Ensaios para um quebra-cabeça a se desmontar: o romantismo, nosso contemporâneo, na poética de Omar Salomão
Ano de defesa: | 2023 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8506 |
Resumo: | Based on the considerations of Candido (1988) and Löwy & Sayre (2015), romanticism, transcending its period of origin, comes to be exercised as an aesthetic that makes use of a worldview opposed to modernity. In this way, the continuity of romanticism conditions forms and themes to a revolt against the incarceration of subjectivity marked by false ideals of freedom, universality and progress, sustained by modernity. Especially as a consequence of the split in Enlightenment thought which leads to the incompatibility between the signifier and the signified, authors such as F. Schlegel (1994) and Benjamin (2011) consider the relative incompleteness of the fragment as a way out of the crisis in language brought about by the perverse modern dichotomy, thus, they build an aesthetics capable of manifesting the insufficiency of language. making it more and more "non-specific". Thus, it uses the essay as form (ADORNO, 2003) to read the poetics of Omar Salomão as an active object in a generation of poets, whose work with fragmented form is translated into the desire to oppose the illusions and contradictions of their reality. Therefore, Solomon displays a fragment-poetry which remains in an in-between place, contradicting and corroborating the modern project, whose incompleteness dismantles an ideal of universality, while trying to reconstruct another in its place. KEYWORDS: Romanticism; Fragment; Omar Salomon; Brazilian contemporary poetry. |
id |
UFMS_ff74954b7a4467fab1c541f7b5071b6f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufms.br:123456789/8506 |
network_acronym_str |
UFMS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMS |
repository_id_str |
|
spelling |
2024-03-07T22:06:09Z2024-03-07T22:06:09Z2023https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8506Based on the considerations of Candido (1988) and Löwy & Sayre (2015), romanticism, transcending its period of origin, comes to be exercised as an aesthetic that makes use of a worldview opposed to modernity. In this way, the continuity of romanticism conditions forms and themes to a revolt against the incarceration of subjectivity marked by false ideals of freedom, universality and progress, sustained by modernity. Especially as a consequence of the split in Enlightenment thought which leads to the incompatibility between the signifier and the signified, authors such as F. Schlegel (1994) and Benjamin (2011) consider the relative incompleteness of the fragment as a way out of the crisis in language brought about by the perverse modern dichotomy, thus, they build an aesthetics capable of manifesting the insufficiency of language. making it more and more "non-specific". Thus, it uses the essay as form (ADORNO, 2003) to read the poetics of Omar Salomão as an active object in a generation of poets, whose work with fragmented form is translated into the desire to oppose the illusions and contradictions of their reality. Therefore, Solomon displays a fragment-poetry which remains in an in-between place, contradicting and corroborating the modern project, whose incompleteness dismantles an ideal of universality, while trying to reconstruct another in its place. KEYWORDS: Romanticism; Fragment; Omar Salomon; Brazilian contemporary poetry.A partir das considerações de Candido (1988) e Löwy & Sayre (2015), o romantismo, transcendendo o seu período de origem, passa a ser exercido como uma estética que se vale de uma visão de mundo oposta à modernidade. Desse modo, a continuidade do romantismo condiciona formas e temas a uma revolta contra o encarceramento da subjetividade marcado por falsos ideias de liberdade, universal e progresso, sustentados pela modernidade. Especialmente em consequência da cisão no pensamento Iluminista o qual leva à incompatibilidade entre o significante e o significado, autores como F. Schlegel (1994) e Benjamin (2011) consideram o relativo inacabamento do fragmento como saída para a crise na linguagem trazida pela dicotomia moderna perversa, assim, constroem uma estética capaz de manifestar a insuficiência da linguagem, tornando-a cada vez mais “inespecífica”. Assim, vale-se do ensaio como forma (ADORNO, 2003) para se ler a poética de Omar Salomão enquanto objeto ativo em uma geração de poetas, cujo trabalho com a forma fragmentada é traduzido no desejo de se contrapor às ilusões e contradições de sua realidade. Portanto, Salomão ostenta uma poesia-fragmento a qual permanece num entre-lugar contrariando e corroborando o projeto moderno cuja incompletude desmonta um ideal de universal, enquanto tenta reconstruir um outro no lugar. PALAVRAS-CHAVE: Romantismo; Fragmento; Omar Salomão; Poesia contemporânea brasileira.Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do SulUFMSBrasilEnsaios para um quebra-cabeçaromantismocontemporâneopoética de Omar SalomãoEnsaios para um quebra-cabeça a se desmontar: o romantismo, nosso contemporâneo, na poética de Omar Salomãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisWellington Furtado RamosFHILIPE GERMANO RIGAMONTEinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSORIGINALDissertação - Arquivo Final (revisado).pdfDissertação - Arquivo Final (revisado).pdfapplication/pdf1616873https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/8506/-1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Arquivo%20Final%20%28revisado%29.pdf9ce6c52d979731fe2edefe76cf4514afMD5-1123456789/85062024-03-07 18:06:10.678oai:repositorio.ufms.br:123456789/8506Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242024-03-07T22:06:10Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensaios para um quebra-cabeça a se desmontar: o romantismo, nosso contemporâneo, na poética de Omar Salomão |
title |
Ensaios para um quebra-cabeça a se desmontar: o romantismo, nosso contemporâneo, na poética de Omar Salomão |
spellingShingle |
Ensaios para um quebra-cabeça a se desmontar: o romantismo, nosso contemporâneo, na poética de Omar Salomão FHILIPE GERMANO RIGAMONTE Ensaios para um quebra-cabeça romantismo contemporâneo poética de Omar Salomão |
title_short |
Ensaios para um quebra-cabeça a se desmontar: o romantismo, nosso contemporâneo, na poética de Omar Salomão |
title_full |
Ensaios para um quebra-cabeça a se desmontar: o romantismo, nosso contemporâneo, na poética de Omar Salomão |
title_fullStr |
Ensaios para um quebra-cabeça a se desmontar: o romantismo, nosso contemporâneo, na poética de Omar Salomão |
title_full_unstemmed |
Ensaios para um quebra-cabeça a se desmontar: o romantismo, nosso contemporâneo, na poética de Omar Salomão |
title_sort |
Ensaios para um quebra-cabeça a se desmontar: o romantismo, nosso contemporâneo, na poética de Omar Salomão |
author |
FHILIPE GERMANO RIGAMONTE |
author_facet |
FHILIPE GERMANO RIGAMONTE |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Wellington Furtado Ramos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FHILIPE GERMANO RIGAMONTE |
contributor_str_mv |
Wellington Furtado Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensaios para um quebra-cabeça romantismo contemporâneo poética de Omar Salomão |
topic |
Ensaios para um quebra-cabeça romantismo contemporâneo poética de Omar Salomão |
description |
Based on the considerations of Candido (1988) and Löwy & Sayre (2015), romanticism, transcending its period of origin, comes to be exercised as an aesthetic that makes use of a worldview opposed to modernity. In this way, the continuity of romanticism conditions forms and themes to a revolt against the incarceration of subjectivity marked by false ideals of freedom, universality and progress, sustained by modernity. Especially as a consequence of the split in Enlightenment thought which leads to the incompatibility between the signifier and the signified, authors such as F. Schlegel (1994) and Benjamin (2011) consider the relative incompleteness of the fragment as a way out of the crisis in language brought about by the perverse modern dichotomy, thus, they build an aesthetics capable of manifesting the insufficiency of language. making it more and more "non-specific". Thus, it uses the essay as form (ADORNO, 2003) to read the poetics of Omar Salomão as an active object in a generation of poets, whose work with fragmented form is translated into the desire to oppose the illusions and contradictions of their reality. Therefore, Solomon displays a fragment-poetry which remains in an in-between place, contradicting and corroborating the modern project, whose incompleteness dismantles an ideal of universality, while trying to reconstruct another in its place. KEYWORDS: Romanticism; Fragment; Omar Salomon; Brazilian contemporary poetry. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-03-07T22:06:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-03-07T22:06:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8506 |
url |
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8506 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMS instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMS |
collection |
Repositório Institucional da UFMS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/8506/-1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Arquivo%20Final%20%28revisado%29.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9ce6c52d979731fe2edefe76cf4514af |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri.prograd@ufms.br |
_version_ |
1807552917531525120 |