A discoteca Oneyda Alvarenga: pioneirismo e ação no registro do patrimônio imaterial

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Ana Paula Silva lattes
Orientador(a): Alcenir Soares dos Reis lattes
Banca de defesa: Henriette Ferreira Gomes, Adriana Machado Simões, Yacy Ara Froner Gonçalves, Luis Henrique Assis Garcia
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Departamento: ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/49308
Resumo: Esta tese apresenta o histórico, a organização e o significado da Discoteca Oneyda Alvarenga, bem como o trabalho realizado pela instituição em termos dos processos de construção do patrimônio cultural imaterial, evidenciando a sua originalidade e inovação em acervos musicológicos e etnográficos. A constituição do acervo etnográfico, com gravação em suporte não-convencional, foi criado como resultado das viagens e estudos promovidos pela Missão de Pesquisas Folclóricas e a este se soma outros trabalhos pioneiros no Brasil, que inauguraram os projetos de pesquisa cientifica dedicados à cultura brasileira. Todos os materiais recolhidos pela Missão foram organizados por Oneyda Alvarenga e encontram-se disponíveis à consulta pública na Discoteca Oneyda Alvarenga, na cidade de São Paulo, no Centro Cultural São Paulo (CCSP). A discussão deste tema, no âmbito da Ciência da Informação, tem como objetivo evidenciar a importância da produção de conhecimento e informação acerca da manutenção e gerenciamento de acervos não-convencionais, destacando-se os aspectos referentes ao patrimônio cultural, folclore e acervo audiovisual, com vistas a ampliar a reflexão desta discussão na área. Os objetivos centrais da tese foram: descrever a dimensão histórica do protagonismo de Mário de Andrade e de Oneyda Alvarenga no que se refere ao conceito de patrimônio cultural; analisar as principais referências teóricas que permeiam o entendimento do patrimônio cultural imaterial do Brasil; identificar as relações informacionais estabelecidas pela Discoteca e seus desdobramentos acerca do trabalho informacional atual em torno do registro da cultura imaterial. A pesquisa é de cunho qualitativo, e utilizou-se pesquisa documental nos acervos da Discoteca Oneyda Alvarenga, IEB (Instituto de Estudos Brasileiros), a Biblioteca Mário de Andrade, além de entrevistas realizadas junto a equipe técnica da Discoteca. Destaca-se que conhecer e disseminar os trabalhos produzidos em épocas passadas permite não só contar, no presente, com um conjunto de experiências a serem analisadas e tomadas como referência para novos empreendimentos, mas, fundamentalmente como instrumento para a ação.
id UFMG_f11af83b1c8b7f5faa561cdd89353703
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/49308
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Alcenir Soares dos Reishttp://lattes.cnpq.br/9782284339269646Henriette Ferreira GomesAdriana Machado SimõesYacy Ara Froner GonçalvesLuis Henrique Assis Garciahttp://lattes.cnpq.br/9858241558073241Ana Paula Silva2023-01-31T20:29:55Z2023-01-31T20:29:55Z2014-02-20http://hdl.handle.net/1843/49308Esta tese apresenta o histórico, a organização e o significado da Discoteca Oneyda Alvarenga, bem como o trabalho realizado pela instituição em termos dos processos de construção do patrimônio cultural imaterial, evidenciando a sua originalidade e inovação em acervos musicológicos e etnográficos. A constituição do acervo etnográfico, com gravação em suporte não-convencional, foi criado como resultado das viagens e estudos promovidos pela Missão de Pesquisas Folclóricas e a este se soma outros trabalhos pioneiros no Brasil, que inauguraram os projetos de pesquisa cientifica dedicados à cultura brasileira. Todos os materiais recolhidos pela Missão foram organizados por Oneyda Alvarenga e encontram-se disponíveis à consulta pública na Discoteca Oneyda Alvarenga, na cidade de São Paulo, no Centro Cultural São Paulo (CCSP). A discussão deste tema, no âmbito da Ciência da Informação, tem como objetivo evidenciar a importância da produção de conhecimento e informação acerca da manutenção e gerenciamento de acervos não-convencionais, destacando-se os aspectos referentes ao patrimônio cultural, folclore e acervo audiovisual, com vistas a ampliar a