Competência em informação e pessoas em situação de rua: um estudo de caso em bibliotecas públicas de Campo Grande (MS)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Brito, Tânia Regina de lattes
Orientador(a): Belluzzo, Regina Célia Baptista lattes
Banca de defesa: Guaraldo, Tamara Souza Brandão lattes, Vitoriano, Marcia Cristina de Carvalho Pazin lattes, Simeão, Elmira Luzia Melo Soares lattes, Bassetto, Clemilton Luís lattes
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Departamento: Universidade Estadual Paulista
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6037
https://repositorio.unesp.br/handle/11449/242837?show=full
Resumo: Buscou-se, de modo geral, identificar e analisar a relação de acesso e uso da informação por parte da população em situação de rua da cidade de Campo Grande – MS, a partir de foco de atenção centrado em bibliotecas públicas e um centro de acolhimento, os quais compuseram o universo de pesquisa. Além disso, efetuou-se também, especificamente, uma análise dos preceitos da Competência em Informação na literatura nacional e internacional existente, procurando-se também identificar o perfil sociodemográfico/ econômico das pessoas em situação de rua, bem como suas percepções e práticas decorrentes quando frequentam as bibliotecas públicas para o acesso e uso da informação, sob a ótica das suas necessidades informacionais em inter-relação com as dimensões, padrões e indicadores de Competência em Informação. A pesquisa desenvolvida para a consecução desta tese está caracterizada como sendo de natureza aplicada, qualitativa, exploratória e descritiva. Trata-se de um estudo de caso que usou como técnicas de coleta de dados, a revisão bibliográfica como apoio à construção de referencial teórico, o questionário com pessoas em situação de rua e a entrevista estruturada com gestores de bibliotecas e centro de acolhimento. Assim, identificou-se que os motivos mais citados como motivação para rua são dependência química (30,4%), problemas com familiares (26,1%) e desemprego (17,4%). A maioria (81,8%) frequenta ou frequentou bibliotecas públicas em Campo Grande, MS, indo em busca de notícias em jornais ou revistas (40%), informações sobre cursos (28%) e emprego (12%). Para o tratamento dos dados foi aplicada a análise de conteúdo, e efetuada uma triangulação entre os resultados. Em decorrência, foram elaboradas e são apresentadas diretrizes para o desenvolvimento de um projeto de Competência em Informação, baseadas em modelo fundamentado em princípios de Aprendizagem e Serviço (ApS) e aplicável às bibliotecas públicas. Conclui-se que a miséria informacional é naturalizada e admitida pela sociedade, mas que a Competência em Informação ao lado de uma mediação informacional acolhedora, pode minimizar em algum grau, a escassez física, material, de saúde, a falta de acesso a moradias, a dependência de substâncias químicas, e outras mazelas decorrentes da falta de informação ou inabilidade em questões de acesso e uso dessas informações. A Competência em Informação tem função social ao ser considerada sob uma perspectiva antirracista, de interseccionalidade, bem como no combate à aporofobia. Espera-se que as diretrizes apresentadas nesta tese sirvam de norte e incentivo para a elaboração de projetos de Competência em Informação voltados à população em situação de rua. E que sirvam de apoio às bibliotecas públicas no seu papel fundamental no combate à pobreza informacional, ao resgate da cidadania, à preservação da democracia. Que possam ser aprimoradas e colocadas em prática para serem testadas e servir para subsidiar políticas públicas voltadas à esta população como um todo, e compreendidas como um mecanismo na colaboração com a Agenda 2030 da ONU não deixando ninguém para trás.
