Do procênio à cena: uma análise de Assembléia dos Ratos de Plinio Marcos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Breguedo, Leidi Laura
Orientador(a): Enedino, Wagner Corsino
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1640
Resumo: As peças do dramaturgo contemporâneo e polêmico Plínio Marcos sempre trouxeram temas voltados à vida dos marginalizados, retratando temas como prostituição, homossexualidade e violência. Ao escrever uma peça infantil, Plínio Marcos não fugiu de seu projeto estético inicial, uma vez que utilizou, de forma simbólica, animais para criticar o poder da censura, a política e o capitalismo. A obra Assembléia dos ratos é uma peça escrita no ano de 1989, ano das eleições para presidência da república depois de vinte anos de regime de exceção. O texto aborda duas festas: uma se passa no campo, com ratos simples, comidas e brincadeiras tradicionais divertidas e sem “problemas”; a outra se passa na cidade, com ratos, comidas e músicas sofisticados. Ocorre, todavia, que nessa festa, há a presença de um gato que atrapalha a diversão. A partir daí, pode-se observar que a obra metaforiza a constituição da sociedade civil organizada brasileira. Nesse segmento, este trabalho constitui-se numa análise reflexiva sobre a literatura infantil do dramaturgo Plínio Marcos, focalizando o locus em que se constituem as personagens e as vozes que se manifestam ou se silenciam. Além disso, são abordadas questões acerca da teatralidade e do momento histórico em que a obra foi concebida. Importa acrescentar que, embora destinada ao público infantil, a obra Assembléia dos ratos apresenta características que a aproximam de obras anteriormente escritas pelo dramaturgo e destinadas ao público adulto, o que denota a continuidade de seu projeto estético. Dessa forma, o trabalho ancora-se nas contribuições de Prado (1972), Palottini (1989), Ryngaert (1996), Pavis (1999) Magaldi (1998 e 2004) e Ubersfeld (2005) acerca do discurso teatral; nos estudos de Cirlot (1984), Chevalier e Gheerbrant (1991) no que se refere à estruturação simbólica contida na peça; nos estudos culturais e históricos com as contribuições de Zilberman (1991), Dapieve (1995) e Pilagallo (2009), nos estudos de Wellek (1955), Nitrini (2010), Bakhtin (1992), Moisés (1997) no que se refere à função da literatura e nos estudos de Margato e Gomes (2004) e Said (2005) no que tange ao papel do intelectual diante da sociedade.
id UFMS_efa6dc6174839f157f4d84118a6e6609
oai_identifier_str oai:repositorio.ufms.br:123456789/1640
network_acronym_str UFMS
network_name_str Repositório Institucional da UFMS
repository_id_str
spelling 2012-09-25T11:27:48Z2021-09-30T19:55:10Z2012https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1640As peças do dramaturgo contemporâneo e polêmico Plínio Marcos sempre trouxeram temas voltados à vida dos marginalizados, retratando temas como prostituição, homossexualidade e violência. Ao escrever uma peça infantil, Plínio Marcos não fugiu de seu projeto estético inicial, uma vez que utilizou, de forma simbólica, animais para criticar o poder da censura, a política e o capitalismo. A obra Assembléia dos ratos é uma peça escrita no ano de 1989, ano das eleições para presidência da república depois de vinte anos de regime de exceção. O texto aborda duas festas: uma se passa no campo, com ratos simples, comidas e brincadeiras tradicionais divertidas e sem “problemas”; a outra se passa na cidade, com ratos, comidas e músicas sofisticados. Ocorre, todavia, que nessa festa, há a presença de um gato que atrapalha a diversão. A partir daí, pode-se observar que a obra metaforiza a constituição da sociedade civil organizada brasileira. Nesse segmento, este trabalho constitui-se numa análise reflexiva sobre a literatura infantil do dramaturgo Plínio Marcos, focalizando o locus em que se constituem as personagens e as vozes que se manifestam ou se silenciam. Além disso, são abordadas questões acerca da teatralidade e do momento histórico em que a obra foi concebida. Importa acrescentar que, embora destinada ao público infantil, a obra Assembléia dos ratos apresenta características que a aproximam de obras anteriormente escritas pelo dramaturgo e destinadas ao público adulto, o que denota a continuidade de seu projeto estético. Dessa forma, o trabalho ancora-se nas contribuições de Prado (1972), Palottini (1989), Ryngaert (1996), Pavis (1999) Magaldi (1998 