Efeitos da combinação de demonstração, instrução verbal e freqüência de conhecimento de resultados na aquisição de habilidades motoras

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2004
Autor(a) principal: Fernando Carneiro Machado Ennes
Orientador(a): Rodolfo Novellino Benda
Banca de defesa: Go Tani, Dietmar Martin Samulski, Herbert Ugrinowitsch
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/KMCG-7NRMEG
Resumo: A demonstração, instrução verbal e o conhecimento de resultados estão relacionados à informação presente durante o processo ensino-aprendizagem, e o sucesso de sua utilização está relacionado não só com a capacidade do aprendiz de utilizar tais informações, mas também, com a forma como o professor as apresenta. Compreender melhor o modo como a combinação dessas variáveis afeta a Aprendizagem Motora permite colaborar na construção de estratégias mais eficientes para o processo de ensino-aprendizagem de habilidades motoras, como também, na intervenção do profissional de Educação Física no ensino e aperfeiçoamento de habilidades fundamentado em conhecimentos científicos preestabelecidos. No entanto, o efeito da combinação dessas variáveis ainda não tem sido tema freqüente de pesquisas e, portanto, constitui-se um importante tópico a ser abordado. O presente estudo teve como objetivo verificar o efeito da combinação de três freqüências relativas de conhecimento de resultado (33%, 66% e 100%) com três formas de fornecimento de informação prévia (demonstração, instrução verbal e demonstração adicionada à instrução verbal). A tarefa escolhida consistiu-se numa habilidade seriada de posicionamento de bolas, em uma seqüência pré-estabelecida, a ser executada em um determinado tempo alvo (3.000 ms.). Participaram do experimento 108 sujeitos entre 18 e 35 anos inexperientes na tarefa em questão, divididos aleatoriamente em nove grupos (n=12) conforme a combinação das variáveis. O experimento constou de três fases: 60 tentativas de prática na Fase de Aquisição, seguidas por 10 tentativas de prática da mesma tarefa em um Teste de Retenção (15 minutos após a Fase de Aquisição) e por fim, o Teste de Transferência, com 10 tentativas de prática de uma nova seqüência em um novo tempo alvo (2.500 ms.). A precisão e variabilidade foram medidas pelo erro absoluto e o seu desvio padrão, respectivamente, cuja análise foi realizada por meio de ANOVA two way (grupos e blocos) com medidas repetidas no segundo fator, para a comparação intergrupos na fase de aquisição e outra para o último bloco da fase de aquisição e testes. Para a comparação de médias, foi utilizado o teste post hoc de Tukey. O risco a para o estudo foi estabelecido em 5% (p = 0,05). Os resultados encontrados nesse estudo corroboram em parte os achados das pesquisas anteriores sobre freqüência de conhecimento de resultado indicando que freqüências intermediárias de CR poderiam levar a maiores níveis de aprendizagem. Os resultados também destacam a importância da demonstração para a aprendizagem. As evidências experimentais encontradas sugerem que níveis intermediários de informação recebida, assim como níveis intermediários de exigência de processamento de informação apresentaram resultados superiores. Concluiu-se que, ao considerar a tarefa utilizada, as melhores combinações estariam em pontos intermediários entre pólos extremos com muita ou pouca informação.
