Ensaios para um quebra-cabeça a se desmontar: o romantismo, nosso contemporâneo, na poética de Omar Salomão

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: FHILIPE GERMANO RIGAMONTE
Orientador(a): Wellington Furtado Ramos
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8506
Resumo: Based on the considerations of Candido (1988) and Löwy & Sayre (2015), romanticism, transcending its period of origin, comes to be exercised as an aesthetic that makes use of a worldview opposed to modernity. In this way, the continuity of romanticism conditions forms and themes to a revolt against the incarceration of subjectivity marked by false ideals of freedom, universality and progress, sustained by modernity. Especially as a consequence of the split in Enlightenment thought which leads to the incompatibility between the signifier and the signified, authors such as F. Schlegel (1994) and Benjamin (2011) consider the relative incompleteness of the fragment as a way out of the crisis in language brought about by the perverse modern dichotomy, thus, they build an aesthetics capable of manifesting the insufficiency of language. making it more and more "non-specific". Thus, it uses the essay as form (ADORNO, 2003) to read the poetics of Omar Salomão as an active object in a generation of poets, whose work with fragmented form is translated into the desire to oppose the illusions and contradictions of their reality. Therefore, Solomon displays a fragment-poetry which remains in an in-between place, contradicting and corroborating the modern project, whose incompleteness dismantles an ideal of universality, while trying to reconstruct another in its place. KEYWORDS: Romanticism; Fragment; Omar Salomon; Brazilian contemporary poetry.
id UFMS_ff74954b7a4467fab1c541f7b5071b6f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufms.br:123456789/8506
network_acronym_str UFMS
network_name_str Repositório Institucional da UFMS
repository_id_str
spelling 2024-03-07T22:06:09Z2024-03-07T22:06:09Z2023https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8506Based on the considerations of Candido (1988) and Löwy & Sayre (2015), romanticism, transcending its period of origin, comes to be exercised as an aesthetic that makes use of a worldview opposed to modernity. In this way, the continuity of romanticism conditions forms and themes to a revolt against the incarceration of subjectivity marked by false ideals of freedom, universality and progress, sustained by modernity. Especially as a consequence of the split in Enlightenment thought which leads to the incompatibility between the signifier and the signified, authors such as F. Schlegel (1994) and Benjamin (2011) consider the relative incompleteness of the fragment as a way out of the crisis in language brought about by the perverse modern dichotomy, thus, they build an aesthetics capable of manifesting the insufficiency of language. making it more and more "non-specific". Thus, it uses the essay as form (ADORNO, 2003) to read the poetics of Omar Salomão as an active object in a generation of poets, whose work with fragmented form is translated into the desire to oppose the illusions and contradictions of their reality. Therefore, Solomon displays a fragment-poetry which remains in an in-between place, contradicting and corroborating the modern project, whose incompleteness dismantles an ideal of universality, while trying to reconstruct another in its place. KEYWORDS: Romanticism; Fragment; Omar Salomon; Brazilian contemporary poetry.A partir das considerações de Candido (1988) e Löwy & Sayre (2015), o romantismo, transcendendo o seu período de origem, passa a ser exercido como uma estética que se vale de uma visão de mundo oposta à modernidade. Desse modo, a continuidade do romantismo condiciona formas e temas a uma revolta contra o encarceramento da subjetividade marcado por falsos ideias de liberdade, universal e progresso, sustentados pela modernidade. Especialmente em consequência da cisão no pensamento Iluminista o qual leva à incompatibilidade entre o significante e o significado, autores como F. Schlegel (1994) e Benjamin (2011) consideram o relativo inacabamento do fragmento como saída para a crise na linguagem trazida pela dicotomia moderna perversa, assim, constroem uma estética capaz de manifestar a insuficiência da linguagem, tornando-a cada vez mais “inespecífica”. Assim, vale-se do ensaio como forma (ADORNO, 2003) para se ler a poética de Omar Salomão enquanto objeto ativo em uma geração de poetas, cujo trabalho com a forma fragmentada é traduzido no desejo de se contrapor às ilusões e contradições de sua realidade. Portanto, Salomão ostenta uma poesia-fragmento a qual permanece num entre-lugar contrariando e corroborando o projeto moderno cuja incompletude desmonta um ideal de universal, enquanto tenta reconstruir um outro no lugar. PALAVRAS-CHAVE: Romantismo; Fragmento; Omar Salomão; Poesia contemporânea brasileira.Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do SulUFMSBrasilEnsaios para um quebra-cabeçaromantismocontemporâneopoética de Omar SalomãoEnsaios para um quebra-cabeça a se desmontar: o romantismo, nosso contemporâneo, na poética de Omar Salomãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisWellington Furtado RamosFHILIPE GERMANO RIGAMONTEinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSORIGINALDissertação - Arquivo Final (revisado).pdfDissertação - Arquivo Final (revisado).pdfapplication/pdf1616873https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/8506/-1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Arquivo%20Final%20%28revisado%29.pdf9ce6c52d979731fe2edefe76cf4514afMD5-1123456789/85062024-03-07 18:06:10.678oai:repositorio.ufms.br:123456789/8506Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242024-03-07T22:06:10Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensaios para um quebra-cabeça a se desmontar: o romantismo, nosso contemporâneo, na poética de Omar Salomão
title Ensaios para um quebra-cabeça a se desmontar: o romantismo, nosso contemporâneo, na poética de Omar Salomão
spellingShingle Ensaios para um quebra-cabeça a se desmontar: o romantismo, nosso contemporâneo, na poética de Omar Salomão
FHILIPE GERMANO RIGAMONTE
Ensaios para um quebra-cabeça
romantismo
contemporâneo
poética de Omar Salomão
title_short Ensaios para um quebra-cabeça a se desmontar: o romantismo, nosso contemporâneo, na poética de Omar Salomão
title_full Ensaios para um quebra-cabeça a se desmontar: o romantismo, nosso contemporâneo, na poética de Omar Salomão
title_fullStr Ensaios para um quebra-cabeça a se desmontar: o romantismo, nosso contemporâneo, na poética de Omar Salomão
title_full_unstemmed Ensaios para um quebra-cabeça a se desmontar: o romantismo, nosso contemporâneo, na poética de Omar Salomão
title_sort Ensaios para um quebra-cabeça a se desmontar: o romantismo, nosso contemporâneo, na poética de Omar Salomão
author FHILIPE GERMANO RIGAMONTE
author_facet FHILIPE GERMANO RIGAMONTE
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wellington Furtado Ramos
dc.contributor.author.fl_str_mv FHILIPE GERMANO RIGAMONTE
contributor_str_mv Wellington Furtado Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensaios para um quebra-cabeça
romantismo
contemporâneo
poética de Omar Salomão
topic Ensaios para um quebra-cabeça
romantismo
contemporâneo
poética de Omar Salomão
description Based on the considerations of Candido (1988) and Löwy & Sayre (2015), romanticism, transcending its period of origin, comes to be exercised as an aesthetic that makes use of a worldview opposed to modernity. In this way, the continuity of romanticism conditions forms and themes to a revolt against the incarceration of subjectivity marked by false ideals of freedom, universality and progress, sustained by modernity. Especially as a consequence of the split in Enlightenment thought which leads to the incompatibility between the signifier and the signified, authors such as F. Schlegel (1994) and Benjamin (2011) consider the relative incompleteness of the fragment as a way out of the crisis in language brought about by the perverse modern dichotomy, thus, they build an aesthetics capable of manifesting the insufficiency of language. making it more and more "non-specific". Thus, it uses the essay as form (ADORNO, 2003) to read the poetics of Omar Salomão as an active object in a generation of poets, whose work with fragmented form is translated into the desire to oppose the illusions and contradictions of their reality. Therefore, Solomon displays a fragment-poetry which remains in an in-between place, contradicting and corroborating the modern project, whose incompleteness dismantles an ideal of universality, while trying to reconstruct another in its place. KEYWORDS: Romanticism; Fragment; Omar Salomon; Brazilian contemporary poetry.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-07T22:06:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-03-07T22:06:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8506
url https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8506
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMS
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Repositório Institucional da UFMS
collection Repositório Institucional da UFMS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/8506/-1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Arquivo%20Final%20%28revisado%29.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9ce6c52d979731fe2edefe76cf4514af
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv ri.prograd@ufms.br
_version_ 1807552917531525120