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spelling 2023-06-21T17:44:49Z2023-06-21T17:44:49Z2023-03-09BRITO, Tânia Regina de. Competência em informação e pessoas em situação de rua: um estudo de caso em bibliotecas públicas de Campo Grande (MS). 2023. 426 f. (Doutorado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista, UNESP, Marília, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/242837 .https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6037https://repositorio.unesp.br/handle/11449/242837?show=fullBuscou-se, de modo geral, identificar e analisar a relação de acesso e uso da informação por parte da população em situação de rua da cidade de Campo Grande – MS, a partir de foco de atenção centrado em bibliotecas públicas e um centro de acolhimento, os quais compuseram o universo de pesquisa. Além disso, efetuou-se também, especificamente, uma análise dos preceitos da Competência em Informação na literatura nacional e internacional existente, procurando-se também identificar o perfil sociodemográfico/ econômico das pessoas em situação de rua, bem como suas percepções e práticas decorrentes quando frequentam as bibliotecas públicas para o acesso e uso da informação, sob a ótica das suas necessidades informacionais em inter-relação com as dimensões, padrões e indicadores de Competência em Informação. A pesquisa desenvolvida para a consecução desta tese está caracterizada como sendo de natureza aplicada, qualitativa, exploratória e descritiva. Trata-se de um estudo de caso que usou como técnicas de coleta de dados, a revisão bibliográfica como apoio à construção de referencial teórico, o questionário com pessoas em situação de rua e a entrevista estruturada com gestores de bibliotecas e centro de acolhimento. Assim, identificou-se que os motivos mais citados como motivação para rua são dependência química (30,4%), problemas com familiares (26,1%) e desemprego (17,4%). A maioria (81,8%) frequenta ou frequentou bibliotecas públicas em Campo Grande, MS, indo em busca de notícias em jornais ou revistas (40%), informações sobre cursos (28%) e emprego (12%). Para o tratamento dos dados foi aplicada a análise de conteúdo, e efetuada uma triangulação entre os resultados. Em decorrência, foram elaboradas e são apresentadas diretrizes para o desenvolvimento de um projeto de Competência em Informação, baseadas em modelo fundamentado em princípios de Aprendizagem e Serviço (ApS) e aplicável às bibliotecas públicas. Conclui-se que a miséria informacional é naturalizada e admitida pela sociedade, mas que a Competência em Informação ao lado de uma mediação informacional acolhedora, pode minimizar em algum grau, a escassez física, material, de saúde, a falta de acesso a moradias, a dependência de substâncias químicas, e outras mazelas decorrentes da falta de informação ou inabilidade em questões de acesso e uso dessas informações. A Competência em Informação tem função social ao ser considerada sob uma perspectiva antirracista, de interseccionalidade, bem como no combate à aporofobia. Espera-se que as diretrizes apresentadas nesta tese sirvam de norte e incentivo para a elaboração de projetos de Competência em Informação voltados à população em situação de rua. E que sirvam de apoio às bibliotecas públicas no seu papel fundamental no combate à pobreza informacional, ao resgate da cidadania, à preservação da democracia. Que possam ser aprimoradas e colocadas em prática para serem testadas e servir para subsidiar políticas públicas voltadas à esta população como um todo, e compreendidas como um mecanismo na colaboração com a Agenda 2030 da ONU não deixando ninguém para trás.Generally, this thesis aims to identify and analyze the connection between the access and use of information among homeless people resident of Campo Grande - MS from a spot centered in some public libraries and one reception center which are the research’s “universe”. Moreover, the work analyzes specifically the information literacy’s precepts on the national and international existing literature; additionally, it attempts to identify the social-demographic/economic profile of the homeless people, as well as their perceptions and practices derived from their attendance to public libraries in order to access and use the available information, all of this from the point of view of their informational necessities correlating the dimensions, patterns, and indicators of the information literacy. Furthermore, the research developed for the present thesis has an applied, qualitative, exploratory and descriptive nature. It is a case study which makes use of data collection methods such as the bibliographical research as support for the production of a theoretical framework; the survey applied to the subjects of the research; and the structured interviews with the library managers and the reception centers. Therefore, it identifies the reasons homeless