A técnica violonística em expansão: revisão histórica e uma proposta de categorização

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Cristiano Braga de Oliveira lattes
Orientador(a): Flávio Terrigno Barbeitas lattes
Banca de defesa: Fábio Scarduelli, Thiago Colombo de Freitas, Victor Melo Vale, Fernando Araújo de Paula
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Música
Departamento: MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/34827
https://orcid.org/0000-0002-1414-0966
Resumo: Fruto das reflexões geradas por problemas na preparação da performance de Rua das Pedras, de Paulo Rios Filho, este trabalho propõe uma reflexão ampla sobre o desenvolvimento da técnica violonística do século XIX até os dias de hoje. Abordamos os problemas relativos ao conceito de técnica expandida (ou estendida), examinando, em seguida, as implicações para o violão. Nossa hipótese é que a falta de lógica no uso desse conceito, no caso do violão, está ligada a um preconceito estilístico, resultando na preferência por convenções da música tonal na pedagogia do instrumento. Tratamos, também, da falta de sincronia entre a pedagogia do violão e as transformações da composição durante o século XX. Evidenciamos ainda a defasagem do violão em relação a instrumentos de prestígio na música de concerto quanto à aceitação nesse “mundo da arte” particular. A falta de definição consistente e exemplificada de “técnica tradicional” na literatura violonística nos motivou a construir um entendimento mais claro desse conceito. Para isso, propusemo-nos a discutir e analisar a evolução da técnica violonística ao longo do período de consolidação do instrumento no mundo da música de concerto, do início do século XIX até a primeira metade do século XX. Nosso foco inicial foram as principais divergências em pontos centrais da técnica violonística no século XIX, que entendemos serem: as restrições ao uso do dedo anelar, o toque com ou sem unhas, o modo de segurar o violão e o posicionamento da mão esquerda. Para isso, analisamos os principais métodos para violão do século XIX. Devido à qualidade e ao volume de conteúdo, utilizamos como fonte principal de informação os métodos de Sor e Aguado. Seguindo essa lógica, analisamos, também, os avanços técnicos e pedagógicos atribuídos ao movimento violonístico que ficou conhecido como “Escola de Tárrega”. Finalizamos a discussão sobre o desenvolvimento da técnica “tradicional” do violão apontando importantes contribuições de Andrés Segóvia para o desenvolvimento do instrumento. Após as reflexões realizadas nos cinco primeiros capítulos, propomos, no capítulo 6, as bases para a compreensão e a análise da técnica violonística em diálogo com a contemporaneidade. Sob essa ótica, são sugeridas cinco categorias que englobam as diferentes formas pelas quais podemos entender mais claramente a transformação da técnica violonística ao longo do tempo e em diferentes “mundos da arte” (BECKER, 2010). Finalizamos este trabalho descrevendo o preparo da performance de Rua das Pedras, obra para violão solo de Paulo Rios Filho, com atenção ao uso de técnicas não convencionais. Discorremos sobre as dificuldades na realização de passagens específicas e fornecemos sugestões de estudo para a performance.
id UFMG_f197560b0fa57eefa507bc09baeb1ae8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/34827
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Flávio Terrigno Barbeitashttp://lattes.cnpq.br/8877943543630986Fábio ScarduelliThiago Colombo de FreitasVictor Melo ValeFernando Araújo de Paulahttp://lattes.cnpq.br/8589304127182945Cristiano Braga de Oliveira2021-01-21T12:47:01Z2021-01-21T12:47:01Z2020-05-12http://hdl.handle.net/1843/34827https://orcid.org/0000-0002-1414-0966Fruto das reflexões geradas por problemas na preparação da performance de Rua das Pedras, de Paulo Rios Filho, este trabalho propõe uma reflexão ampla sobre o desenvolvimento da técnica violonística do século XIX até os dias de hoje. Abordamos os problemas relativos ao conceito de técnica expandida (ou estendida), examinando, em seguida, as implicações para o violão. Nossa hipótese é que a falta de lógica no uso desse conceito, no caso do violão, está ligada a um preconceito estilístico, resultando na preferência por convenções da música tonal na pedagogia do instrumento. Tratamos, também, da falta de sincronia entre a pedagogia do violão e as transformações da composição durante o século XX. Evidenciamos ainda a defasagem do violão em relação a instrumentos de prestígio na música de concerto quanto à aceitação nesse “mundo da arte” particular. A falta de definição consistente e exemplificada de “técnica tradicional” na literatura violonística nos motivou a construir um entendimento mais claro desse conceito. Para isso, propusemo-nos a discutir e analisar a evolução da técnica violonística ao longo do período de consolidação do instrumento no mundo da música de concerto, do início do século XIX até a primeira metade do século XX. Nosso foco inicial foram as principais divergências em pontos centrais da técnica violonística no século XIX, que entendemos serem: as restrições ao uso do dedo anelar, o toque com ou sem unhas, o modo de segurar o violão e o posicionamento da mão esquerda. Para isso, analisamos