Crenças sobre o espanhol na escola pública : “bem-vindos ao mundo dos sonhos e das [im]possibilidades”

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Vesz, Fernando Zolin
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Linguagens (IL)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://ri.ufmt.br/handle/1/1055
Resumo: The purpose of this dissertation is to identify and comprehend the beliefs about the teaching and learning of Spanish as a foreign language in the public school. Eight participants (two parents, three students and three teachers) were interviewed, all of them from an elementary public school that has included Spanish as a foreign language in its syllabus since 2000. The qualitative interviews were based on King & Horrocks (2010) statements and generated accounts about the participants’ experience on teaching or learning Spanish as a foreign language in that school. In order to analyse the data, it was observed the social and discursive nature of beliefs, according to Kalaja (1995, 2003), Dufva (2003), Assis-Peterson, Cox & Góes dos Santos (2010) and Pan & Block (2011), which understands beliefs not only as personal points of view but also as echoes of predominant discourses that are social constructions. The research questions were the following: 1) what are the participants’ beliefs about the teaching and learning of Spanish as a foreign language in the public school?, and 2) what discourses may the set of beliefs be connected to? Results suggest that the teaching of Spanish as a foreign language in the public school seems to be discursively an artifice in order to maintain the social stratification and the status quo.
id UFMT_cb9213b9fcf5df4ea0804d4b0e3c1fa2
oai_identifier_str oai:localhost:1/1055
network_acronym_str UFMT
network_name_str Repositório Institucional da UFMT
repository_id_str
spelling Crenças sobre o espanhol na escola pública : “bem-vindos ao mundo dos sonhos e das [im]possibilidades”Crenças sobre ensino e aprendizagem de línguasEspanholEscola públicaCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESBeliefs about language teaching and learningSpanish as a foreign languagePublic schoolThe purpose of this dissertation is to identify and comprehend the beliefs about the teaching and learning of Spanish as a foreign language in the public school. Eight participants (two parents, three students and three teachers) were interviewed, all of them from an elementary public school that has included Spanish as a foreign language in its syllabus since 2000. The qualitative interviews were based on King & Horrocks (2010) statements and generated accounts about the participants’ experience on teaching or learning Spanish as a foreign language in that school. In order to analyse the data, it was observed the social and discursive nature of beliefs, according to Kalaja (1995, 2003), Dufva (2003), Assis-Peterson, Cox & Góes dos Santos (2010) and Pan & Block (2011), which understands beliefs not only as personal points of view but also as echoes of predominant discourses that are social constructions. The research questions were the following: 1) what are the participants’ beliefs about the teaching and learning of Spanish as a foreign language in the public school?, and 2) what discourses may the set of beliefs be connected to? Results suggest that the teaching of Spanish as a foreign language in the public school seems to be discursively an artifice in order to maintain the social stratification and the status quo.O objetivo deste trabalho é identificar e compreender as crenças que envolvem o ensino e a aprendizagem do espanhol na escola pública. Foram entrevistados oito atores da comunidade escolar (dois pais, três alunas e três professoras) de uma instituição de ensino pertencente à rede pública vinculada à Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá, que oferece espanhol como disciplina obrigatória e única língua estrangeira de sua matriz curricular desde 2000. As entrevistas, do tipo qualitativas (KING & HORROCKS, 2010), geraram relatos e/ou depoimentos sobre a experiência dos participantes em ensinar ou aprender o espanhol nessa escola. Para a análise dos dados, observei a natureza sociodiscursiva das crenças, conforme proposta por Kalaja (1995, 2003), Dufva (2003), Assis-Peterson, Cox e Góes dos Santos (2010) e Pan e Block (2011), que permite entendê-las não apenas como pontos de vista pessoais, mas também como ecos de traços presentes nos discursos prevalecentes na sociedade. As perguntas que nortearam a pesquisa foram: 1) quais as crenças da comunidade escolar em relação ao ensino e à aprendizagem do espanhol na escola pública? e 2) a que discursos podem estar associados os conjuntos de crenças apresentados e descritos? Os resultados sugerem que o ensino do espanhol na escola pública parece constituir discursivamente um artifício para a manutenção da estratificação social e do status quo.