A construção da interdisciplinaridade a partir da realidade local : o olhar dos professores do ensino médio.
Ano de defesa: | 2015 |
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Resumo: | A interdisciplinaridade é um conceito que se opõe ao modelo de ensino realizado de forma fragmentada e sem uma maior relação entre os saberes e as pessoas de distintas áreas. Além de se tratar de uma união do ontológico com o epistemológico, a interdisciplinaridade é categoria de ação, distinguindo-se das disciplinas escolares, que são categorias do conhecimento. Construir a interdisciplinaridade, levando em consideração a realidade social, pode ser uma das maneiras de enriquecer a educação. As Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM, 2013, p. 34) determinam que 20% da carga horária do ano letivo seja destinada a práticas interdisciplinares e de contextualização. Apresentamos então a uma Escola Pública de Ensino Médio de Igaratinga/MG, um projeto de pesquisa para que professores e alunos do 2o ano vivenciassem a interdisciplinaridade, fundamentados em suas realidades. A cidade de Igaratinga é considerada a “Capital dos Tijolos”, tendo nesse artefato a principal fonte de renda da comunidade. Analisar como professores se situam em uma perspectiva interdisciplinar, quando a prática não é comum no ambiente escolar, foi o objetivo principal desta pesquisa. Para isso as formas como professores e alunos vencem as barreiras que impedem o diálogo entre as disciplinas e entre as pessoas, tiveram um tema gerador: O Tijolo. Relatamos, com estudos in loco e também com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a situação do município. Analisamos também os Documentos Legais sobre a interdisciplinaridade, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB 93/94/96 - até o Projeto Político Pedagógico da Escola. Nosso referencial bibliográfico envolve os estudos da interdisciplinaridade apoiados nas pesquisas de Fazenda; sobre Educação Libertadora, de Paulo Freire; e na Pesquisa Participante de Pedro Demo. Percebemos três categorias a priori, fundamentadas nos trabalhos de Mozena e Ostermann (2014) e quatro categorias a posteriori, que são resultado das observações da pesquisa em campo. Os resultados mostram avanços conquistados e degraus a serem superados, mas concluímos que deve haver uma revisão da formação dos professores que contemple as novas DCNEM, a discussão dos documentos da Educação Básica dentro das universidades e das Escolas, além de uma nova forma de gestão da escola para tempos interdisciplinares. |
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Silva, Márcio Antônio daSouza, Gilmar Pereira deGomes, Suzana dos Santos2015-12-04T16:54:42Z2015-12-04T16:54:42Z2015SILVA, Márcio Antônio da. A construção da interdisciplinaridade a partir da realidade local: o olhar dos professores do ensino médio. 2015. 143 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciência) - Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2015.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5900A interdisciplinaridade é um conceito que se opõe ao modelo de ensino realizado de forma fragmentada e sem uma maior relação entre os saberes e as pessoas de distintas áreas. Além de se tratar de uma união do ontológico com o epistemológico, a interdisciplinaridade é categoria de ação, distinguindo-se das disciplinas escolares, que são categorias do conhecimento. Construir a interdisciplinaridade, levando em consideração a realidade social, pode ser uma das maneiras de enriquecer a educação. As Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM, 2013, p. 34) determinam que 20% da carga horária do ano letivo seja destinada a práticas interdisciplinares e de contextualização. Apresentamos então a uma Escola Pública de Ensino Médio de Igaratinga/MG, um projeto de pesquisa para que professores e alunos do 2o ano vivenciassem a interdisciplinaridade, fundamentados em suas realidades. A cidade de Igaratinga é considerada a “Capital dos Tijolos”, tendo nesse artefato a principal fonte de renda da comunidade. Analisar como professores se situam em uma perspectiva interdisciplinar, quando a prática não é comum no ambiente escolar, foi o objetivo principal desta pesquisa. Para isso as formas como professores e alunos vencem as barreiras que impedem o diálogo entre as disciplinas e entre as pessoas, tiveram um tema gerador: O Tijolo. Relatamos, com estudos in loco e também com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a situação do município. Analisamos também os Documentos Legais sobre a interdisciplinaridade, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB 93/94/96 - até o Projeto Político Pedagógico da Escola. Nosso referencial bibliográfico envolve os estudos da interdisciplinaridade apoiados nas pesquisas de Fazenda; sobre Educação Libertadora, de Paulo Freire; e na Pesquisa Participante de Pedro Demo. Percebemos três categorias a priori, fundamentadas nos trabalhos de Mozena e Ostermann (2014) e quatro categorias a posteriori, que são resultado das observações da pesquisa em campo. Os resultados mostram avanços conquistados e degraus a serem superados, mas concluímos que deve haver uma revisão da formação dos professores que contemple as novas DCNEM, a discussão dos documentos da Educação Básica dentro das universidades e das Escolas, além de uma nova forma de gestão da escola para tempos interdisciplinares.Interdisciplinarity is a concept that opposes to the fragmentd teaching pattern, without a link between knowledge and people from different social groups and belongins. Besides being an union of the ontological to the epistemological, interdisciplinarity is the category of action, distinguishing from school subjects which are categories of knowledge. To build an interdisciplinary approach, taking into account the social reality, can be one of the ways to enrich education. The National Curriculum Guidelines for Secondary Schools (DCNEM, 2013, p. 34) state that 20% of the workload in school year is due to interdisciplinary practices and contextualization. Then, we presented to a Public High School in the town of Igaratinga / MG, a research project for teachers and students from second high school grade, that would offer them an experience in interdisciplinarity, based on their reality. The city of Igaratinga is considered the " Capital of Bricks" having that object as the main source of income of the community. The main purpose of this research was to analyze how teachers see themselves in an interdisciplinary perspective, considering that this practice is not usual in schools . For this, the ways that teachers and students overcome the barriers that impede a dialogue between disciplines and people we used a triggering theme: The Brick. The work included field research and studies on data from Geography and Statistics Brazilian Institute (IBGE), reporting the situation of this municipality. It also analyzed Legal Documents (Law on Bases and Guidelines for Education No 9.394/96) and Political Pedagogic School Project) about interdisciplinarity. Our bibliographic references involving interdisciplinarity studies were based in research held by Fazenda; in the principles of Paulo Freire’s liberating education and -the Participant-Observer Survey by Pedro Demo. We realized three a priori categories, based on the sudies of Mozena and Ostermann (2014) as well as four “a posteriori” categories that are the result of field observations. Their results show achieved gains and steps to be overcome, but they concluded that there should be a review in teacher training in order to incorporate the new Guidelines for High School Education, discussions on Basic Education documents within universities and schools, as well as new way of handling school management for interdisciplinary times.ContextualizaçãoInterdisciplinaridadeEnsino médioTema geradorA construção da interdisciplinaridade a partir da realidade local : o olhar dos professores do ensino médio.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 31/07/2015 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82636http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/5900/5/license.txtc2ffdd99e58acf69202dff00d361f23aMD55CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/5900/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-821468http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/5900/3/license_textb726c2dea4df03a814591001196bb5c7MD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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