e 2004) e Ubersfeld (2005) acerca do discurso teatral; nos estudos de Cirlot (1984), Chevalier e Gheerbrant (1991) no que se refere à estruturação simbólica contida na peça; nos estudos culturais e históricos com as contribuições de Zilberman (1991), Dapieve (1995) e Pilagallo (2009), nos estudos de Wellek (1955), Nitrini (2010), Bakhtin (1992), Moisés (1997) no que se refere à função da literatura e nos estudos de Margato e Gomes (2004) e Said (2005) no que tange ao papel do intelectual diante da sociedade.Parts of the contemporary and controversial playwright Plínio Marcos always brought to life issues facing the marginalized, depicting subjects such as prostitution, homosexuality and violence. When writing a children's play, Plínio Marcos never ran away from his original design aesthetic, once used, so symbolic animals to criticize the power of censorship, politics and capitalism. The work of the Assembléia dos Ratos is a play written in 1989, the year of elections for the presidency of the republic after twenty years of regime. This paper addresses two parties: one goes in the field with simple rats, food and traditional games and fun without "problems", the other goes in the city, with rats, sophisticated food and music. It occurs, however, that this party, there is the presence of a cat that hinders the fun. From there, one can observe that the metaphor works the constitution of organized civil society. In this segment, this work constitutes a reflective analysis on children's literature the playwright Plínio Marcos, focusing on the locus in which they are the characters and the voices that are silent or manifest. In addition, questions are addressed about the theatricality and the historical moment in which the work was conceived. It added that, although aimed at children, the work of the Assembléia dos Ratos possessing characteristics that are closer to works previously written by the playwright and intended for adult audiences, which shows the continuity of your design aesthetic. Thus, the work is founded on the contributions of Prado (1972), Palottini (1989), Ryngaert (1996), Pavis (1999) Magaldi (1998 and 2004) and Ubersfeld (2005) about the theatrical discourse, in studies of Cirlot(1984), Chevalier and Gheerbrant (1991) with regard to the symbolic structure contained in the piece; in cultural studies and historical contributions to the Zilberman (1991), Dapieve (1995) and Pilagallo (2009), in studies by Wellek ( 1955), Nitrini (2010), Bakhtin (1992), Moisés (1997) regarding the function of literature and studies Margato and Gomes (2004) and Said (2005) regarding the role of intellectuals in society .porTeatro Infantojuvenil (Literatura)Children's PlaysTeatro Infanto-juvenil BrasileiroChildren's Plays, BrazilianTeatro Brasileiro - história e críticaBrazilian Drama - history and criticismDo procênio à cena: uma análise de Assembléia dos Ratos de Plinio Marcosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEnedino, Wagner CorsinoBreguedo, Leidi Laurainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSTHUMBNAILLeide Laura Breguedo.pdf.jpgLeide Laura Breguedo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1247https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1640/4/Leide%20Laura%20Breguedo.pdf.jpg98579812db83108e866dbe605323d589MD54TEXTLeide Laura Breguedo.pdf.txtLeide Laura Breguedo.pdf.txtExtracted texttext/plain199683https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1640/3/Leide%20Laura%20Breguedo.pdf.txtd6419a65a0171a1b7f9996dde6f848f1MD53ORIGINALLeide Laura Breguedo.pdfLeide Laura Breguedo.pdfapplication/pdf691500https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1640/1/Leide%20Laura%20Breguedo.pdf947e50ccb2b37dc86c526449622f583fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1640/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/16402021-09-30 15:55:10.147oai:repositorio.ufms.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242021-09-30T19:55:10Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Do procênio à cena: uma análise de Assembléia dos Ratos de Plinio Marcos
title Do procênio à cena: uma análise de Assembléia dos Ratos de Plinio Marcos
spellingShingle Do procênio à cena: uma análise de Assembléia dos Ratos de Plinio Marcos
Breguedo, Leidi Laura
Teatro Infantojuvenil (Literatura)
Children's Plays
Teatro Infanto-juvenil Brasileiro
Children's Plays, Brazilian