os principais métodos para violão do século XIX. Devido à qualidade e ao volume de conteúdo, utilizamos como fonte principal de informação os métodos de Sor e Aguado. Seguindo essa lógica, analisamos, também, os avanços técnicos e pedagógicos atribuídos ao movimento violonístico que ficou conhecido como “Escola de Tárrega”. Finalizamos a discussão sobre o desenvolvimento da técnica “tradicional” do violão apontando importantes contribuições de Andrés Segóvia para o desenvolvimento do instrumento. Após as reflexões realizadas nos cinco primeiros capítulos, propomos, no capítulo 6, as bases para a compreensão e a análise da técnica violonística em diálogo com a contemporaneidade. Sob essa ótica, são sugeridas cinco categorias que englobam as diferentes formas pelas quais podemos entender mais claramente a transformação da técnica violonística ao longo do tempo e em diferentes “mundos da arte” (BECKER, 2010). Finalizamos este trabalho descrevendo o preparo da performance de Rua das Pedras, obra para violão solo de Paulo Rios Filho, com atenção ao uso de técnicas não convencionais. Discorremos sobre as dificuldades na realização de passagens específicas e fornecemos sugestões de estudo para a performance.As a result of reflections based on problems while preparing the performance of Rua das Pedras, by Paulo Rios Filho, this work proposes a broad reflection on the development of guitar technique from the 19th century to the present day. We approach the problems related to the concept of expanded (or extended) technique, examining its implications to the guitar. Our hypothesis is that this inadequate concept, as far as the guitar is concerned, is linked to a stylistic prejudice, which explains the preference for tonal music conventions in the pedagogy of the instrument. We also demonstrate the disparity between guitar pedagogy and changes in composition during the 20th century, highlighting the delay of the guitar in relation to prestigious instruments of concert music as to the acceptance in this particular “art world”. The lack of a consistent and exemplified definition of “traditional technique” in the guitar literature motivated us to pursue a clearer understanding of this concept. In order to do that, we set out to discuss and analyze the evolution of guitar technique over the period of its consolidation in the world of concert music – from the early 19th century to the first half of the 20th century. At first, we focused on the main divergences in central aspects of the guitar technique in the 19th century, which we consider to be the following: restrictions on the use of the ring finger, playing with or without nails, ways to hold the guitar and positioning of the left hand. Then, we analyze the main methods for guitar from the 19th century. Due to the quality and volume of this content, we use the methods of Sor and Aguado as the main sources of information. Following this reasoning, we also analyze the technical and pedagogical progress attributed to the guitar movement known as Tárrega School. We finish the discussion on the development of the “traditional” guitar technique by pointing out important contributions to the development of the instrument by Andrés Segovia. After the discussion in the first five chapters, we set the ground, in chapter 6, for the understanding and analysis of the guitar technique aligned with the contemporaneity. From this perspective, we suggest five categories, encompassing different ways to understand more clearly the transformation of guitar technique over time and across “art worlds”(BECKER, 2010). In the last chapter, we describe our preparation for the performance of Rua das Pedras, a solo guitar work by Paulo Rios Filho, with attention to the use of unconventional techniques. Besides, we discuss the difficulties in executing specific passages and provide studying suggestions for performance.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFMGBrasilMUSICA - ESCOLA DE MUSICAViolão - Instrução e estudoViolãoTécnica expandidaTécnica tradicionalPedagogia do violãoRua das PedrasA técnica violonística em expansão: revisão histórica e uma proposta de categorizaçãoThe expanding guitar technique: historical review and a proposal for categorizationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALTese Cristiano Repositório UFMG!!.pdfTese Cristiano Repositório UFMG!!.pdfapplication/pdf27640115https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/34827/1/Tese%20Cristiano%20Reposit%c3%b3rio%20UFMG%21%21.pdf6f9dc777b118a75d9eaa88a9476fef6fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/34827/2/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD521843/348272021-01-21 09:47:01.729oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2021-01-21T12:47:01Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A técnica violonística em expansão: revisão histórica e uma proposta de categorização
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The expanding guitar technique: historical review and a proposal for categorization
title A técnica violonística em expansão: revisão histórica e uma proposta de categorização
spellingShingle A técnica violonística em expansão: revisão histórica e uma proposta de categorização
Cristiano Braga de Oliveira