reflexão desta discussão na área. Os objetivos centrais da tese foram: descrever a dimensão histórica do protagonismo de Mário de Andrade e de Oneyda Alvarenga no que se refere ao conceito de patrimônio cultural; analisar as principais referências teóricas que permeiam o entendimento do patrimônio cultural imaterial do Brasil; identificar as relações informacionais estabelecidas pela Discoteca e seus desdobramentos acerca do trabalho informacional atual em torno do registro da cultura imaterial. A pesquisa é de cunho qualitativo, e utilizou-se pesquisa documental nos acervos da Discoteca Oneyda Alvarenga, IEB (Instituto de Estudos Brasileiros), a Biblioteca Mário de Andrade, além de entrevistas realizadas junto a equipe técnica da Discoteca. Destaca-se que conhecer e disseminar os trabalhos produzidos em épocas passadas permite não só contar, no presente, com um conjunto de experiências a serem analisadas e tomadas como referência para novos empreendimentos, mas, fundamentalmente como instrumento para a ação.his thesis presents the historical organization and meaning of “Discoteca Oneyda Alvarenga”, as well as the work of the institution in terms of building processes of incorporeal cultural heritage, showing their originality and innovation in musicological and ethnographic collections. The constitution of the ethnographic collection, in unconventional recorded support, was created as a result of travelings and studies sponsored by the Folklore Research Mission along side with other pioneering works in Brazil, which inaugurated the scientific research projects dedicated to Brazilian culture. All materials collected by the Mission were organized by Oneyda Alvarenga and are available to public consultation at the “Discoteca Oneyda Alvarenga”, in the city of São Paulo, at São Paulo exhibition center. The discussion of this issue in the realms of Information Science aims to highlight the importance of knowledge production and information concerning the maintenance and management of unconventional collections, emphasizing aspects related to cultural heritage, folklore and audiovisual collection in order to generate reflection and further discussion in the area. The main goals of this work are: to describe Mario de Andrade's and Oneyda Alvarenga's historical proportion concerning the concept of cultural heritage; to analyze the theoretical references which are involved in understanding incorporeal cultural heritage in Brazil; to identify informational relations established by the "Discoteca" and their consequences for the present informational work regarding the recording of incorporeal culture. It's been highlighted that knowing and disseminating works previously produced not only allow us to count, nowadays,with a set of experiences to be analyzed and taken as references for new enterprises but mostly as tool of action.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoUFMGBrasilECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃOCiência da informaçãoDiscotecaDiscoteca Oneyda AlvarengaPatrimônio imaterialPatrimônio imaterialdiscotecaA discoteca Oneyda Alvarenga: pioneirismo e ação no registro do patrimônio imaterialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/49308/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD52ORIGINALAnaPaulaSilvatseversaobibliotecaPERGAMUM.pdfAnaPaulaSilvatseversaobibliotecaPERGAMUM.pdfapplication/pdf1771089https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/49308/1/AnaPaulaSilvatseversaobibliotecaPERGAMUM.pdf298af3644602b46f72cae466fc133977MD511843/493082023-01-31 17:29:56.109oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-01-31T20:29:56Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A discoteca Oneyda Alvarenga: pioneirismo e ação no registro do patrimônio imaterial
title A discoteca Oneyda Alvarenga: pioneirismo e ação no registro do patrimônio imaterial
spellingShingle A discoteca Oneyda Alvarenga: pioneirismo e ação no registro do patrimônio imaterial
Ana Paula Silva
Patrimônio imaterial
discoteca
Ciência da informação
Discoteca
Discoteca Oneyda Alvarenga
Patrimônio imaterial
title_short A discoteca Oneyda Alvarenga: pioneirismo e ação no registro do patrimônio imaterial
