A experiência da educação profissional para egressas atendidas pelo PRONATEC

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Rosa Junior, Paulo Cesar Fernandes da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
UFMT CUR - Rondonopólis
Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://ri.ufmt.br/handle/1/3603
Resumo: This research was developed within a qualitative approach and it aims to reflect about the experience of young people who made a technical course simultaneously the regular high school. The participants of this study are former professional education students who participated of the National Program of Access to Technical Education and Employment (PRONATEC). This investigation attempts to analyze the students’ experiences through their narratives about what has been lived and their perspectives. The research is based on a pragmatic phenomenological approach, centered in John Dewey’s philosophy. The choice is justified by the approximation of Dewey’s theories with theoretical aspects of the professional education. The data were collected through semi structured interviews made in virtual environment. The analysis showed some professional education particularities, such as the appearing of symbolic referentiality, which connects concepts to relevant aspects of subjects’ experiences and professional education properties. These characteristics reflects the bonds among job market demands and the industrialist ideals of the participants. The reflections raised from this investigation aims to point out the need to create new public policies which connect education, youth and the world of work.
id UFMT_cdd66fed4d142fdd4a0eb3dd40bb6db1
oai_identifier_str oai:localhost:1/3603
network_acronym_str UFMT
network_name_str Repositório Institucional da UFMT
repository_id_str
spelling A experiência da educação profissional para egressas atendidas pelo PRONATECPragmatismoExperiência discenteEducação profissionalPRONATECCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOPragmatismStudents’ experienceProfessional educationPRONATECThis research was developed within a qualitative approach and it aims to reflect about the experience of young people who made a technical course simultaneously the regular high school. The participants of this study are former professional education students who participated of the National Program of Access to Technical Education and Employment (PRONATEC). This investigation attempts to analyze the students’ experiences through their narratives about what has been lived and their perspectives. The research is based on a pragmatic phenomenological approach, centered in John Dewey’s philosophy. The choice is justified by the approximation of Dewey’s theories with theoretical aspects of the professional education. The data were collected through semi structured interviews made in virtual environment. The analysis showed some professional education particularities, such as the appearing of symbolic referentiality, which connects concepts to relevant aspects of subjects’ experiences and professional education properties. These characteristics reflects the bonds among job market demands and the industrialist ideals of the participants. The reflections raised from this investigation aims to point out the need to create new public policies which connect education, youth and the world of work.Este trabalho, de natureza qualitativa, se propõe a refletir sobre a experiência de jovens que fizeram um curso técnico no âmbito do contraturno, em concomitância com o Ensino Médio regular. As egressas cursaram a Educação Profissional (EP), através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). Analisando as experiências das discentes, procurou-se apontar-lhes aspectos do vivido, merecedores de relevância, a partir do ponto de vista destes sujeitos. A pesquisa parte de uma visão fenomenológica pragmatista, mais centrada na filosofia de John Dewey, pela afinidade deste autor com aspectos teóricos da EP. Com relação aos dados de campo, aplicaram-se entrevistas semiestruturadas, realizadas em meio digital. Nas análises, perceberam-se particularidades da EP, como o aparecimento da referencialidade simbólica, que vincula conceitos a relevantes aspectos do vivido, bem como propriedades já conhecidas da EP, tais quais o vínculo entre demandas do mercado de trabalho e o ideário industrialista na experiência das egressas. Essas são reflexões que sinalizam para a necessidade de novas políticas públicas, que almejem unir educação, juventude e mundo do trabalho.