Violão
Técnica expandida
Técnica tradicional
Pedagogia do violão
Rua das Pedras
Violão - Instrução e estudo
title_short A técnica violonística em expansão: revisão histórica e uma proposta de categorização
title_full A técnica violonística em expansão: revisão histórica e uma proposta de categorização
title_fullStr A técnica violonística em expansão: revisão histórica e uma proposta de categorização
title_full_unstemmed A técnica violonística em expansão: revisão histórica e uma proposta de categorização
title_sort A técnica violonística em expansão: revisão histórica e uma proposta de categorização
author Cristiano Braga de Oliveira
author_facet Cristiano Braga de Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Flávio Terrigno Barbeitas
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8877943543630986
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Fábio Scarduelli
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Thiago Colombo de Freitas
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Victor Melo Vale
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Fernando Araújo de Paula
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8589304127182945
dc.contributor.author.fl_str_mv Cristiano Braga de Oliveira
contributor_str_mv Flávio Terrigno Barbeitas
Fábio Scarduelli
Thiago Colombo de Freitas
Victor Melo Vale
Fernando Araújo de Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Violão
Técnica expandida
Técnica tradicional
Pedagogia do violão
Rua das Pedras
topic Violão
Técnica expandida
Técnica tradicional
Pedagogia do violão
Rua das Pedras
Violão - Instrução e estudo
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Violão - Instrução e estudo
description Fruto das reflexões geradas por problemas na preparação da performance de Rua das Pedras, de Paulo Rios Filho, este trabalho propõe uma reflexão ampla sobre o desenvolvimento da técnica violonística do século XIX até os dias de hoje. Abordamos os problemas relativos ao conceito de técnica expandida (ou estendida), examinando, em seguida, as implicações para o violão. Nossa hipótese é que a falta de lógica no uso desse conceito, no caso do violão, está ligada a um preconceito estilístico, resultando na preferência por convenções da música tonal na pedagogia do instrumento. Tratamos, também, da falta de sincronia entre a pedagogia do violão e as transformações da composição durante o século XX. Evidenciamos ainda a defasagem do violão em relação a instrumentos de prestígio na música de concerto quanto à aceitação nesse “mundo da arte” particular. A falta de definição consistente e exemplificada de “técnica tradicional” na literatura violonística nos motivou a construir um entendimento mais claro desse conceito. Para isso, propusemo-nos a discutir e analisar a evolução da técnica violonística ao longo do período de consolidação do instrumento no mundo da música de concerto, do início do século XIX até a primeira metade do século XX. Nosso foco inicial foram as principais divergências em pontos centrais da técnica violonística no século XIX, que entendemos serem: as restrições ao uso do dedo anelar, o toque com ou sem unhas, o modo de segurar o violão e o posicionamento da mão esquerda. Para isso, analisamos os principais métodos para violão do século XIX. Devido à qualidade e ao volume de conteúdo, utilizamos como fonte principal de informação os métodos de Sor e Aguado. Seguindo essa lógica, analisamos, também, os avanços técnicos e pedagógicos atribuídos ao movimento violonístico que ficou conhecido como “Escola de Tárrega”. Finalizamos a discussão sobre o desenvolvimento da técnica “tradicional” do violão apontando importantes contribuições de Andrés Segóvia para o desenvolvimento do instrumento. Após as reflexões realizadas nos cinco primeiros capítulos, propomos, no capítulo 6, as bases para a compreensão e a análise da técnica violonística em diálogo com a contemporaneidade. Sob essa ótica, são sugeridas cinco categorias que englobam as diferentes formas pelas quais podemos entender mais claramente a transformação da técnica violonística ao longo do tempo e em diferentes “mundos da arte” (BECKER, 2010). Finalizamos este trabalho descrevendo o preparo da performance de Rua das Pedras, obra para violão solo de Paulo Rios Filho, com atenção ao uso de técnicas não convencionais. Discorremos sobre as dificuldades na realização de passagens específicas e fornecemos sugestões de estudo para a performance.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-05-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-21T12:47:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-21T12:47:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/34827
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-1414-0966
url http://hdl.handle.net/1843/34827
https://orcid.org/0000-0002-1414-0966
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Música
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/34827/1/Tese%20Cristiano%20Reposit%c3%b3rio%20UFMG%21%21.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/34827/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6f9dc777b118a75d9eaa88a9476fef6f
34badce4be7e31e3adb4575ae96af679
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589750662103040