Motivação e educação para as relações étnico-raciais : paradigmas e desafios em uma escola de Cuiabá-MT

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Arruda, Rosana Fátima de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Educação (IE)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://ri.ufmt.br/handle/1/317
Resumo: This research was focused analysis of teacher motivation to undertake actions in favor of a anti-racist education in the context of public school, in order to understand the reasons why teachers undertake teaching practices for education for ethnic-racial relations and include in teaching projects content of History and Afro-Brazilian Culture and African. The obligation of African history content and contributions of african-Brazilian population in the Brazilian curriculum gave in 2003, after struggles and demands, however, its implementation happens gradually conforme o progress of curricular policies. For the study, realizamos discussões about public policy, especially regarding the implementation of law n.10.639 / 03. The approach used by the research was qualitative, and the data collection instruments were due to observation, analysis of educational documents, questionnaire, which aimed to raise the profile of school teachers, as well as interviews. The information analyzed indicate that the school has elements that indicate that their teachers develop practice in line with the requirements of Law no. 10.639 / 03 and its Guidelines, however, the evidence does not indicate in a single motivation that comes from the subjective or the external field and leading teachers to implement the Law n.10.639 / 03. There are indeed in the school context, a field of possibilities negotiated whichis and, from there, elected objectives and goals of a project to converge trabalho capaz collective interests and individuais promotores of actions that lead to motivated behavior for the education of ethnic-racial relations .
id UFMT_ea8922881598ce8511e2e245d2db3b11
oai_identifier_str oai:localhost:1/317
network_acronym_str UFMT
network_name_str Repositório Institucional da UFMT
repository_id_str
spelling Motivação e educação para as relações étnico-raciais : paradigmas e desafios em uma escola de Cuiabá-MTEducaçãoLei n. 10.639/03Relações étnico-raciaisCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducationLaw n. 10.639/03Ethnic-racial relationsThis research was focused analysis of teacher motivation to undertake actions in favor of a anti-racist education in the context of public school, in order to understand the reasons why teachers undertake teaching practices for education for ethnic-racial relations and include in teaching projects content of History and Afro-Brazilian Culture and African. The obligation of African history content and contributions of african-Brazilian population in the Brazilian curriculum gave in 2003, after struggles and demands, however, its implementation happens gradually conforme o progress of curricular policies. For the study, realizamos discussões about public policy, especially regarding the implementation of law n.10.639 / 03. The approach used by the research was qualitative, and the data collection instruments were due to observation, analysis of educational documents, questionnaire, which aimed to raise the profile of school teachers, as well as interviews. The information analyzed indicate that the school has elements that indicate that their teachers develop practice in line with the requirements of Law no. 10.639 / 03 and its Guidelines, however, the evidence does not indicate in a single motivation that comes from the subjective or the external field and leading teachers to implement the Law n.10.639 / 03. There are indeed in the school context, a field of possibilities negotiated whichis and, from there, elected objectives and goals of a project to converge trabalho capaz collective interests and individuais promotores of actions that lead to motivated behavior for the education of ethnic-racial relations .A presente pesquisa tem como objeto a análise da motivação docente em empreender ações em prol de uma educação antirracista no contexto da escola pública, com o objetivo de compreender os motivos porquê professores empreendem práticas pedagógicas em prol da educação para as relações étnico-raciais e incluem em seus projetos pedagógicos conteúdos de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. A obrigatoriedade de conteúdos de história da África e as contribuições da população afro-brasileira no currículo brasileiro se deram no ano de 2003, após lutas e reivindicações, contudo, sua implementação acontece aos poucos, conformeo andamento das políticas públicas curriculares. Para o estudo, realizamos discussões acerca das políticas públicas, particularmente no que diz respeito à implementação da Lei n.10.639/03. A abordagem utilizada pela pesquisa foi qualitativa, e os instrumentos de coleta de dados se deram por observação, análise de documentos pedagógicos, questionário, que objetivaram levantar o perfil dos professores da escola, e também entrevistas. As informações analisadas sinalizam que a escola tem elementos que indicam que seus professores desenvolvem prática em consonância as exigências da Lei n. 10.639/03 e suas Diretrizes, contudo, as evidências não nos indicaram uma motivação única que venha do subjetivo ou do campo externo e que levam as professoras a implementar a Lei n.10.639/03. Há, sim, no contexto escolar, um campo de possibilidades que é negociado e, a partir daí, eleitos objetivos e metas de um projeto de trabalhocapaz de convergir interesses coletivos e individuais promotores de ações que levam ao comportamento motivado para a educação das relações étnico-raciais.