people are in this situation: chemical dependency (30,4%), family issues (26,1%) and unemployment (17,4%). The majority (81,8%) attends or attended to public libraries in Campo Grande, MS, looking for some news in journals or magazines (40%),information about courses (28%) and jobs (12%). The data treatment rests on the content analysis. The results are the guidelines based on the Service Learning applicable to public libraries, and the presentation of a model project to such purposes. Additionally, it concludes that informational misery is naturalized and accepted by society, but, on the other hand, the informational literacy jointly to a welcoming informational mediation may minimize in some degree the physical, material and health related shortage, the lack of access to habitation, the chemical dependency, and some other harms caused by the informational absence or by the inability to access and use such informations. Information literacy has some social role when viewed from an antiracist, and intersectional perspective, and may help as well in the combat against aporophobia. One hopes that the guidelines presented here may lead and encourage the formulation of information literacy projects directed to homeless groups. And one desires that it may support the public libraries in the fight against the informational misery, in the rescue of citizenship, and in the preservation of democracy. Finally, one expects that these ideas may be improved and tested, to be the substance of public policies aiming at the totality of this group, and to be understood as a mechanism to the collaboration of the UN’s 2030 agenda, leaving no one behind.RESUMEN: Se busca, de modo general, identificar y analizar la relación de acceso y uso de la información por parte de la población en situación de calle en la ciudad de Campo Grande-MS, desde el enfoque de atención central en bibliotecas públicas y un centro de acogida, de los cuales componen el universo de la pesquisa. Además, se realizó, específicamente, un análisis de las normativas de Alfabetización informacional en Información en la literatura nacional e internacional existente, buscando también identificar el perfil socio demográfico/económico de las personas en situación de calle, tal como sus percepciones y practicas cuando asisten a las bibliotecas públicas para el acceso y uso de la información, desde la visión de sus necesidades informacionales en inter relación con las dimensiones, padrones e indicadores de Competencia en Información. El estudio desarrollado para la tesis está caracterizado como de naturaleza aplicada, cualitativa, exploratoria y descriptiva. Se trata de un estudio de caso donde se usó como colecta de datos, la revisión bibliográfica como apoyo a la construcción de referencial teórico, la encuesta con personas en situación de calle y la entrevista estructurada con gestores de bibliotecas y centro de acogida. Así, se identificó las razones para la situación de calle como dependencia química (30,4%), problemas familiares (26,1%) y desempleo (17,4%). La mayoría (81,4%), frecuenta o ya frecuentó bibliotecas públicas en Campo Grande, MS, buscando noticias en periódicos o revistas (40%), informaciones sobre cursos (28%) y empleo (12%). Para el tratamiento de datos fue aplicada la análisis de contenido y efectuada una triangulación entre los resultaos. Así, fueron elaboradas y presentadas directrices para el desarrollo de un proyecto de Alfabetización informacional, basadas en modelo fundamentado en principios de Aprendizaje y Servicio (ApS) y aplicable a las bibliotecas públicas. Se concluye que la miseria informacional es naturalizada y aceptada por la sociedad, pero que la Alfabetización informacional al lado de una mediación informacional acogedora, puede minimizar en cierto grado, la escasez física, material, de salud, la falta de acceso a viviendas, la dependencia de substancias químicas, y otras adversidades producidas por la falta de información o poca habilidad tratándose de acceso y uso de esas informaciones. La Competencia en Información tiene función social al ser considerada desde una perspectiva anti racista, tal como en el combate a la aporofobia. Se espera que las directrices presentadas en esta tesis sirvan de norte e incentivo para la elaboración de proyectos de Alfabetización informacional con enfoque en la población en situación de calle. Y que sirva de apoyo a las bibliotecas públicas en su papel fundamental de combate a la pobreza informacional, al rescate de la ciudadanía, a la preservación de la democracia. Que puedan ser mejoradas y puestas en práctica para que sean testeadas y que sirvan para hacer políticas publicas direccionas a la población en general, y comprendidas como un mecanismo en la colaboración con la Agenda 2030 de ONU donde nadie quede atrás.porUniversidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”Programa