De volta ao lugar de aluna: as relações docência-discência na formação de professoras

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Simone Medeiros de Carvalho
Orientador(a): Maria de Lourdes Rocha de Lima
Banca de defesa: Rosilene Horta Tavares, Leoncio Jose Gomes Soares, Cláudia Oliveira Santos, José Pereira Peixoto Filho
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-92EQ9G
Resumo: Historicamente, a formação de professores caminhou para a institucionalização com a criação das Escolas Normais no século XIX e a instituição dos cursos de Pedagogia no início do século XX e as reformas dos anos de 1990, que criaram dos Institutos Superiores de Educação e o curso Normal Superior. Esses espaços e modelos para a formação docente foram suplantados pelas Diretrizes Curriculares do curso de Pedagogia em 2006, que deram à formação de professores das séries iniciais o status universitário através do curso de Pedagogia. Hoje, todos os alunos do curso de Pedagogia são candidatos a professor das séries iniciais. Não existe, atualmente, nenhuma distinção entre aquele aluno que já possui a formação em nível médio [ou não] no magistério, aquele que já exerce a profissão docente e aqueles que nunca tiveram contato formal [como professores] com a profissão. Deste modo, coexistem, nos cursos de Pedagogia, alunos marinheiros de primeira viagem, alunos-professores iniciantes, alunos-professores experientes. Temos observado que várias alunas do curso de Pedagogia vivem a experiência de ser aluna e de ser professora ao mesmo tempo. Algumas dessas alunas já são professoras há vários anos e retornam às salas de aula como alunas de um curso que propõe formar para ser professora. Acreditando que uma parte do aprendizado da profissão docente só ocorre ou só se inicia em exercício e que, o exercício profissional é condição para consolidar o processo de tornar-se professora, questionamos quais são e como se estabelecem as relações entre o aprendizado e o exercício da docência. Esta tese é ume exercício de construir um intertexto, que incorpora outras vozes, diálogos com teorias e pesquisas que atribuem à linguagem um aspecto central na formação do pensamento e na atribuição de sentido e significação do mundo e das coisas. Tecemos um diálogo com as proposições de Jerome Bruner, Paulo Freire, António Nóvoa e também com as pesquisas que utilizam a abordagem (auto) biográfica. Esses diálogos são o pano de fundo deste estudo, uma proposta para compreender as alunasprofessoras como sujeitos constituídos no campo da intersubjetividade, retomando elementos de seus percursos de formação. Tendo como objetivos deste estudo: a análise da formação docente a partir das narrativas de alunasprofessoras, a investigação dos processos de simultaneidade da docênciadiscência e a elaboração de um perfil das alunas do curso de Pedagogia que simultaneamente vivenciam a condição de docente a partir das (auto) biografias, interpretando com o uso da hermenêutica crítica os significados das práticas docentes dentro dos contextos de formação.
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Não existe, atualmente, nenhuma distinção entre aquele aluno que já possui a formação em nível médio [ou não] no magistério, aquele que já exerce a profissão docente e aqueles que nunca tiveram contato formal [como professores] com a profissão. Deste modo, coexistem, nos cursos de Pedagogia, alunos marinheiros de primeira viagem, alunos-professores iniciantes, alunos-professores experientes. Temos observado que várias alunas do curso de Pedagogia vivem a experiência de ser aluna e de ser professora ao mesmo tempo. Algumas dessas alunas já são professoras há vários anos e retornam às salas de aula como alunas de um curso que propõe formar para ser professora. Acreditando que uma parte do aprendizado da profissão docente só ocorre ou só se inicia em exercício e que, o exercício profissional é condição para consolidar o processo de tornar-se professora, questionamos quais são e como se estabelecem as relações entre o aprendizado e o exercício da docência. Esta tese é ume exercício de construir um intertexto, que incorpora outras vozes, diálogos com teorias e pesquisas que atribuem à linguagem um aspecto central na formação do pensamento e na atribuição de sentido e significação do mundo e das coisas. Tecemos um diálogo com as proposições de Jerome Bruner, Paulo Freire, António Nóvoa e também com as pesquisas que utilizam a abordagem (auto) biográfica. Esses diálogos são o pano de fundo deste estudo, uma proposta para compreender as alunasprofessoras como sujeitos constituídos no campo da intersubjetividade, retomando elementos de seus percursos de formação. Tendo como objetivos deste estudo: a análise da formação docente a partir das narrativas de alunasprofessoras, a investigação dos processos de simultaneidade da docênciadiscência e a elaboração de um perfil das alunas do curso de Pedagogia que simultaneamente vivenciam a condição de docente a partir das (auto) biografias, interpretando com o uso da hermenêutica crítica os significados das práticas docentes dentro dos contextos de formação.Historically, the teacher's formation walked into the institutionalization with the creation of the Normal Schools in the 19th century, the institution of the Pedagogy courses in the beginning of the 20th century and the educational reforms of the 1990 decade that created the Superior Institutes of Education and the Normal Superior course. These spaces and models for the teaching formation were supplanted in the Curricular Guidelines of the Pedagogy course in 2006 that gave to elementary school teacher´s the universitary status through the Pedagogy course. Today, all the students of the Pedagogy course are candidates to the spots of elementary school teacher´s. Currently, there is no distinction between the student that already have the graduation in high school [or not] of the professorship course, the student that already clerks the teacher´s career, and the student that never had formal contact [as a teacher] with the career. So, coexists, in the Pedagogy courses, the rookie students, the student-teachers that are beginners and student-teachers that do have experience. We have observed that plenty of the students from the Pedagogy course are living the experience of being a student and being a teacher at the same time, but some of these students already have been teachers and are returning to the classrooms as students of a course that proposes "the graduation for being a teacher". Believing that a part of the teacher profession's learning only occurs or begins with the exercise, and that the professional exercise is the condition to consolidate the process of becoming a teacher, we question what are the relations between the learning and the teach exercise and how these relations are consolidated. This thesis is an exercise of constructing an intertext, that assembles other voices and dialogs with theories and researches that attribute to the language a central aspect in the formation of the thought and in the attribution of sense and signification of the world and its things. We weave a dialog with the propositions of Jerome Bruner, Paulo Freire, Antonio Nóvoa and also with the researches that use the (self) biographic approaching. These dialogs are the background of this study, a proposition to comprehend the student-teachers as subjects that are constituted in the field of the intersubjectivity, retrieving elements of its formation routes and having, as aims of this study: the analysis of the teacher education from the point of the student-teachers narratives, the investigation of the teacher-student simultaneous processes, and the elaboration of a profile of the students of the Pedagogy course that live, at the same time, the condition of teacher and student, interpretating, with the use of the criticizing hermeneutic, the meaning of the docent practices inside of the graduation processes.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGProfessores  FormaçãoEducaçãoAutobiografiaProfessores e alunosFormação de educadoresDocência x discênciaPedagogiaPesquisa narrativaRelato (auto) biográficoDe volta ao lugar de aluna: as relações docência-discência na formação de professorasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALcarvalho_sm_tese_doutorado.pdfapplication/pdf3176666https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-92EQ9G/1/carvalho_sm_tese_doutorado.pdfd5260733ce075b6ccf2e7652159756d5MD51TEXTcarvalho_sm_tese_doutorado.pdf.txtcarvalho_sm_tese_doutorado.pdf.txtExtracted texttext/plain321009https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-92EQ9G/2/carvalho_sm_tese_doutorado.pdf.txt4ba3c91b352442465b83094e25ac736eMD521843/BUOS-92EQ9G2019-11-14 11:42:18.235oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-92EQ9GRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:42:18Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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