Memória, identidade e representação social : uma leitura de o último conhaque, de Carlos Herculano Lopes
Ano de defesa: | 2017 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3152 |
Resumo: | A globalização, os avanços da era tecnológica do mundo contemporâneo e o trauma de momentos históricos sociais, como a ditadura e o coronelismo no Brasil, têm provocado sentimentos de rupturas, fragmentação e tensão nos sujeitos. Esses sentimentos se refletem nas artes, e a literatura enquanto arte produz essas impressões por meio da palavra. No romance O último conhaque, do escritor mineiro Carlos Herculano Lopes, o protagonista recupera antigas lembranças que têm como cenário uma paisagem tipicamente rural em Santa Marta. Trata-se de um texto que narra a história desse homem desenraizado e atormentado pelas memórias de sua infância e que representa a metáfora do ser deslocado, em busca de identidade. Este trabalho tem como objetivo lançar um texto reflexivo abrangendo a relação entre identidade, memória, representação social, espaço, tempo, personagem, narrador e focalização, e os efeitos de sentido construídos no romance. As configurações estruturais do romance analisado estão intimamente ligadas aos processos de identificação do protagonista e estes, que por sua vez estão conectados a aspectos sociais, históricos e também psicológicos que constroem o enredo. A obra nos traz uma possível leitura de busca de identidade, a personagem representa uma sociedade que busca se (re)constituir enquanto sujeito. Respaldamo-nos nos autores Shøllhammer (2009), Ítalo Calvino (1998), Giorgio Aganbem (2010), Tania Pellegrinni (2001), Jaime Ginzburg (2012), Jeanne Marie Gagnebin (2006), Walter Benjamin (1994), Henri Bergson (1999), Le Goff (2003), Stuart Hall (2006), Antonio Candido (2000), Ginzburg (2010, 2012), entre outros. Foram utilizadas, obras de diferentes correntes críticas literárias. Para esta análise, elas não se contradizem, mas se completam, isso justifica o uso do ecletismo de perspectiva teórica. Nosso intuito foi o de contribuir para os estudos de literatura contemporânea, assim como às pesquisas referentes a fortuna crítica do autor Carlos Herculano Lopes. |
id |
UFMS_092ff0d91ae2327b77ae23e6b13f126f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufms.br:123456789/3152 |
network_acronym_str |
UFMS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMS |
repository_id_str |
|
spelling |
2017-07-12T13:38:40Z2021-09-30T19:56:01Z2017https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3152A globalização, os avanços da era tecnológica do mundo contemporâneo e o trauma de momentos históricos sociais, como a ditadura e o coronelismo no Brasil, têm provocado sentimentos de rupturas, fragmentação e tensão nos sujeitos. Esses sentimentos se refletem nas artes, e a literatura enquanto arte produz essas impressões por meio da palavra. No romance O último conhaque, do escritor mineiro Carlos Herculano Lopes, o protagonista recupera antigas lembranças que têm como cenário uma paisagem tipicamente rural em Santa Marta. Trata-se de um texto que narra a história desse homem desenraizado e atormentado pelas memórias de sua infância e que representa a metáfora do ser deslocado, em busca de identidade. Este trabalho tem como objetivo lançar um texto reflexivo abrangendo a relação entre identidade, memória, representação social, espaço, tempo, personagem, narrador e focalização, e os efeitos de sentido construídos no romance. As configurações estruturais do romance analisado estão intimamente ligadas aos processos de identificação do protagonista e estes, que por sua vez estão conectados a aspectos sociais, históricos e também psicológicos que constroem o enredo. A obra nos traz uma possível leitura de busca de identidade, a personagem representa uma sociedade que busca se (re)constituir enquanto sujeito. Respaldamo-nos nos autores Shøllhammer (2009), Ítalo Calvino (1998), Giorgio Aganbem (2010), Tania Pellegrinni (2001), Jaime Ginzburg (2012), Jeanne Marie Gagnebin (2006), Walter Benjamin (1994), Henri Bergson (1999), Le Goff (2003), Stuart Hall (2006), Antonio Candido (2000), Ginzburg (2010, 2012), entre outros. Foram utilizadas, obras de diferentes correntes críticas literárias. Para esta análise, elas não se contradizem, mas se completam, isso justifica o uso do ecletismo de perspectiva teórica. Nosso intuito foi o de contribuir para os estudos de literatura contemporânea, assim como às pesquisas referentes a fortuna crítica do autor Carlos Herculano Lopes.RESUMEN - La globalización, los avances en la era de la