Partículas elementares no 4º ano do ensino fundamental : uma primeira abordagem via unidades de ensino potencialmente significativas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Ormond, Célia Mônica Pinheiro
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Física (IF)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://ri.ufmt.br/handle/1/4141
Resumo: The present study addresses a research done with students of the fourth year of primary education in a private school in the municipality of Cuiabá-MT. This research intends to analyze if the students of the fourth year of elementary school are able to understand an abstract content at this stage of teaching. The development takes place through a proposal of teaching of physics with the theme: elementary particles, using a LIFO (Potentially Significant Teaching Unit) developed for this stage of education, adequate and accessible at the cognitive level of the student. The instruments of data collection used were questionnaires, field notes, photographs of the activities carried out. The research was carried out using a qualitative research methodology. The research data were collected through questionnaires applied to students, records of activities and their development. Subsequently the data were systematized and analyzed. We realized that although abstract, the concept of elementary particles can be inserted in elementary education as a way for the student to appropriate scientific knowledge and transforming society.
id UFMT_31ce3e224537eeb98cff845a0e74fd2c
oai_identifier_str oai:localhost:1/4141
network_acronym_str UFMT
network_name_str Repositório Institucional da UFMT
repository_id_str
spelling Partículas elementares no 4º ano do ensino fundamental : uma primeira abordagem via unidades de ensino potencialmente significativasAprendizagem significativaEnsino de físicaFísica moderna e contemporâneaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRASignificant learningPhysics teachingModern and contemporaryThe present study addresses a research done with students of the fourth year of primary education in a private school in the municipality of Cuiabá-MT. This research intends to analyze if the students of the fourth year of elementary school are able to understand an abstract content at this stage of teaching. The development takes place through a proposal of teaching of physics with the theme: elementary particles, using a LIFO (Potentially Significant Teaching Unit) developed for this stage of education, adequate and accessible at the cognitive level of the student. The instruments of data collection used were questionnaires, field notes, photographs of the activities carried out. The research was carried out using a qualitative research methodology. The research data were collected through questionnaires applied to students, records of activities and their development. Subsequently the data were systematized and analyzed. We realized that although abstract, the concept of elementary particles can be inserted in elementary education as a way for the student to appropriate scientific knowledge and transforming society.O presente trabalho aborda uma pesquisa feita com alunos do quarto ano do ensino fundamental em uma escola da rede privada de ensino do município de Cuiabá-MT. Esta pesquisa tem o intuito de analisar se os alunos do quarto ano do ensino fundamental têm condições de entender um conteúdo abstrato nesta etapa do ensino. O desenvolvimento se dá através de uma proposta de ensino de física com o tema: partículas elementares, utilizando uma UEPS (Unidade De Ensino Potencialmente Significativa) desenvolvida para esta etapa de ensino, adequada e acessível ao nível cognitivo do aluno. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram questionários, caderno de campo, fotografias das atividades realizadas. A pesquisa foi realizada utilizando uma metodologia de pesquisa qualitativa. Os dados da pesquisa foram coletados através de questionários aplicados aos alunos, registros das atividades e seu desenvolvimento. Posteriormente os dados foram sistematizados e analisados. Percebemos que apesar de abstrato, o conceito de partículas elementares pode ser inserido no ensino fundamental como forma do aluno se apropriar de conhecimentos científicos e transformadores da sociedade.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Física (IF)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências NaturaisPaulo, Iramaia Jorge Cabral dehttp://lattes.cnpq.br/4357894521892427Paulo, Iramaia Jorge Cabral de378.612.551-15http://lattes.cnpq.br/4357894521892427Paulo, Sérgio Roberto de102.103.168-29http://lattes.cnpq.br/4267460859773462378.612.551-15Novais, Jonathan Willian Zangeski016.698.881-26http://lattes.cnpq.br/5665663207008673Ormond, Célia Mônica Pinheiro2023-06-12T16:23:05Z20172023-06-12T16:23:05Z2017-06-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisORMOND, Célia Mônica Pinheiro. Partículas elementares no 4º ano do ensino fundamental: uma primeira abordagem via unidades de ensino potencialmente significativas. 2017. 96 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2017.http://ri.ufmt.br/handle/1/4141porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2023-06-21T07:11:35ZRepositório InstitucionalPUB