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – RondonópolisUFMT CUR - RondonopólisPrograma de Pós-Graduação em Educação - RondonópolisTrevisan, Marlon Dantashttp://lattes.cnpq.br/1960230694022150Trevisan, Marlon Dantas373.749.901-20http://lattes.cnpq.br/1960230694022150Cunha, Érika Virgílio Rodrigues da568.853.421-49http://lattes.cnpq.br/1583175347126296373.749.901-20Henning, Leoni Maria Padilha879.355.469-91http://lattes.cnpq.br/8165332587246727Rosa Junior, Paulo Cesar Fernandes da2022-11-17T14:32:31Z2017-05-052022-11-17T14:32:31Z2017-04-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisROSA JUNIOR, Paulo Cesar Fernandes da. A experiência da educação profissional para egressas atendidas pelo PRONATEC. 2017. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2017.http://ri.ufmt.br/handle/1/3603porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2022-11-19T06:03:09Zoai:localhost:1/3603Repositório InstitucionalPUBhttp://ri.ufmt.br/oai/requestjordanbiblio@gmail.comopendoar:2022-11-19T06:03:09Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv A experiência da educação profissional para egressas atendidas pelo PRONATEC
title A experiência da educação profissional para egressas atendidas pelo PRONATEC
spellingShingle A experiência da educação profissional para egressas atendidas pelo PRONATEC
Rosa Junior, Paulo Cesar Fernandes da
Pragmatismo
Experiência discente
Educação profissional
PRONATEC
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Pragmatism
Students’ experience
Professional education
PRONATEC
title_short A experiência da educação profissional para egressas atendidas pelo PRONATEC
title_full A experiência da educação profissional para egressas atendidas pelo PRONATEC
title_fullStr A experiência da educação profissional para egressas atendidas pelo PRONATEC
title_full_unstemmed A experiência da educação profissional para egressas atendidas pelo PRONATEC
title_sort A experiência da educação profissional para egressas atendidas pelo PRONATEC
author Rosa Junior, Paulo Cesar Fernandes da
author_facet Rosa Junior, Paulo Cesar Fernandes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Trevisan, Marlon Dantas
http://lattes.cnpq.br/1960230694022150
Trevisan, Marlon Dantas
373.749.901-20
http://lattes.cnpq.br/1960230694022150
Cunha, Érika Virgílio Rodrigues da
568.853.421-49
http://lattes.cnpq.br/1583175347126296
373.749.901-20
Henning, Leoni Maria Padilha
879.355.469-91
http://lattes.cnpq.br/8165332587246727
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa Junior, Paulo Cesar Fernandes da
dc.subject.por.fl_str_mv Pragmatismo
Experiência discente
Educação profissional
PRONATEC
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Pragmatism
Students’ experience
Professional education
PRONATEC
topic Pragmatismo
Experiência discente
Educação profissional
PRONATEC
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Pragmatism
Students’ experience
Professional education
PRONATEC
description This research was developed within a qualitative approach and it aims to reflect about the experience of young people who made a technical course simultaneously the regular high school. The participants of this study are former professional education students who participated of the National Program of Access to Technical Education and Employment (PRONATEC). This investigation attempts to analyze the students’ experiences through their narratives about what has been lived and their perspectives. The research is based on a pragmatic phenomenological approach, centered in John Dewey’s philosophy. The choice is justified by the approximation of Dewey’s theories with theoretical aspects of the professional education. The data were collected through semi structured interviews made in virtual environment. The analysis showed some professional education particularities, such as the appearing of symbolic referentiality, which connects concepts to relevant aspects of subjects’ experiences and professional education properties. These characteristics reflects the bonds among job market demands and the industrialist ideals of the participants. The reflections raised from this investigation aims to point out the need to create new public policies which connect education, youth and the world of work.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-05
2017-04-07
2022-11-17T14:32:31Z
2022-11-17T14:32:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROSA JUNIOR, Paulo Cesar Fernandes da. A experiência da educação profissional para egressas atendidas pelo PRONATEC. 2017. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2017.
http://ri.ufmt.br/handle/1/3603
identifier_str_mv ROSA JUNIOR, Paulo Cesar Fernandes da. A experiência da educação profissional para egressas atendidas pelo PRONATEC. 2017. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2017.
url http://ri.ufmt.br/handle/1/3603
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
UFMT CUR - Rondonopólis
Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
UFMT CUR - Rondonopólis
Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Repositório Institucional da UFMT
collection Repositório Institucional da UFMT
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv jordanbiblio@gmail.com
_version_ 1804648582438977536