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No entanto, o efeito da combinação dessas variáveis ainda não tem sido tema freqüente de pesquisas e, portanto, constitui-se um importante tópico a ser abordado. O presente estudo teve como objetivo verificar o efeito da combinação de três freqüências relativas de conhecimento de resultado (33%, 66% e 100%) com três formas de fornecimento de informação prévia (demonstração, instrução verbal e demonstração adicionada à instrução verbal). A tarefa escolhida consistiu-se numa habilidade seriada de posicionamento de bolas, em uma seqüência pré-estabelecida, a ser executada em um determinado tempo alvo (3.000 ms.). Participaram do experimento 108 sujeitos entre 18 e 35 anos inexperientes na tarefa em questão, divididos aleatoriamente em nove grupos (n=12) conforme a combinação das variáveis. O experimento constou de três fases: 60 tentativas de prática na Fase de Aquisição, seguidas por 10 tentativas de prática da mesma tarefa em um Teste de Retenção (15 minutos após a Fase de Aquisição) e por fim, o Teste de Transferência, com 10 tentativas de prática de uma nova seqüência em um novo tempo alvo (2.500 ms.). A precisão e variabilidade foram medidas pelo erro absoluto e o seu desvio padrão, respectivamente, cuja análise foi realizada por meio de ANOVA two way (grupos e blocos) com medidas repetidas no segundo fator, para a comparação intergrupos na fase de aquisição e outra para o último bloco da fase de aquisição e testes. Para a comparação de médias, foi utilizado o teste post hoc de Tukey. O risco a para o estudo foi estabelecido em 5% (p = 0,05). Os resultados encontrados nesse estudo corroboram em parte os achados das pesquisas anteriores sobre freqüência de conhecimento de resultado indicando que freqüências intermediárias de CR poderiam levar a maiores níveis de aprendizagem. Os resultados também destacam a importância da demonstração para a aprendizagem. As evidências experimentais encontradas sugerem que níveis intermediários de informação recebida, assim como níveis intermediários de exigência de processamento de informação apresentaram resultados superiores. Concluiu-se que, ao considerar a tarefa utilizada, as melhores combinações estariam em pontos intermediários entre pólos extremos com muita ou pouca informação.Demonstration, verbal instruction and results knowledge are related to the information given throughout the teaching-learning process, and the success in applying them depends not only on the apprentice skill in using such information, but also on the way the teacher presents it. By better understanding the way these variables combination affect Motor Learning, more efficient strategies can be set to the motor skills teaching-learning process, as well as the intervention of the Physical Education professional on the teaching and betterment of skills based on pre-established scientific knowledge. However, these variables combination effects havent been a frequent issue in researches and, therefore, constitutes an important topic to be approached. The current study aimed to corroborate the combination effect of three relative frequencies of result knowledge (33%, 66% and 100%) within three kinds of previous information supply (demonstration, verbal instruction and demonstration added to verbal instruction). The task chosen consisted of a serial skill in ball positioning, in a pre-established sequence to be accomplished at a specific target timing (3.000 ms.). 108 individuals (inexperienced in this task ) ranging from 18 to 35 years of age took part in the experiment. They were picked at random and separated in nine groups (n=12) according to the variables combinations. The experiment consisted of three phases: 60 practice tries in the Acquisition Phase followed by 10 practice tries in the same task on a Retention Test (15 minutes after the Acquisition Phase) and at last, the Transference Test, in a 10 practice tries of a new sequence at a new target timing (2.500 ms.). The accuracy and variability have been measured by the absolute error and standard deviation respectively, under the analysis through an ANOVA two way (groups and blocks), within repeated measures in the second factor for the intergroup comparison in the acquisition phase and another, for the last block in the acquisition phase and tests. In order to obtain the average comparison, a Tukey post hoc test was used. The risk a to the study was set in 5% (p = 0.05). The results found in this study partially corroborate the ones found in previous researches on result knowledge frequency indicating that KR intermediate frequency could lead to higher levels of learning. The results also point out the importance of demonstration to the learning process. The experimental evidences found suggest that intermediate levels of received information, as well as intermediate levels of information processing demands, have presented superior results. It has been concluded that taking for granted the overruled task, the best combinations would be in intermediate points between extreme poles containing either much or little information.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAprendizagem motoraAprendizagem verbalEducação físicaAprendizagem motoraAprendizagem verbalEfeitos da combinação de demonstração, instrução verbal e freqüência de conhecimento de resultados na aquisição de habilidades motorasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALboc_odisserta__o_vers_ofinal_ufmg_pdf_.pdfapplication/pdf589709https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/KMCG-7NRMEG/1/boc_odisserta__o_vers_ofinal_ufmg_pdf_.pdfe695f78c9ee1794e8d05e9dcea61f7d4MD51TEXTboc_odisserta__o_vers_ofinal_ufmg_pdf_.pdf.txtboc_odisserta__o_vers_ofinal_ufmg_pdf_.pdf.txtExtracted texttext/plain162061https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/KMCG-7NRMEG/2/boc_odisserta__o_vers_ofinal_ufmg_pdf_.pdf.txt89d3084823e35169d95a5ac7ee086dabMD521843/KMCG-7NRMEG2019-11-14 13:42:43.004oai:repositorio.ufmg.br:1843/KMCG-7NRMEGRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:42:43Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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