dc.title.none.fl_str_mv Partículas elementares no 4º ano do ensino fundamental : uma primeira abordagem via unidades de ensino potencialmente significativas
title Partículas elementares no 4º ano do ensino fundamental : uma primeira abordagem via unidades de ensino potencialmente significativas
spellingShingle Partículas elementares no 4º ano do ensino fundamental : uma primeira abordagem via unidades de ensino potencialmente significativas
Ormond, Célia Mônica Pinheiro
Aprendizagem significativa
Ensino de física
Física moderna e contemporânea
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Significant learning
Physics teaching
Modern and contemporary
title_short Partículas elementares no 4º ano do ensino fundamental : uma primeira abordagem via unidades de ensino potencialmente significativas
title_full Partículas elementares no 4º ano do ensino fundamental : uma primeira abordagem via unidades de ensino potencialmente significativas
title_fullStr Partículas elementares no 4º ano do ensino fundamental : uma primeira abordagem via unidades de ensino potencialmente significativas
title_full_unstemmed Partículas elementares no 4º ano do ensino fundamental : uma primeira abordagem via unidades de ensino potencialmente significativas
title_sort Partículas elementares no 4º ano do ensino fundamental : uma primeira abordagem via unidades de ensino potencialmente significativas
author Ormond, Célia Mônica Pinheiro
author_facet Ormond, Célia Mônica Pinheiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paulo, Iramaia Jorge Cabral de
http://lattes.cnpq.br/4357894521892427
Paulo, Iramaia Jorge Cabral de
378.612.551-15
http://lattes.cnpq.br/4357894521892427
Paulo, Sérgio Roberto de
102.103.168-29
http://lattes.cnpq.br/4267460859773462
378.612.551-15
Novais, Jonathan Willian Zangeski
016.698.881-26
http://lattes.cnpq.br/5665663207008673
dc.contributor.author.fl_str_mv Ormond, Célia Mônica Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem significativa
Ensino de física
Física moderna e contemporânea
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Significant learning
Physics teaching
Modern and contemporary
topic Aprendizagem significativa
Ensino de física
Física moderna e contemporânea
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Significant learning
Physics teaching
Modern and contemporary
description The present study addresses a research done with students of the fourth year of primary education in a private school in the municipality of Cuiabá-MT. This research intends to analyze if the students of the fourth year of elementary school are able to understand an abstract content at this stage of teaching. The development takes place through a proposal of teaching of physics with the theme: elementary particles, using a LIFO (Potentially Significant Teaching Unit) developed for this stage of education, adequate and accessible at the cognitive level of the student. The instruments of data collection used were questionnaires, field notes, photographs of the activities carried out. The research was carried out using a qualitative research methodology. The research data were collected through questionnaires applied to students, records of activities and their development. Subsequently the data were systematized and analyzed. We realized that although abstract, the concept of elementary particles can be inserted in elementary education as a way for the student to appropriate scientific knowledge and transforming society.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-06-22
2023-06-12T16:23:05Z
2023-06-12T16:23:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ORMOND, Célia Mônica Pinheiro. Partículas elementares no 4º ano do ensino fundamental: uma primeira abordagem via unidades de ensino potencialmente significativas. 2017. 96 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2017.
http://ri.ufmt.br/handle/1/4141
identifier_str_mv ORMOND, Célia Mônica Pinheiro. Partículas elementares no 4º ano do ensino fundamental: uma primeira abordagem via unidades de ensino potencialmente significativas. 2017. 96 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2017.
url http://ri.ufmt.br/handle/1/4141
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Física (IF)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Física (IF)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Repositório Institucional da UFMT
collection Repositório Institucional da UFMT
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777380715794530304