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Linguagens (IL)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação em Estudos de LinguagemAssis-Peterson, Ana Antônia dehttp://lattes.cnpq.br/2018126844224501Assis-Peterson, Ana Antônia de103.136.991-00http://lattes.cnpq.br/2018126844224501Barros, Solange Maria de161.777.111-20http://lattes.cnpq.br/5747668885058135103.136.991-00Simões, Luciene Juliano566.204.380-91http://lattes.cnpq.br/5317492380452357Vesz, Fernando Zolin2019-04-29T09:36:05Z2012-04-192019-04-29T09:36:05Z2012-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisVESZ, Fernando Zolin. Crenças sobre o espanhol na escola pública: “bem-vindos ao mundo dos sonhos e das [im]possibilidades”. 2012. 79 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2012.http://ri.ufmt.br/handle/1/1055porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2019-05-03T07:01:50Zoai:localhost:1/1055Repositório InstitucionalPUBhttp://ri.ufmt.br/oai/requestjordanbiblio@gmail.comopendoar:2019-05-03T07:01:50Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Crenças sobre o espanhol na escola pública : “bem-vindos ao mundo dos sonhos e das [im]possibilidades”
title Crenças sobre o espanhol na escola pública : “bem-vindos ao mundo dos sonhos e das [im]possibilidades”
spellingShingle Crenças sobre o espanhol na escola pública : “bem-vindos ao mundo dos sonhos e das [im]possibilidades”
Vesz, Fernando Zolin
Crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas
Espanhol
Escola pública
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Beliefs about language teaching and learning
Spanish as a foreign language
Public school
title_short Crenças sobre o espanhol na escola pública : “bem-vindos ao mundo dos sonhos e das [im]possibilidades”
title_full Crenças sobre o espanhol na escola pública : “bem-vindos ao mundo dos sonhos e das [im]possibilidades”
title_fullStr Crenças sobre o espanhol na escola pública : “bem-vindos ao mundo dos sonhos e das [im]possibilidades”
title_full_unstemmed Crenças sobre o espanhol na escola pública : “bem-vindos ao mundo dos sonhos e das [im]possibilidades”
title_sort Crenças sobre o espanhol na escola pública : “bem-vindos ao mundo dos sonhos e das [im]possibilidades”
author Vesz, Fernando Zolin
author_facet Vesz, Fernando Zolin
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Assis-Peterson, Ana Antônia de
http://lattes.cnpq.br/2018126844224501
Assis-Peterson, Ana Antônia de
103.136.991-00
http://lattes.cnpq.br/2018126844224501
Barros, Solange Maria de
161.777.111-20
http://lattes.cnpq.br/5747668885058135
103.136.991-00
Simões, Luciene Juliano
566.204.380-91
http://lattes.cnpq.br/5317492380452357
dc.contributor.author.fl_str_mv Vesz, Fernando Zolin
dc.subject.por.fl_str_mv Crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas
Espanhol
Escola pública
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Beliefs about language teaching and learning
Spanish as a foreign language
Public school
topic Crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas
Espanhol
Escola pública
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Beliefs about language teaching and learning
Spanish as a foreign language
Public school
description The purpose of this dissertation is to identify and comprehend the beliefs about the teaching and learning of Spanish as a foreign language in the public school. Eight participants (two parents, three students and three teachers) were interviewed, all of them from an elementary public school that has included Spanish as a foreign language in its syllabus since 2000. The qualitative interviews were based on King & Horrocks (2010) statements and generated accounts about the participants’ experience on teaching or learning Spanish as a foreign language in that school. In order to analyse the data, it was observed the social and discursive nature of beliefs, according to Kalaja (1995, 2003), Dufva (2003), Assis-Peterson, Cox & Góes dos Santos (2010) and Pan & Block (2011), which understands beliefs not only as personal points of view but also as echoes of predominant discourses that are social constructions. The research questions were the following: 1) what are the participants’ beliefs about the teaching and learning of Spanish as a foreign language in the public school?, and 2) what discourses may the set of beliefs be connected to? Results suggest that the teaching of Spanish as a foreign language in the public school seems to be discursively an artifice in order to maintain the social stratification and the status quo.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-19
2012-03-30
2019-04-29T09:36:05Z
2019-04-29T09:36:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VESZ, Fernando Zolin. Crenças sobre o espanhol na escola pública: “bem-vindos ao mundo dos sonhos e das [im]possibilidades”. 2012. 79 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2012.
http://ri.ufmt.br/handle/1/1055
identifier_str_mv VESZ, Fernando Zolin. Crenças sobre o espanhol na escola pública: “bem-vindos ao mundo dos sonhos e das [im]possibilidades”. 2012. 79 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2012.
url http://ri.ufmt.br/handle/1/1055
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Linguagens (IL)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Linguagens (IL)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Repositório Institucional da UFMT
collection Repositório Institucional da UFMT
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv jordanbiblio@gmail.com
_version_ 1800846368466534400