Cultura e afetividade: Influências de valores dos professores de matemática na dimensão afetiva dos alunos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Milene Carneiro Machado
Orientador(a): Cristina de Castro Frade
Banca de defesa: Jorge Tarcisio da Rocha Falcao, Maria Laura Magalhaes Gomes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84WNCU
Resumo: Esse trabalho consiste de um estudo sobre cultura e afetividade, visando investigar a possível influência de valores dos professores de Matemática na dimensão afetiva dos alunos. Para sua concretização, foi realizada uma pesquisa empírica numa escola urbana da rede de ensino público de Belo Horizonte, em que se examinou a prática de dois professores de Matemática de duas turmas das séries finais do Ensino Fundamental e a correspondente reação afetiva dos alunos suas respostas a essas práticas e suas aprendizagens. Os principais referenciais teóricos que fundamentaram o estudo foram extraídos das idéias de Bishop e seus colaboradores (Bishop, 1988; 2002; Seah & Bishop, 2000; Gunstone et al., 2004) sobre valores dos professores de Matemática e da literatura sobre afetividade em Educação Matemática. A partir de uma abordagem qualitativa, caracterizada pela observação participante nos moldes da pesquisa etnográfica, foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: (a) questionário para os professores; (b) registro em áudio e vídeo das observações em sala; (c) registro em áudio de entrevistas semi-estruturadas com alguns alunos; (d) diário de campo através de registro escrito e em áudio. No caso dos professores, suas práticas e respostas ao questionário foram analisadas e contrastadas considerando-se os valores relativos à Matemática (racionalismo e empirismo, controle e progresso, abertura e mistério), à Educação Matemática (visão formalística e ativista, compreensão instrumental e relacional, caráter relevante e teórico, caráter especializado e acessível, aspecto de avaliação e raciocínio) e à Educação em geral, conforme descritos por Bishop e seus colaboradores (idem). A reação afetiva dos alunos, expressada em resposta às práticas de seus professores e em relação às suas aprendizagens, foi examinada segundo os conceitos de crenças (p.ex. Gómez Chacón, 2003), sentimentos de fundo (Damásio, 1996) e atitudes (p.ex. Brito e Gonçalez, 2001). Os resultados de pesquisa apontam que a intensidade e qualidade da interação entre professor e alunos, investigadas conforme os valores acima aludidos, influenciaram de maneira significativa as crenças desenvolvidas pelos alunos relacionadas com a Matemática, com a percepção deles de suas aprendizagens ou com o modo de ensino a que foram submetidos. Essas crenças mostraram gerar sentimentos de fundo agradáveis (prazer, satisfação, bem-estar, segurança, perseverança) ou desagradáveis (impotência, frustração, desamparo, desesperança), que levaram os alunos a manifestar atitudes positivas ou negativas, respectivamente, em relação à disciplina. Destacam-se considerações finais relativas ao desenvolvimento, resultados e implicações pedagógicas do estudo. Sugere-se, em particular, que o campo de pesquisa sobre desenvolvimento profissional de professores de Matemática dê maior atenção à influência exercida pelos valores dos professores na dimensão afetiva dos alunos. Palavras chaves:
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Os principais referenciais teóricos que fundamentaram o estudo foram extraídos das idéias de Bishop e seus colaboradores (Bishop, 1988; 2002; Seah & Bishop, 2000; Gunstone et al., 2004) sobre valores dos professores de Matemática e da literatura sobre afetividade em Educação Matemática. A partir de uma abordagem qualitativa, caracterizada pela observação participante nos moldes da pesquisa etnográfica, foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: (a) questionário para os professores; (b) registro em áudio e vídeo das observações em sala; (c) registro em áudio de entrevistas semi-estruturadas com alguns alunos; (d) diário de campo através de registro escrito e em áudio. No caso dos professores, suas práticas e respostas ao questionário foram analisadas e contrastadas considerando-se os valores relativos à Matemática (racionalismo e empirismo, controle e progresso, abertura e mistério), à Educação Matemática (visão formalística e ativista, compreensão instrumental e relacional, caráter relevante e teórico, caráter especializado e acessível, aspecto de avaliação e raciocínio) e à Educação em geral, conforme descritos por Bishop e seus colaboradores (idem). A reação afetiva dos