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Educação (IE)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoCosta, Candida Soares dahttp://lattes.cnpq.br/4333588038026474Costa, Candida Soares da229.417.031-87http://lattes.cnpq.br/4333588038026474Müller, Maria Lúcia Rodrigues474.318.221-20http://lattes.cnpq.br/7282537478159035229.417.031-87Oliveira, Iolanda de107.778.737-53http://lattes.cnpq.br/0320659276314345Secchi, Darci654.962.138-00http://lattes.cnpq.br/7107862599307776Arruda, Rosana Fátima de2017-05-29T11:58:05Z2014-07-092017-05-29T11:58:05Z2014-05-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisARRUDA, Rosana Fátima de. Motivação e educação para as relações étnico-raciais: paradigmas e desafios em uma escola de Cuiabá-MT. 2014. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2014.http://ri.ufmt.br/handle/1/317porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2017-05-31T07:01:02Zoai:localhost:1/317Repositório InstitucionalPUBhttp://ri.ufmt.br/oai/requestjordanbiblio@gmail.comopendoar:2017-05-31T07:01:02Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Motivação e educação para as relações étnico-raciais : paradigmas e desafios em uma escola de Cuiabá-MT
title Motivação e educação para as relações étnico-raciais : paradigmas e desafios em uma escola de Cuiabá-MT
spellingShingle Motivação e educação para as relações étnico-raciais : paradigmas e desafios em uma escola de Cuiabá-MT
Arruda, Rosana Fátima de
Educação
Lei n. 10.639/03
Relações étnico-raciais
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Education
Law n. 10.639/03
Ethnic-racial relations
title_short Motivação e educação para as relações étnico-raciais : paradigmas e desafios em uma escola de Cuiabá-MT
title_full Motivação e educação para as relações étnico-raciais : paradigmas e desafios em uma escola de Cuiabá-MT
title_fullStr Motivação e educação para as relações étnico-raciais : paradigmas e desafios em uma escola de Cuiabá-MT
title_full_unstemmed Motivação e educação para as relações étnico-raciais : paradigmas e desafios em uma escola de Cuiabá-MT
title_sort Motivação e educação para as relações étnico-raciais : paradigmas e desafios em uma escola de Cuiabá-MT
author Arruda, Rosana Fátima de
author_facet Arruda, Rosana Fátima de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Candida Soares da
http://lattes.cnpq.br/4333588038026474
Costa, Candida Soares da
229.417.031-87
http://lattes.cnpq.br/4333588038026474
Müller, Maria Lúcia Rodrigues
474.318.221-20
http://lattes.cnpq.br/7282537478159035
229.417.031-87
Oliveira, Iolanda de
107.778.737-53
http://lattes.cnpq.br/0320659276314345
Secchi, Darci
654.962.138-00
http://lattes.cnpq.br/7107862599307776
dc.contributor.author.fl_str_mv Arruda, Rosana Fátima de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Lei n. 10.639/03
Relações étnico-raciais
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Education
Law n. 10.639/03
Ethnic-racial relations
topic Educação
Lei n. 10.639/03
Relações étnico-raciais
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Education
Law n. 10.639/03
Ethnic-racial relations
description This research was focused analysis of teacher motivation to undertake actions in favor of a anti-racist education in the context of public school, in order to understand the reasons why teachers undertake teaching practices for education for ethnic-racial relations and include in teaching projects content of History and Afro-Brazilian Culture and African. The obligation of African history content and contributions of african-Brazilian population in the Brazilian curriculum gave in 2003, after struggles and demands, however, its implementation happens gradually conforme o progress of curricular policies. For the study, realizamos discussões about public policy, especially regarding the implementation of law n.10.639 / 03. The approach used by the research was qualitative, and the data collection instruments were due to observation, analysis of educational documents, questionnaire, which aimed to raise the profile of school teachers, as well as interviews. The information analyzed indicate that the school has elements that indicate that their teachers develop practice in line with the requirements of Law no. 10.639 / 03 and its Guidelines, however, the evidence does not indicate in a single motivation that comes from the subjective or the external field and leading teachers to implement the Law n.10.639 / 03. There are indeed in the school context, a field of possibilities negotiated whichis and, from there, elected objectives and goals of a project to converge trabalho capaz collective interests and individuais promotores of actions that lead to motivated behavior for the education of ethnic-racial relations .
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-09
2014-05-20
2017-05-29T11:58:05Z
2017-05-29T11:58:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARRUDA, Rosana Fátima de. Motivação e educação para as relações étnico-raciais: paradigmas e desafios em uma escola de Cuiabá-MT. 2014. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2014.
http://ri.ufmt.br/handle/1/317
identifier_str_mv ARRUDA, Rosana Fátima de. Motivação e educação para as relações étnico-raciais: paradigmas e desafios em uma escola de Cuiabá-MT. 2014. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2014.
url http://ri.ufmt.br/handle/1/317
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Educação (IE)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Educação (IE)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Repositório Institucional da UFMT
collection Repositório Institucional da UFMT
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv jordanbiblio@gmail.com
_version_ 1800846363783593984