tecnología del mundo contemporáneo y el trauma social de los momentos históricos, como la dictadura y los Coroneles en Brasil han causado sentimientos de interrupción, la fragmentación y la tensión en el tema. Estos sentimientos se reflejan en las artes y la literatura como arte produce estas impresiones através de la palabra. En la novela O último conhaque, del escritor minero Carlos HerculanoLopes, el protagonista recupera viejos recuerdos que tienen como telón de fondo un paisaje rural típico en Santa Marta. Es un texto que cuenta la historia de este hombre sin raíces, atormentado por los recuerdos de su infancia y que representa la metáfora de ser desplazados en busca de la identidad. Este trabajo tiene como objetivo poner en marcha un texto reflexivo que cubre la relación entre la identidad, la memoria, la representación social, espacio, tiempo, personaje, narrador y el foco, y los efectos de los significados construidos en la novela. Las nuevas configuraciones estructurales analizadas están estrechamente vinculados al protagonista del proceso de identificación y éstos, que a su vez están conectados a social, histórico y psicológico también la construcción de la trama. El trabajo nos lleva un posible lectura de la búsqueda de la identidad, el personaje es una sociedad que busca la forma como sujeto. Nos Respaldamo en autores: Shøllhammer (2009), Ítalo Calvino (1998), Giorgio Aganbem (2010), Tania Pellegrinni (2001), Jaime Ginzburg (2012), Jeanne Marie Gagnebin (2006), Walter Benjamin (1994), Henri Bergson (1999 ), Le Goff (2003), Stuart Hall (2006), Antonio Candido (2000), Ginzburg (2010, 2012), entre otros. Fueron utilizados, obras de diferentes corrientes de la crítica literaria. Para este análisis, que no contradigan, sino que se complementan, que justifica el uso del eclecticismo perspectiva teórica. Nuestro objetivo era contribuir a los estudios de la literatura contemporánea, así como la investigación sobre la fortuna crítica del autor Carlos HerculanoLopes.porViolência na LiteraturaLiteratura - história e críticaFicçãoIdentidade (Psicologia) na LiteraturaMemória na LiteraturaViolence in LiteratureLiterature - history and criticismFictionIdentity (Psychology) in LiteratureMemory in LiteratureMemória, identidade e representação social : uma leitura de o último conhaque, de Carlos Herculano Lopesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBulhões, Ricardo MagalhãesSilva, Lydyane de Almeida Menzottiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSTHUMBNAILMemória, identidade e representação social uma.pdf.jpgMemória, identidade e representação social uma.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1338https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/3152/4/Mem%c3%b3ria%2c%20identidade%20e%20representa%c3%a7%c3%a3o%20social%20uma.pdf.jpgcb211b5146b092681ec65715d5a255a3MD54TEXTMemória, identidade e representação social uma.pdf.txtMemória, identidade e representação social uma.pdf.txtExtracted texttext/plain208589https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/3152/3/Mem%c3%b3ria%2c%20identidade%20e%20representa%c3%a7%c3%a3o%20social%20uma.pdf.txtd3a7499a6290c20dc5fb1ad2f94ecf36MD53ORIGINALMemória, identidade e representação social uma.pdfMemória, identidade e representação social uma.pdfapplication/pdf528800https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/3152/1/Mem%c3%b3ria%2c%20identidade%20e%20representa%c3%a7%c3%a3o%20social%20uma.pdfe3b9c5a3c4ed8ad629162d3ad7125f49MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81650https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/3152/2/license.txt748ee79844dde07252d847e53532b648MD52123456789/31522021-09-30 15:56:01.442oai:repositorio.ufms.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242021-09-30T19:56:01Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Memória, identidade e representação social : uma leitura de o último conhaque, de Carlos Herculano Lopes |
title |
Memória, identidade e representação social : uma leitura de o último conhaque, de Carlos Herculano Lopes |
spellingShingle |
Memória, identidade e representação social : uma leitura de o último conhaque, de Carlos Herculano Lopes Silva, Lydyane de Almeida Menzotti Violência na Literatura Literatura - história e crítica Ficção Identidade (Psicologia) na Literatura Memória na Literatura Violence in Literature Literature - history and criticism Fiction Identity (Psychology) in Literature Memory in Literature |
title_short |
Memória, identidade e representação social : uma leitura de o último conhaque, de Carlos Herculano Lopes |