Teatro Brasileiro - história e crítica
Brazilian Drama - history and criticism
title_short Do procênio à cena: uma análise de Assembléia dos Ratos de Plinio Marcos
title_full Do procênio à cena: uma análise de Assembléia dos Ratos de Plinio Marcos
title_fullStr Do procênio à cena: uma análise de Assembléia dos Ratos de Plinio Marcos
title_full_unstemmed Do procênio à cena: uma análise de Assembléia dos Ratos de Plinio Marcos
title_sort Do procênio à cena: uma análise de Assembléia dos Ratos de Plinio Marcos
author Breguedo, Leidi Laura
author_facet Breguedo, Leidi Laura
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Enedino, Wagner Corsino
dc.contributor.author.fl_str_mv Breguedo, Leidi Laura
contributor_str_mv Enedino, Wagner Corsino
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro Infantojuvenil (Literatura)
Children's Plays
Teatro Infanto-juvenil Brasileiro
Children's Plays, Brazilian
Teatro Brasileiro - história e crítica
Brazilian Drama - history and criticism
topic Teatro Infantojuvenil (Literatura)
Children's Plays
Teatro Infanto-juvenil Brasileiro
Children's Plays, Brazilian
Teatro Brasileiro - história e crítica
Brazilian Drama - history and criticism
description As peças do dramaturgo contemporâneo e polêmico Plínio Marcos sempre trouxeram temas voltados à vida dos marginalizados, retratando temas como prostituição, homossexualidade e violência. Ao escrever uma peça infantil, Plínio Marcos não fugiu de seu projeto estético inicial, uma vez que utilizou, de forma simbólica, animais para criticar o poder da censura, a política e o capitalismo. A obra Assembléia dos ratos é uma peça escrita no ano de 1989, ano das eleições para presidência da república depois de vinte anos de regime de exceção. O texto aborda duas festas: uma se passa no campo, com ratos simples, comidas e brincadeiras tradicionais divertidas e sem “problemas”; a outra se passa na cidade, com ratos, comidas e músicas sofisticados. Ocorre, todavia, que nessa festa, há a presença de um gato que atrapalha a diversão. A partir daí, pode-se observar que a obra metaforiza a constituição da sociedade civil organizada brasileira. Nesse segmento, este trabalho constitui-se numa análise reflexiva sobre a literatura infantil do dramaturgo Plínio Marcos, focalizando o locus em que se constituem as personagens e as vozes que se manifestam ou se silenciam. Além disso, são abordadas questões acerca da teatralidade e do momento histórico em que a obra foi concebida. Importa acrescentar que, embora destinada ao público infantil, a obra Assembléia dos ratos apresenta características que a aproximam de obras anteriormente escritas pelo dramaturgo e destinadas ao público adulto, o que denota a continuidade de seu projeto estético. Dessa forma, o trabalho ancora-se nas contribuições de Prado (1972), Palottini (1989), Ryngaert (1996), Pavis (1999) Magaldi (1998 e 2004) e Ubersfeld (2005) acerca do discurso teatral; nos estudos de Cirlot (1984), Chevalier e Gheerbrant (1991) no que se refere à estruturação simbólica contida na peça; nos estudos culturais e históricos com as contribuições de Zilberman (1991), Dapieve (1995) e Pilagallo (2009), nos estudos de Wellek (1955), Nitrini (2010), Bakhtin (1992), Moisés (1997) no que se refere à função da literatura e nos estudos de Margato e Gomes (2004) e Said (2005) no que tange ao papel do intelectual diante da sociedade.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-09-25T11:27:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2021-09-30T19:55:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1640
url https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1640
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMS
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Repositório Institucional da UFMS
collection Repositório Institucional da UFMS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1640/4/Leide%20Laura%20Breguedo.pdf.jpg
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1640/3/Leide%20Laura%20Breguedo.pdf.txt
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1640/1/Leide%20Laura%20Breguedo.pdf
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1640/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 98579812db83108e866dbe605323d589
d6419a65a0171a1b7f9996dde6f848f1
947e50ccb2b37dc86c526449622f583f
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv ri.prograd@ufms.br
_version_ 1797953101564477440