Análise das capacidades argumentativas de professores de química recém formados na Universidade Federal de Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Heberton Luis da Silva Correa
Orientador(a): Rosaria da Silva Justi
Banca de defesa: Poliana Flavia Maia, Paula Cristina Cardoso Mendonça, Danusa Munford
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8RWQX4
Resumo: A importância de que atividades argumentativas façam parte do cotidiano das salas de aula destacada por diversos pesquisadores da Educação e em documentos oficiais de vários países, incluindo o Brasil. Portanto, necessário que professores dominem capacidades relacionadas ao ato de argumentar para que se sintam dispostos e preparados a endereçar tais atividades em sala de aula. Estanecessidade nos estimulou a analisar o domínio de capacidades argumentativas por parte de professores de Química recém formados. Por meio da revisão da literatura decidimos que cinco capacidades deveriam ser analisadas: (a) a capacidade de elaborar argumentos; (b) a capacidade de contra-argumentar; (c) a capacidade de elaborar teorias alternativas; (d) a capacidade de refutar; (e) a capacidade de identificar, interpretar e utilizar evidências. Para alcançar este objetivo, elaboramos entrevistas semiestruturadas relacionadas a um tema cotidiano e a um tema científico onde cada uma dessas capacidades era sondada por mais de uma vez. Durante o estudo, foram entrevistados 14 professores que se formaram no curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Minas Gerais nos anos de 2007, 2008 e 2009. Todas as entrevistas foram gravadas em áudio e vídeo, transcritas e analisadas qualitativamente por meio de triangulação entre o autor dessa dissertação e sua orientadora. A anáise dos dados revelou que os professores foram capazes de elaborar argumentos, teorias alternativas e refutações quando discutindo temas cotidianos ou científicos. Entretanto, enquanto a maioria dos professores conseguiu elaborar contra-argumentosquando discutindo um tema cotidiano, apenas uma minoria deles conseguiu fazer o mesmo quando discutindo um tema científico. Além disso, os professores demonstraram ter grande dificuldade de interpretar e utilizar evidências qualquer que fosse o tema em discussão (cotidiano ou científico). Tal dificuldade se manifestava principalmente quando eles tinham que interpretar evidências que eram contrárias àsuas crenças. Os professores também demonstraram ter grande dificuldade em interligar conhecimentos que acreditavam ser verdadeiros simultaneamente a evidências e justificativas, cometendo diversos enganos enquanto tentavam fazer isso. As conclusões deste trabalho apontam para recomendações que julgamos serem degrande importância para aqueles que trabalham com a formação de professores.
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Por meio da revisão da literatura decidimos que cinco capacidades deveriam ser analisadas: (a) a capacidade de elaborar argumentos; (b) a capacidade de contra-argumentar; (c) a capacidade de elaborar teorias alternativas; (d) a capacidade de refutar; (e) a capacidade de identificar, interpretar e utilizar evidências. Para alcançar este objetivo, elaboramos entrevistas semiestruturadas relacionadas a um tema cotidiano e a um tema científico onde cada uma dessas capacidades era sondada por mais de uma vez. Durante o estudo, foram entrevistados 14 professores que se formaram no curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Minas Gerais nos anos de 2007, 2008 e 2009. Todas as entrevistas foram gravadas em áudio e vídeo, transcritas e analisadas qualitativamente por meio de triangulação entre o autor dessa dissertação e sua orientadora. A anáise dos dados revelou que os professores foram capazes de elaborar argumentos, teorias alternativas e refutações quando discutindo temas cotidianos ou científicos. Entretanto, enquanto a maioria dos professores conseguiu elaborar contra-argumentosquando discutindo um tema cotidiano, apenas uma minoria deles conseguiu fazer o mesmo quando discutindo um tema científico. Além disso, os professores demonstraram ter grande dificuldade de interpretar e utilizar evidências qualquer que fosse o tema em discussão (cotidiano ou científico). Tal dificuldade se manifestava principalmente quando eles tinham que interpretar evidências que eram contrárias àsuas crenças. Os professores também demonstraram ter grande dificuldade em interligar conhecimentos que acreditavam ser verdadeiros simultaneamente a evidências e justificativas, cometendo diversos enganos enquanto tentavam fazer isso. As conclusões deste trabalho apontam para recomendações que julgamos serem degrande importância para aqueles que trabalham com a formação de professores.Many science education researchers and official documents from several countries (including Brazil) emphasise the importance including argumentative activities in science classrooms. This requires teachers to develop capacities related to argumentation in order to become ableof addressing argumentative activities in their lessons. The recognition of this need has stimulated usto analyse whether and how recently graduated teachers have argumentative capacities. From the literature review, we have decided to investigate five capacity, those of (a) elaborating arguments;(b) counter-arguing; (c) elaborating alternative theories; (d) refuting; and (e) identifying, interpreting, and using evidence. In order to reach this aim, we elaborated a semi-structured interview divided into two parts: one related to a daily topic and the other related to a scientific one. In both of them, each of the capacities was probed at least once. Fourteen chemistry teachers that concluded that graduated course at the Universidade Federal de Minas Gerais during 2007, 2008, and 2009 were interviewed. The interviews were video-recorded, transcribed verbatim, and analysed qualitatively a process in which there were triangulation between the author of this dissertation and his supervisor. The data analysis showed that the teachers were able to elaborate arguments, alternative theories, and refutations when discussing both topics. However, whilst the majority of the teachers wereable to elaborate counter-arguments when discussing a daily topic, only a minority of them could do so when discussing a scientific topic. Moreover, the teachers had great difficulties in interpreting and using evidence related to both topics. Such difficulties were mainly shownwhen they had to interpret evidence that were against their beliefs. The teachers have also shown great difficulties in establishing relationships between knowledge they believed to be true and evidence and justifications at the same time. The conclusions of this study point outto recommendations that we view as very important for those who work in teachers education.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGDiscussões e debatesEducaçãoProfessores de quimica  Formação EducaçãoConhecimento e inclusão socialAnálise das capacidades argumentativas de professores de química recém formados na Universidade Federal de Minas Geraisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_heberton.pdfapplication/pdf1786249https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8RWQX4/1/disserta__o_heberton.pdf433ca80eebd2a29498016a0da8fa97b3MD51TEXTdisserta__o_heberton.pdf.txtdisserta__o_heberton.pdf.txtExtracted texttext/plain328803https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8RWQX4/2/disserta__o_heberton.pdf.txt6ac893b53f886e3bf245a942ad027699MD521843/BUOS-8RWQX42019-11-14 21:55:48.111oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-8RWQX4Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T00:55:48Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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