title_full A discoteca Oneyda Alvarenga: pioneirismo e ação no registro do patrimônio imaterial
title_fullStr A discoteca Oneyda Alvarenga: pioneirismo e ação no registro do patrimônio imaterial
title_full_unstemmed A discoteca Oneyda Alvarenga: pioneirismo e ação no registro do patrimônio imaterial
title_sort A discoteca Oneyda Alvarenga: pioneirismo e ação no registro do patrimônio imaterial
author Ana Paula Silva
author_facet Ana Paula Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alcenir Soares dos Reis
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9782284339269646
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Henriette Ferreira Gomes
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Adriana Machado Simões
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Yacy Ara Froner Gonçalves
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Luis Henrique Assis Garcia
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9858241558073241
dc.contributor.author.fl_str_mv Ana Paula Silva
contributor_str_mv Alcenir Soares dos Reis
Henriette Ferreira Gomes
Adriana Machado Simões
Yacy Ara Froner Gonçalves
Luis Henrique Assis Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Patrimônio imaterial
discoteca
topic Patrimônio imaterial
discoteca
Ciência da informação
Discoteca
Discoteca Oneyda Alvarenga
Patrimônio imaterial
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Ciência da informação
Discoteca
Discoteca Oneyda Alvarenga
Patrimônio imaterial
description Esta tese apresenta o histórico, a organização e o significado da Discoteca Oneyda Alvarenga, bem como o trabalho realizado pela instituição em termos dos processos de construção do patrimônio cultural imaterial, evidenciando a sua originalidade e inovação em acervos musicológicos e etnográficos. A constituição do acervo etnográfico, com gravação em suporte não-convencional, foi criado como resultado das viagens e estudos promovidos pela Missão de Pesquisas Folclóricas e a este se soma outros trabalhos pioneiros no Brasil, que inauguraram os projetos de pesquisa cientifica dedicados à cultura brasileira. Todos os materiais recolhidos pela Missão foram organizados por Oneyda Alvarenga e encontram-se disponíveis à consulta pública na Discoteca Oneyda Alvarenga, na cidade de São Paulo, no Centro Cultural São Paulo (CCSP). A discussão deste tema, no âmbito da Ciência da Informação, tem como objetivo evidenciar a importância da produção de conhecimento e informação acerca da manutenção e gerenciamento de acervos não-convencionais, destacando-se os aspectos referentes ao patrimônio cultural, folclore e acervo audiovisual, com vistas a ampliar a reflexão desta discussão na área. Os objetivos centrais da tese foram: descrever a dimensão histórica do protagonismo de Mário de Andrade e de Oneyda Alvarenga no que se refere ao conceito de patrimônio cultural; analisar as principais referências teóricas que permeiam o entendimento do patrimônio cultural imaterial do Brasil; identificar as relações informacionais estabelecidas pela Discoteca e seus desdobramentos acerca do trabalho informacional atual em torno do registro da cultura imaterial. A pesquisa é de cunho qualitativo, e utilizou-se pesquisa documental nos acervos da Discoteca Oneyda Alvarenga, IEB (Instituto de Estudos Brasileiros), a Biblioteca Mário de Andrade, além de entrevistas realizadas junto a equipe técnica da Discoteca. Destaca-se que conhecer e disseminar os trabalhos produzidos em épocas passadas permite não só contar, no presente, com um conjunto de experiências a serem analisadas e tomadas como referência para novos empreendimentos, mas, fundamentalmente como instrumento para a ação.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-02-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-31T20:29:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-01-31T20:29:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/49308
url http://hdl.handle.net/1843/49308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/49308/2/license.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/49308/1/AnaPaulaSilvatseversaobibliotecaPERGAMUM.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
298af3644602b46f72cae466fc133977
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797972981737062400