alunos, expressada em resposta às práticas de seus professores e em relação às suas aprendizagens, foi examinada segundo os conceitos de crenças (p.ex. Gómez Chacón, 2003), sentimentos de fundo (Damásio, 1996) e atitudes (p.ex. Brito e Gonçalez, 2001). Os resultados de pesquisa apontam que a intensidade e qualidade da interação entre professor e alunos, investigadas conforme os valores acima aludidos, influenciaram de maneira significativa as crenças desenvolvidas pelos alunos relacionadas com a Matemática, com a percepção deles de suas aprendizagens ou com o modo de ensino a que foram submetidos. Essas crenças mostraram gerar sentimentos de fundo agradáveis (prazer, satisfação, bem-estar, segurança, perseverança) ou desagradáveis (impotência, frustração, desamparo, desesperança), que levaram os alunos a manifestar atitudes positivas ou negativas, respectivamente, em relação à disciplina. Destacam-se considerações finais relativas ao desenvolvimento, resultados e implicações pedagógicas do estudo. Sugere-se, em particular, que o campo de pesquisa sobre desenvolvimento profissional de professores de Matemática dê maior atenção à influência exercida pelos valores dos professores na dimensão afetiva dos alunos. Palavras chaves:This work reports on a study about culture and affect whose aim was to investigate the possible influence of mathematics teachers values on students affect. The research was carried out in a Brazilian urban basic school. We examined the practice of two mathematics teachers and looks for corresponding affective reactions of the students, in terms both of their learning and responses to their teachers practice. The main theoretical frameworks that support the study were based on Bishops and Bishop and colleagues (Bishop, 1988; 2002; Seah & Bishop, 2000; Gunstone et al., 2004) ideas about values of mathematics teachers and the literature on affect in mathematics education. From a qualitative approach of participant observer in the manner of ethnography, data were collected by: (a) a questionnaire for the teacher, (b) audio and video recording of a sequence of mathematics lessons; (c) audio recording of interviews with some students; (d) audio and written recording of observations in class. Both the teachers practices and answers to the questionnaire were analyzed and contrasted in terms of the mathematical values and those of mathematical education and education in general, as described by Bishop and Bishop and colleagues (idem). The students affective reactions were identified in terms of their mathematical beliefs (e.g. Gómez Chacón, 2003), background feelings (Damásio, 1996) and attitudes (e.g. Brito and Gonçalez, 2001). The results of research indicate that the intensity and quality of the interaction between teachers and students, examined in terms of the values above-mentioned, strongly influence the students beliefs in relation to mathematics, to their learning or to the mode of teaching they were submitted. These beliefs, in its turn, seemed to generate pleasant (pleasure, satisfaction, safeness, perseverance) or unpleasant (frustration, despairing, disregarding) background feelings which led the students to manifest positive or negative attitudes in relation to the discipline, respectively. Final remarks concerning the development, results and pedagogical implications of the study are presented. We suggest, in particular, that if the teachers want to be effective reflexive and transformative agents of their practice they must to be aware of the influence of their practices on the students affect.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMatematica Estudo e ensinoEducaçãoAfetividade AculturaçãoCultura CrençasEducação matemáticaValoresCulturaAfetividadeSentimentos de fundoAtitudesCrençasCultura e afetividade: Influências de valores dos professores de matemática na dimensão afetiva dos alunosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta_ao_milene_.pdfapplication/pdf570506https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84WNCU/1/disserta_ao_milene_.pdf0be5ec89aa6e97097c748905aa1761c2MD51TEXTdisserta_ao_milene_.pdf.txtdisserta_ao_milene_.pdf.txtExtracted texttext/plain204169https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84WNCU/2/disserta_ao_milene_.pdf.txt363a9d3f3479d4b1e9012f0ab9f6c708MD521843/FAEC-84WNCU2019-11-14 10:03:41.339oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-84WNCURepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:03:41Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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