Two hub location problems for transportation systems

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Luiza Bernardes Real
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: eng
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/1843/34479
Resumo: Redes do tipo eixo-raio são normalmente utilizadas em sistemas de transporte com o intuito de rotear eficientemente commodities e passageiros entre vários pares de origem e destino. Duas variações do problema de localização de concentradores são propostas. Programas inteiros mistos são apresentados e resolvidos através de métodos exatos e heurísticos. O primeiro problema estudado propoem o desenho da malha aérea global, com base na localização de gateways em redes do tipo eixo-raio, diferenciando passageiros domésticos e internacionais. Uma formulação de programação inteira mista é desenvolvida e dois algoritmos baseados no métodos de decomposição de Benders são implementados para resolver o problema. Enquanto a versão monolítica não consegue resolver instâncias médias dentro de um tempo máximo, os algoritmos propostos são capazes de resolver instâncias maiores em um tempo razoável. A segunda variação do problema de localização de concentradores estudado otimiza o desenho de uma rede de transporte genérica considerando rotas flexíveis. Nessa versão, além de localizar nós concentradores e alocar nós não-concentradores a nós concentradores, as rotas dos veículos são definidas. Enquanto a maioria dos estudos até então presentes na literatura consideram um fator de desconto fixo para representar economias de escala em links entre hubs e uma topologia específica para as redes, esse trabalho introduz uma formulação inteira mista, em que economias de escalas dependem da tecnologia de transporte escolhida para operar as rotas e a topologia da rede é determinada endogenamente. Duas metaheurísticas são implementadas para achar boas soluções para o problema em tempos computacionais razoáveis.
id UFMG_f9c0ce8c2a7f7baffbb72dd6ace50a51
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/34479
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Two hub location problems for transportation systemsDois problemas de localização de concentradores para sistemas de transporteEngenharia de produçãoAlgoritmosEconomia de escalaTransportesHub location problemGatewayScale economyFlexible routesRedes do tipo eixo-raio são normalmente utilizadas em sistemas de transporte com o intuito de rotear eficientemente commodities e passageiros entre vários pares de origem e destino. Duas variações do problema de localização de concentradores são propostas. Programas inteiros mistos são apresentados e resolvidos através de métodos exatos e heurísticos. O primeiro problema estudado propoem o desenho da malha aérea global, com base na localização de gateways em redes do tipo eixo-raio, diferenciando passageiros domésticos e internacionais. Uma formulação de programação inteira mista é desenvolvida e dois algoritmos baseados no métodos de decomposição de Benders são implementados para resolver o problema. Enquanto a versão monolítica não consegue resolver instâncias médias dentro de um tempo máximo, os algoritmos propostos são capazes de resolver instâncias maiores em um tempo razoável. A segunda variação do problema de localização de concentradores estudado otimiza o desenho de uma rede de transporte genérica considerando rotas flexíveis. Nessa versão, além de localizar nós concentradores e alocar nós não-concentradores a nós concentradores, as rotas dos veículos são definidas. Enquanto a maioria dos estudos até então presentes na literatura consideram um fator de desconto fixo para representar economias de escala em links entre hubs e uma topologia específica para as redes, esse trabalho introduz uma formulação inteira mista, em que economias de escalas dependem da tecnologia de transporte escolhida para operar as rotas e a topologia da rede é determinada endogenamente. Duas metaheurísticas são implementadas para achar boas soluções para o problema em tempos computacionais razoáveis.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal de Minas Gerais2020-12-04T22:59:20Z2025-09-09T00:53:46Z2020-12-04T22:59:20Z2020-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1843/34479engLuiza Bernardes Realinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2025-09-09T00:53:46Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/34479Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2025-09-09T00:53:46Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Two hub location problems for transportation systems
Dois problemas de localização de concentradores para sistemas de transporte
title Two hub location problems for transportation systems
spellingShingle Two hub location problems for transportation systems
Luiza Bernardes Real
Engenharia de produção
Algoritmos
Economia de escala
Transportes
Hub location problem
Gateway
Scale economy
Flexible routes
title_short Two hub location problems for transportation systems
title_full Two hub location problems for transportation systems
title_fullStr Two hub location problems for transportation systems
title_full_unstemmed Two hub location problems for transportation systems
title_sort Two hub location problems for transportation systems
author Luiza Bernardes Real
author_facet Luiza Bernardes Real
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Luiza Bernardes Real
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Algoritmos
Economia de escala
Transportes
Hub location problem
Gateway
Scale economy
Flexible routes
topic Engenharia de produção
Algoritmos
Economia de escala
Transportes
Hub location problem
Gateway
Scale economy
Flexible routes
description Redes do tipo eixo-raio são normalmente utilizadas em sistemas de transporte com o intuito de rotear eficientemente commodities e passageiros entre vários pares de origem e destino. Duas variações do problema de localização de concentradores são propostas. Programas inteiros mistos são apresentados e resolvidos através de métodos exatos e heurísticos. O primeiro problema estudado propoem o desenho da malha aérea global, com base na localização de gateways em redes do tipo eixo-raio, diferenciando passageiros domésticos e internacionais. Uma formulação de programação inteira mista é desenvolvida e dois algoritmos baseados no métodos de decomposição de Benders são implementados para resolver o problema. Enquanto a versão monolítica não consegue resolver instâncias médias dentro de um tempo máximo, os algoritmos propostos são capazes de resolver instâncias maiores em um tempo razoável. A segunda variação do problema de localização de concentradores estudado otimiza o desenho de uma rede de transporte genérica considerando rotas flexíveis. Nessa versão, além de localizar nós concentradores e alocar nós não-concentradores a nós concentradores, as rotas dos veículos são definidas. Enquanto a maioria dos estudos até então presentes na literatura consideram um fator de desconto fixo para representar economias de escala em links entre hubs e uma topologia específica para as redes, esse trabalho introduz uma formulação inteira mista, em que economias de escalas dependem da tecnologia de transporte escolhida para operar as rotas e a topologia da rede é determinada endogenamente. Duas metaheurísticas são implementadas para achar boas soluções para o problema em tempos computacionais razoáveis.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-04T22:59:20Z
2020-12-04T22:59:20Z
2020-02-28
2025-09-09T00:53:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1843/34479
url https://hdl.handle.net/1843/34479
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1856413962685382656