O Geogebra como ferramenta de ensino em geometria analítica : ensinando com as tecnologias

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Silva, Deusaguimar Divino da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia
UFMT CUA - Araguaia
Programa de Pós-Graduação em Matemática - PROFMAT
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://ri.ufmt.br/handle/1/2103
Resumo: This work has as theme to investigate the use of Geogebra software as a tool for teaching and learning in analytic geometry, their interaction and research opportunities of this content. It is reported the presence of computers in school and the interest that students have for this theme, as well as the relationship between school, student and teacher with the technologies. The Software Geogebra and how to use its tools and examples of how to use them in solving activities. The text has contents of analytic geometry and a host of activities resolved using the software, along with the goals, the di culties encountered and the resolution of each strategy. The proposed activities have been applied to students who attend the 3rd year of high school, that is, where the student starts studying analytic geometry, second the school curricula. In the text appears reports on how was the application of classroom activities.
id UFMT_c7c4e0fa80b064e5e208f4ec79e85f4c
oai_identifier_str oai:localhost:1/2103
network_acronym_str UFMT
network_name_str Repositório Institucional da UFMT
repository_id_str
spelling O Geogebra como ferramenta de ensino em geometria analítica : ensinando com as tecnologiasEnsino de geometria analíticaTecnologias da educaçãoSoftware GeogebraCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICATeaching of analytic geometryEducation technologySoftware GeogebraThis work has as theme to investigate the use of Geogebra software as a tool for teaching and learning in analytic geometry, their interaction and research opportunities of this content. It is reported the presence of computers in school and the interest that students have for this theme, as well as the relationship between school, student and teacher with the technologies. The Software Geogebra and how to use its tools and examples of how to use them in solving activities. The text has contents of analytic geometry and a host of activities resolved using the software, along with the goals, the di culties encountered and the resolution of each strategy. The proposed activities have been applied to students who attend the 3rd year of high school, that is, where the student starts studying analytic geometry, second the school curricula. In the text appears reports on how was the application of classroom activities.Esse trabalho tem como tema investigar a utilização do software Geogebra como ferramenta de ensino-aprendizagem em Geometria Analítica, suas possibilidades de interação e investigação desse conteúdo. É relatada a presença da informática na escola e o interesse que os alunos têm por esse tema, bem como a relação entre a escola, aluno e professor com as tecnologias. É apresentado o Software Geogebra e como utilizar suas principais ferramentas e exemplos na resolução de atividades. O texto conta com conteúdos de Geometria Analítica e uma série de atividades resolvidas utilizando o software, juntamente com os objetivos, as di culdades encontradas e a estratégia da resolução de cada uma. As atividades propostas foram aplicadas a alunos que frequentam o 3o ano do Ensino Médio, que é, onde o aluno começa a estudar Geometria Analítica, segundo os currículos escolares. No decorrer do texto aparecem relatos sobre como decorreu a aplicação das atividades em sala de aula.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – AraguaiaUFMT CUA - AraguaiaPrograma de Pós-Graduação em Matemática - PROFMATSilva, Carlos Rodrigues dahttp://lattes.cnpq.br/74450801039638066Silva, Carlos Rodrigues da618.113.601-06http://lattes.cnpq.br/74450801039638066Guimarães, Daniel da Silveira042.002.496-42http://lattes.cnpq.br/3520357439188664618.113.601-06Souza, Marcelo Almeida de533.151.541-04http://lattes.cnpq.br/1343419041226215Silva, Deusaguimar Divino da2020-10-06T20:28:58Z2015-10-022020-10-06T20:28:58Z2015-09-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSILVA, Deusaguimar Divino da. O Geogebra como ferramenta de ensino em geometria analítica: ensinando com as tecnologias. 2015. 132 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Barra do Garças, 2015.http://ri.ufmt.br/handle/1/2103porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2020-10-10T07:02:16ZRepositório InstitucionalPUB
dc.title.none.fl_str_mv O Geogebra como ferramenta de ensino em geometria analítica : ensinando com as tecnologias
title O Geogebra como ferramenta de ensino em geometria analítica : ensinando com as tecnologias
spellingShingle O Geogebra como ferramenta de ensino em geometria analítica : ensinando com as tecnologias
Silva, Deusaguimar Divino da
Ensino de geometria analítica
Tecnologias da educação
Software Geogebra
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Teaching of analytic geometry
Education technology
Software Geogebra
title_short O Geogebra como ferramenta de ensino em geometria analítica : ensinando com as tecnologias
title_full O Geogebra como ferramenta de ensino em geometria analítica : ensinando com as tecnologias
title_fullStr O Geogebra como ferramenta de ensino em geometria analítica : ensinando com as tecnologias
title_full_unstemmed O Geogebra como ferramenta de ensino em geometria analítica : ensinando com as tecnologias
title_sort O Geogebra como ferramenta de ensino em geometria analítica : ensinando com as tecnologias
author Silva, Deusaguimar Divino da
author_facet Silva, Deusaguimar Divino da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Carlos Rodrigues da
http://lattes.cnpq.br/74450801039638066
Silva, Carlos Rodrigues da
618.113.601-06
http://lattes.cnpq.br/74450801039638066
Guimarães, Daniel da Silveira
042.002.496-42
http://lattes.cnpq.br/3520357439188664
618.113.601-06
Souza, Marcelo Almeida de
533.151.541-04
http://lattes.cnpq.br/1343419041226215
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Deusaguimar Divino da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de geometria analítica
Tecnologias da educação
Software Geogebra
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Teaching of analytic geometry
Education technology
Software Geogebra
topic Ensino de geometria analítica
Tecnologias da educação
Software Geogebra
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Teaching of analytic geometry
Education technology
Software Geogebra
description This work has as theme to investigate the use of Geogebra software as a tool for teaching and learning in analytic geometry, their interaction and research opportunities of this content. It is reported the presence of computers in school and the interest that students have for this theme, as well as the relationship between school, student and teacher with the technologies. The Software Geogebra and how to use its tools and examples of how to use them in solving activities. The text has contents of analytic geometry and a host of activities resolved using the software, along with the goals, the di culties encountered and the resolution of each strategy. The proposed activities have been applied to students who attend the 3rd year of high school, that is, where the student starts studying analytic geometry, second the school curricula. In the text appears reports on how was the application of classroom activities.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-02
2015-09-14
2020-10-06T20:28:58Z
2020-10-06T20:28:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Deusaguimar Divino da. O Geogebra como ferramenta de ensino em geometria analítica: ensinando com as tecnologias. 2015. 132 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Barra do Garças, 2015.
http://ri.ufmt.br/handle/1/2103
identifier_str_mv SILVA, Deusaguimar Divino da. O Geogebra como ferramenta de ensino em geometria analítica: ensinando com as tecnologias. 2015. 132 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Barra do Garças, 2015.
url http://ri.ufmt.br/handle/1/2103
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia
UFMT CUA - Araguaia
Programa de Pós-Graduação em Matemática - PROFMAT
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia
UFMT CUA - Araguaia
Programa de Pós-Graduação em Matemática - PROFMAT
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Repositório Institucional da UFMT
collection Repositório Institucional da UFMT
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777380705718763520