O uso do soroban para educando cego : concepções e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Terra, Marcos Adriano da Silva
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://ri.ufmt.br/handle/1/4254
Resumo: Within the context of education it is of the utmost importance to insert the idea of inclusion. In this work, teaching is totally geared towards mathematics and inclusive education for the blind. For that, it is approached from the braille writing method, the initial source of the social inclusion of these people, until the beginnings of human evolution, when man felt the need to create a numerical form of counting. Primarily, ancient peoples created counting techniques through the abacuses, the oldest numerical counter. In Japan, this abacus was called soroban, and this study will address its history, as well as the way this manual calculation tool is used in blind student education at the Louis Braille Rehab Center, in performing basic mathematical operations. Our theoretical support was based on Birch, B (1993), Realy, L. (2004), Camargo, E.P; Nardi, R (2008).
id UFMT_0ae0168d27b2d422ca66839f3cee919f
oai_identifier_str oai:localhost:1/4254
network_acronym_str UFMT
network_name_str Repositório Institucional da UFMT
repository_id_str
spelling O uso do soroban para educando cego : concepções e perspectivasSorobanCentro de Reabilitação Louis BrailleEducação inclusivaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICASorobanLouis Braille Rehab CenterInclusive educationWithin the context of education it is of the utmost importance to insert the idea of inclusion. In this work, teaching is totally geared towards mathematics and inclusive education for the blind. For that, it is approached from the braille writing method, the initial source of the social inclusion of these people, until the beginnings of human evolution, when man felt the need to create a numerical form of counting. Primarily, ancient peoples created counting techniques through the abacuses, the oldest numerical counter. In Japan, this abacus was called soroban, and this study will address its history, as well as the way this manual calculation tool is used in blind student education at the Louis Braille Rehab Center, in performing basic mathematical operations. Our theoretical support was based on Birch, B (1993), Realy, L. (2004), Camargo, E.P; Nardi, R (2008).CAPESDentro do contexto da educação é de suma importância inserir a ideia de inclusão. Este trabalho, é totalmente voltado para a matemática e a educação inclusiva para cegos. Para tanto, é abordado desde o método de escrita braille, fonte inicial da inclusão social dessas pessoas, até os primórdios da evolução humana, quando o homem sentiu a necessidade de criar uma forma numérica de contagem. Primordialmente, os povos antigos criaram técnicas de contagem por meio dos ábacos, o mais antigo contador numérico. No Japão, esse ábaco era denominado soroban e, esse estudo abordará sua história, assim como a maneira que este instrumento de cálculo manual é usado na educação de aluno cego no Centro de Reabilitação Louis Braille, na realização das operações básicas matemáticas. Nosso suporte teórico foi alicerçado em Birch (1993), Reily (2004), Camargo e Nardi (2008).Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATRodrigues, Eunice Cândida Pereirahttp://lattes.cnpq.br/9037151037918091Rodrigues, Eunice Cândida Pereira468.790.641-91http://lattes.cnpq.br/9037151037918091Silva, Clayton Eduardo Lente da297.022.948-00http://lattes.cnpq.br/4069908956291996468.790.641-91Dias, Ivonildes Ribeiro Martins961.058.951-00http://lattes.cnpq.br/8664599889120339Terra, Marcos Adriano da Silva2023-06-21T16:35:05Z2017-11-092023-06-21T16:35:05Z2017-09-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTERRA, Marcos Adriano da Silva. O uso do soroban para educando cego: concepções e perspectivas. 2017. 51 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2017.http://ri.ufmt.br/handle/1/4254porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2023-07-07T07:04:20Zoai:localhost:1/4254Repositório InstitucionalPUBhttp://ri.ufmt.br/oai/requestjordanbiblio@gmail.comopendoar:2023-07-07T07:04:20Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso do soroban para educando cego : concepções e perspectivas
title O uso do soroban para educando cego : concepções e perspectivas
spellingShingle O uso do soroban para educando cego : concepções e perspectivas
Terra, Marcos Adriano da Silva
Soroban
Centro de Reabilitação Louis Braille
Educação inclusiva
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Soroban
Louis Braille Rehab Center
Inclusive education
title_short O uso do soroban para educando cego : concepções e perspectivas
title_full O uso do soroban para educando cego : concepções e perspectivas
title_fullStr O uso do soroban para educando cego : concepções e perspectivas
title_full_unstemmed O uso do soroban para educando cego : concepções e perspectivas
title_sort O uso do soroban para educando cego : concepções e perspectivas
author Terra, Marcos Adriano da Silva
author_facet Terra, Marcos Adriano da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Eunice Cândida Pereira
http://lattes.cnpq.br/9037151037918091
Rodrigues, Eunice Cândida Pereira
468.790.641-91
http://lattes.cnpq.br/9037151037918091
Silva, Clayton Eduardo Lente da
297.022.948-00
http://lattes.cnpq.br/4069908956291996
468.790.641-91
Dias, Ivonildes Ribeiro Martins
961.058.951-00
http://lattes.cnpq.br/8664599889120339
dc.contributor.author.fl_str_mv Terra, Marcos Adriano da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Soroban
Centro de Reabilitação Louis Braille
Educação inclusiva
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Soroban
Louis Braille Rehab Center
Inclusive education
topic Soroban
Centro de Reabilitação Louis Braille
Educação inclusiva
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Soroban
Louis Braille Rehab Center
Inclusive education
description Within the context of education it is of the utmost importance to insert the idea of inclusion. In this work, teaching is totally geared towards mathematics and inclusive education for the blind. For that, it is approached from the braille writing method, the initial source of the social inclusion of these people, until the beginnings of human evolution, when man felt the need to create a numerical form of counting. Primarily, ancient peoples created counting techniques through the abacuses, the oldest numerical counter. In Japan, this abacus was called soroban, and this study will address its history, as well as the way this manual calculation tool is used in blind student education at the Louis Braille Rehab Center, in performing basic mathematical operations. Our theoretical support was based on Birch, B (1993), Realy, L. (2004), Camargo, E.P; Nardi, R (2008).
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-09
2017-09-22
2023-06-21T16:35:05Z
2023-06-21T16:35:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TERRA, Marcos Adriano da Silva. O uso do soroban para educando cego: concepções e perspectivas. 2017. 51 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2017.
http://ri.ufmt.br/handle/1/4254
identifier_str_mv TERRA, Marcos Adriano da Silva. O uso do soroban para educando cego: concepções e perspectivas. 2017. 51 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2017.
url http://ri.ufmt.br/handle/1/4254
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Repositório Institucional da UFMT
collection Repositório Institucional da UFMT
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv jordanbiblio@gmail.com
_version_ 1804648581803540480