de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoUNESPBrasilUniversidade Estadual PaulistaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIACompetência em informaçãoPessoas em situação de ruaDiretrizes para bibliotecas públicasVulnerabilidade socialInformation literacyHomeless peoplePublic library guidelinesSocial vulnerabilityAlfabetización informacionalPersonas en situación de calleDirectrices para bibliotecas públicasVulnerabilidad socialCompetência em informação e pessoas em situação de rua: um estudo de caso em bibliotecas públicas de Campo Grande (MS)Information literacy and homeless individuals: a case study in public libraries of Campo Grande (MS)Competencia en información y personas en situación de calle: un estudio de caso en bibliotecas públicas de Campo Grande (MS)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisBelluzzo, Regina Célia Baptistahttps://orcid.org/0000-0001-9514-2930http://lattes.cnpq.br/0812422122265124Guaraldo, Tamara Souza Brandãohttps://orcid.org/0000-0001-7925-2021http://lattes.cnpq.br/9889031497844442Vitoriano, Marcia Cristina de Carvalho Pazinhttps://orcid.org/0000-0002-5861-9063http://lattes.cnpq.br/5109503945869909Simeão, Elmira Luzia Melo Soareshttps://orcid.org/0000-0003-3961-8097http://lattes.cnpq.br/7033301273963724Bassetto, Clemilton Luíshttps://orcid.org/0000-0002-8050-8546http://lattes.cnpq.br/5406743472929701https://orcid.org/0000-0003-4664-8446http://lattes.cnpq.br/8695410777176613Brito, Tânia Regina dereponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSFaculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Marília.LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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description Buscou-se, de modo geral, identificar e analisar a relação de acesso e uso da informação por parte da população em situação de rua da cidade de Campo Grande – MS, a partir de foco de atenção centrado em bibliotecas públicas e um centro de acolhimento, os quais compuseram o universo de pesquisa. Além disso, efetuou-se também, especificamente, uma análise dos preceitos da Competência em Informação na literatura nacional e internacional existente, procurando-se também identificar o perfil sociodemográfico/ econômico das pessoas em situação de rua, bem como suas percepções e práticas decorrentes quando frequentam as bibliotecas públicas para o acesso e uso da informação, sob a ótica das suas necessidades informacionais em inter-relação com as dimensões, padrões e indicadores de Competência em Informação. A pesquisa desenvolvida para a consecução desta tese está caracterizada como sendo de natureza aplicada, qualitativa, exploratória e descritiva. Trata-se de um estudo de caso que usou como técnicas de coleta de dados, a revisão bibliográfica como apoio à construção de referencial teórico, o questionário com pessoas em situação de rua e a entrevista estruturada com gestores de bibliotecas e centro de acolhimento. Assim, identificou-se que os motivos mais citados como motivação para rua são dependência química (30,4%), problemas com familiares (26,1%) e desemprego (17,4%). A maioria (81,8%) frequenta ou frequentou bibliotecas públicas em Campo Grande, MS, indo em busca de notícias em jornais ou revistas (40%), informações sobre cursos (28%) e emprego (12%). Para o tratamento dos dados foi aplicada a análise de conteúdo, e efetuada uma triangulação entre os resultados. Em decorrência, foram elaboradas e são apresentadas diretrizes para o desenvolvimento de um projeto de Competência em Informação, baseadas em modelo fundamentado em princípios de Aprendizagem e Serviço (ApS) e aplicável às bibliotecas públicas. Conclui-se que a miséria informacional é naturalizada e admitida pela sociedade, mas que a Competência em Informação ao lado de uma mediação informacional acolhedora, pode minimizar em algum grau, a escassez física, material, de saúde, a falta de acesso a moradias, a dependência de substâncias químicas, e outras mazelas decorrentes da falta de informação ou inabilidade em questões de acesso e uso dessas informações. A Competência em Informação tem função social ao ser considerada sob uma perspectiva antirracista, de interseccionalidade, bem como no combate à aporofobia. Espera-se que as diretrizes apresentadas nesta tese sirvam de norte e incentivo para a elaboração de projetos de Competência em Informação voltados à população em situação de rua. E que sirvam de apoio às bibliotecas públicas no seu papel fundamental no combate à pobreza informacional, ao resgate da cidadania, à preservação da democracia. Que possam ser aprimoradas e colocadas em prática para serem testadas e servir para subsidiar políticas públicas voltadas à esta população como um todo, e compreendidas como um mecanismo na colaboração com a Agenda 2030 da ONU não deixando ninguém para trás.
publishDate 2023
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