DRAMALEÃO: AFETOS DE UM CAMALEÃO PERANTE O DRAMA ATRAVÉS DA AMBIENTAÇÃO CÊNICA

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Vanessa Lopes Ribeiro
Orientador(a): Ariane Guerra Barros
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6215
Resumo: This dissertation is a poetic account of a process that addresses the praxis of a drama with a pedagogical focus on the use of the scenic setting strategy for effectiveness in the teaching-learning process in theater teaching. The drama in question was applied in the fifth year of elementary school I, at Escola Municipal Arthur Campos Mello, located in the city of Dourados/MS, during the second half of 2022 and started from the pre-text “The little match-seller” (1848), by Hans Christian Andersen. In all episodes, the scenic setting is verticalized during the drama process and finds correlations with theatricality, providing the occurrence of immersion and experience in the process. The concepts of action, space and place, and their intersections with scenic setting and theatricality are concepts explored in this research. To support the discussion and analysis presented, authors such as Biange Cabral, Wellington Paula, Ariane Barros, Tharyn Freitas, Jorge Bondía and Josette Féral are used. Keyword: Scenic Environment; Theatricality; Process Drama; Theater-education.
id UFMS_062aa370e7af5a7ca4447fe848e80c8e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufms.br:123456789/6215
network_acronym_str UFMS
network_name_str Repositório Institucional da UFMS
repository_id_str
spelling 2023-07-04T22:21:49Z2023-07-04T22:21:49Z2023https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6215This dissertation is a poetic account of a process that addresses the praxis of a drama with a pedagogical focus on the use of the scenic setting strategy for effectiveness in the teaching-learning process in theater teaching. The drama in question was applied in the fifth year of elementary school I, at Escola Municipal Arthur Campos Mello, located in the city of Dourados/MS, during the second half of 2022 and started from the pre-text “The little match-seller” (1848), by Hans Christian Andersen. In all episodes, the scenic setting is verticalized during the drama process and finds correlations with theatricality, providing the occurrence of immersion and experience in the process. The concepts of action, space and place, and their intersections with scenic setting and theatricality are concepts explored in this research. To support the discussion and analysis presented, authors such as Biange Cabral, Wellington Paula, Ariane Barros, Tharyn Freitas, Jorge Bondía and Josette Féral are used. Keyword: Scenic Environment; Theatricality; Process Drama; Theater-education.A presente dissertação é um relato poético de um processo que aborda a práxis de um drama com enfoque pedagógico na utilização da estratégia da ambientação cênica para a efetividade no processo de ensino-aprendizagem no ensino do teatro. O drama em questão foi aplicado no quinto ano do ensino fundamental I, da Escola Municipal Arthur Campos Mello, localizada na cidade de Dourados/MS, durante o segundo semestre de 2022 e partiu do pré-texto A Vendedora de Fósforos (1848), de Hans Cristian Andersen. Em todos os episódios, a ambientação cênica é verticalizada durante o processo de drama e encontra correlações com a teatralidade, proporcionando a ocorrência da imersão e a experiência no processo. Os conceitos de ação, espaço e lugar, e seus entrecruzamentos com a ambientação cênica e a teatralidade são concepções explorados nesta pesquisa. Para dar suporte a discussão e análise apresentadas faz-se o uso de autores como Biange Cabral, Wellington Paula, Ariane Barros, Tharyn Freitas, Jorge Bondía e Josette Féral.Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do SulUFMSBrasilAmbientação CênicaTeatralidadeProcess DramaTeatro-educaçãoDRAMALEÃO: AFETOS DE UM CAMALEÃO PERANTE O DRAMA ATRAVÉS DA AMBIENTAÇÃO CÊNICAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAriane Guerra BarrosVanessa Lopes Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSORIGINALDramaleão- afetos de um camaleão perante o drama através da ambientação cênica_Vanessa Lopes Ribeiro.pdfDramaleão- afetos de um camaleão perante o drama através da ambientação cênica_Vanessa Lopes Ribeiro.pdfapplication/pdf10562725https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/6215/-1/Dramale%c3%a3o-%20afetos%20de%20um%20camale%c3%a3o%20perante%20o%20drama%20atrav%c3%a9s%20da%20ambienta%c3%a7%c3%a3o%20c%c3%aanica_Vanessa%20Lopes%20Ribeiro.pdffa622bdc5db2cb4690b18a74bc981c54MD5-1123456789/62152023-07-04 18:21:51.415oai:repositorio.ufms.br:123456789/6215Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242023-07-04T22:21:51Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv DRAMALEÃO: AFETOS DE UM CAMALEÃO PERANTE O DRAMA ATRAVÉS DA AMBIENTAÇÃO CÊNICA
title DRAMALEÃO: AFETOS DE UM CAMALEÃO PERANTE O DRAMA ATRAVÉS DA AMBIENTAÇÃO CÊNICA
spellingShingle DRAMALEÃO: AFETOS DE UM CAMALEÃO PERANTE O DRAMA ATRAVÉS DA AMBIENTAÇÃO CÊNICA
Vanessa Lopes Ribeiro
Ambientação Cênica
Teatralidade
Process Drama
Teatro-educação
title_short DRAMALEÃO: AFETOS DE UM CAMALEÃO PERANTE O DRAMA ATRAVÉS DA AMBIENTAÇÃO CÊNICA
title_full DRAMALEÃO: AFETOS DE UM CAMALEÃO PERANTE O DRAMA ATRAVÉS DA AMBIENTAÇÃO CÊNICA
title_fullStr DRAMALEÃO: AFETOS DE UM CAMALEÃO PERANTE O DRAMA ATRAVÉS DA AMBIENTAÇÃO CÊNICA
title_full_unstemmed DRAMALEÃO: AFETOS DE UM CAMALEÃO PERANTE O DRAMA ATRAVÉS DA AMBIENTAÇÃO CÊNICA
title_sort DRAMALEÃO: AFETOS DE UM CAMALEÃO PERANTE O DRAMA ATRAVÉS DA AMBIENTAÇÃO CÊNICA
author Vanessa Lopes Ribeiro
author_facet Vanessa Lopes Ribeiro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ariane Guerra Barros
dc.contributor.author.fl_str_mv Vanessa Lopes Ribeiro
contributor_str_mv Ariane Guerra Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Ambientação Cênica
Teatralidade
Process Drama
Teatro-educação
topic Ambientação Cênica
Teatralidade
Process Drama
Teatro-educação
description This dissertation is a poetic account of a process that addresses the praxis of a drama with a pedagogical focus on the use of the scenic setting strategy for effectiveness in the teaching-learning process in theater teaching. The drama in question was applied in the fifth year of elementary school I, at Escola Municipal Arthur Campos Mello, located in the city of Dourados/MS, during the second half of 2022 and started from the pre-text “The little match-seller” (1848), by Hans Christian Andersen. In all episodes, the scenic setting is verticalized during the drama process and finds correlations with theatricality, providing the occurrence of immersion and experience in the process. The concepts of action, space and place, and their intersections with scenic setting and theatricality are concepts explored in this research. To support the discussion and analysis presented, authors such as Biange Cabral, Wellington Paula, Ariane Barros, Tharyn Freitas, Jorge Bondía and Josette Féral are used. Keyword: Scenic Environment; Theatricality; Process Drama; Theater-education.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-04T22:21:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-04T22:21:49Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6215
url https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMS
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Repositório Institucional da UFMS
collection Repositório Institucional da UFMS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/6215/-1/Dramale%c3%a3o-%20afetos%20de%20um%20camale%c3%a3o%20perante%20o%20drama%20atrav%c3%a9s%20da%20ambienta%c3%a7%c3%a3o%20c%c3%aanica_Vanessa%20Lopes%20Ribeiro.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa622bdc5db2cb4690b18a74bc981c54
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv ri.prograd@ufms.br
_version_ 1797953130818699264