txt63f838a5dc8ea90747f3b30ae1a00bb0MD561843/ECID-5TLQ4P2019-11-14 03:27:54.406oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECID-5TLQ4PRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:27:54Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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