title_full |
Memória, identidade e representação social : uma leitura de o último conhaque, de Carlos Herculano Lopes |
title_fullStr |
Memória, identidade e representação social : uma leitura de o último conhaque, de Carlos Herculano Lopes |
title_full_unstemmed |
Memória, identidade e representação social : uma leitura de o último conhaque, de Carlos Herculano Lopes |
title_sort |
Memória, identidade e representação social : uma leitura de o último conhaque, de Carlos Herculano Lopes |
author |
Silva, Lydyane de Almeida Menzotti |
author_facet |
Silva, Lydyane de Almeida Menzotti |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bulhões, Ricardo Magalhães |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Lydyane de Almeida Menzotti |
contributor_str_mv |
Bulhões, Ricardo Magalhães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Violência na Literatura Literatura - história e crítica Ficção Identidade (Psicologia) na Literatura Memória na Literatura Violence in Literature Literature - history and criticism Fiction Identity (Psychology) in Literature Memory in Literature |
topic |
Violência na Literatura Literatura - história e crítica Ficção Identidade (Psicologia) na Literatura Memória na Literatura Violence in Literature Literature - history and criticism Fiction Identity (Psychology) in Literature Memory in Literature |
description |
A globalização, os avanços da era tecnológica do mundo contemporâneo e o trauma de momentos históricos sociais, como a ditadura e o coronelismo no Brasil, têm provocado sentimentos de rupturas, fragmentação e tensão nos sujeitos. Esses sentimentos se refletem nas artes, e a literatura enquanto arte produz essas impressões por meio da palavra. No romance O último conhaque, do escritor mineiro Carlos Herculano Lopes, o protagonista recupera antigas lembranças que têm como cenário uma paisagem tipicamente rural em Santa Marta. Trata-se de um texto que narra a história desse homem desenraizado e atormentado pelas memórias de sua infância e que representa a metáfora do ser deslocado, em busca de identidade. Este trabalho tem como objetivo lançar um texto reflexivo abrangendo a relação entre identidade, memória, representação social, espaço, tempo, personagem, narrador e focalização, e os efeitos de sentido construídos no romance. As configurações estruturais do romance analisado estão intimamente ligadas aos processos de identificação do protagonista e estes, que por sua vez estão conectados a aspectos sociais, históricos e também psicológicos que constroem o enredo. A obra nos traz uma possível leitura de busca de identidade, a personagem representa uma sociedade que busca se (re)constituir enquanto sujeito. Respaldamo-nos nos autores Shøllhammer (2009), Ítalo Calvino (1998), Giorgio Aganbem (2010), Tania Pellegrinni (2001), Jaime Ginzburg (2012), Jeanne Marie Gagnebin (2006), Walter Benjamin (1994), Henri Bergson (1999), Le Goff (2003), Stuart Hall (2006), Antonio Candido (2000), Ginzburg (2010, 2012), entre outros. Foram utilizadas, obras de diferentes correntes críticas literárias. Para esta análise, elas não se contradizem, mas se completam, isso justifica o uso do ecletismo de perspectiva teórica. Nosso intuito foi o de contribuir para os estudos de literatura contemporânea, assim como às pesquisas referentes a fortuna crítica do autor Carlos Herculano Lopes. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-07-12T13:38:40Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-09-30T19:56:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3152 |
url |
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3152 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMS instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMS |
collection |
Repositório Institucional da UFMS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/3152/4/Mem%c3%b3ria%2c%20identidade%20e%20representa%c3%a7%c3%a3o%20social%20uma.pdf.jpg https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/3152/3/Mem%c3%b3ria%2c%20identidade%20e%20representa%c3%a7%c3%a3o%20social%20uma.pdf.txt https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/3152/1/Mem%c3%b3ria%2c%20identidade%20e%20representa%c3%a7%c3%a3o%20social%20uma.pdf https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/3152/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cb211b5146b092681ec65715d5a255a3 d3a7499a6290c20dc5fb1ad2f94ecf36 e3b9c5a3c4ed8ad629162d3ad7125f49 748ee79844dde07252d847e53532b648 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri.prograd@ufms.br |
_version_ |
1793867382858448896 |