Análise numérica do comportamento mecânico de um pavimento ferroviário para diferentes tipos de veículos de via.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Silva Filho, José Carlos
Orientador(a): Guimarães, Antônio Carlos Rodrigues
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4175
Resumo: Programa de Pós-Graduação em Geotecnia. Núcleo de Geotecnia, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
id UFOP_a0f157b6e62cd7be03b584f2222055cd
oai_identifier_str oai:localhost:123456789/4175
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str
spelling Silva Filho, José CarlosGuimarães, Antônio Carlos Rodrigues2014-12-14T12:58:54Z2014-12-14T12:58:54Z2013SILVA FILHO, J. C. Análise numérica do comportamento mecânico de um pavimento ferroviário para diferentes tipos de veículos de via. 2013. 107 f. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2013.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4175Programa de Pós-Graduação em Geotecnia. Núcleo de Geotecnia, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.Este trabalho utiliza uma abordagem de mecânica dos pavimentos para verificar o comportamento tensão-deformação gerado por diferentes tipos de veículos de via em uma linha férrea. Nesta abordagem, considera-se a via como um sistema de múltiplas camadas que interage com todos os componentes que formam o pavimento ferroviário. As análises foram realizadas após verificação de softwares disponíveis no mercado, onde elencou-se o Ferrovia 3.0, que utiliza elementos finitos, como a ferramenta para realização das análises numéricas. E como dados de entrada para as avaliações, utiliza-se o material proveniente de uma área de empréstimo (jazida AES-1A) que visava atender a duplicação do segmento 27-28 da Estrada de Ferro Carajás (EFC). A simulação da via foi realizada considerando o tráfego de vagões GDU, HFT e HFU. Este último, trata-se de um protótipo a ser implantado na malha existente da EFC para atendimento as demandas de carga geral (grãos). Todavia, por se tratar de inovação, poderia ocorrer impactos não previstos no pavimento em comparação com os veículos já tradicionais em operações ferroviárias. Dessa forma verificou-se o impacto nas camadas do pavimento em função das características geométricas e de carga por eixo, e o indicativo de redução da vida útil da superestrutura. Em relação a infraestrutura, não se verificou impactos significativos ou necessidade de intervenções para liberação deste veículo na via.This research was based on the pavement mechanics approach to verify the stress-strain behavior due to different types of track vehicles on a railroad. The approach considered the track as a layered system and the interaction with all the components of the pavement. The analysis was developed after identifying the softwares available, when the “Ferrovia 3.0” was chosen to develop the numerical analysis. The material from quarry AES-1A (supply material for sub-ballast, number 1A) were used as input to this analysis. These materials were selected for the duplication of Stretch 27-28 from the Carajás Railway (EFC). The railroad was simulated considering the traffic of wagons type: GDU, HFT and HFU.The HFU wagon is a prototype to be used in the existing EFC grid to attend the dry bulk (grains) demand. However, since this subject is innovative, there could occur impacts in the pavement which were not predicted, when comparing with traditional operational railway vehicles.Hence, this study verified the impact on pavement layers due to the geometric features and axle loads. It indicated a more significant behavior of the superstructure by the prototype wagon, caused by one more axle in the wagon wheelset, through amplifying the propagation of tension and allowing the reduction of the layer’s life cycle. Regarding the infrastructure, there weren’t any significant impacts identified or any need of intervention for the vehicles clearance on this track.Geotecnia de pavimentosAnálise numérica do comportamento mecânico de um pavimento ferroviário para diferentes tipos de veículos de via.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82636http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/4175/2/license.txtc2ffdd99e58acf69202dff00d361f23aMD52ORIGINALDISSERTAÇÃO_AnáliseNuméricaComportamento.pdfDISSERTAÇÃO_AnáliseNuméricaComportamento.pdfapplication/pdf3515337http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/4175/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O_An%c3%a1liseNum%c3%a9ricaComportamento.pdf56139829efa4e37337742172e03cb17aMD51123456789/41752019-05-16 11:36:00.637oai:localhost: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Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-05-16T15:36Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise numérica do comportamento mecânico de um pavimento ferroviário para diferentes tipos de veículos de via.
title Análise numérica do comportamento mecânico de um pavimento ferroviário para diferentes tipos de veículos de via.
spellingShingle Análise numérica do comportamento mecânico de um pavimento ferroviário para diferentes tipos de veículos de via.
Silva Filho, José Carlos
Geotecnia de pavimentos
title_short Análise numérica do comportamento mecânico de um pavimento ferroviário para diferentes tipos de veículos de via.
title_full Análise numérica do comportamento mecânico de um pavimento ferroviário para diferentes tipos de veículos de via.
title_fullStr Análise numérica do comportamento mecânico de um pavimento ferroviário para diferentes tipos de veículos de via.
title_full_unstemmed Análise numérica do comportamento mecânico de um pavimento ferroviário para diferentes tipos de veículos de via.
title_sort Análise numérica do comportamento mecânico de um pavimento ferroviário para diferentes tipos de veículos de via.
author Silva Filho, José Carlos
author_facet Silva Filho, José Carlos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Filho, José Carlos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Guimarães, Antônio Carlos Rodrigues
contributor_str_mv Guimarães, Antônio Carlos Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Geotecnia de pavimentos
topic Geotecnia de pavimentos
description Programa de Pós-Graduação em Geotecnia. Núcleo de Geotecnia, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-14T12:58:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-12-14T12:58:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA FILHO, J. C. Análise numérica do comportamento mecânico de um pavimento ferroviário para diferentes tipos de veículos de via. 2013. 107 f. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4175
identifier_str_mv SILVA FILHO, J. C. Análise numérica do comportamento mecânico de um pavimento ferroviário para diferentes tipos de veículos de via. 2013. 107 f. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2013.
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4175
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
bitstream.url.fl_str_mv http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/4175/2/license.txt
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/4175/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O_An%c3%a1liseNum%c3%a9ricaComportamento.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c2ffdd99e58acf69202dff00d361f23a
56139829efa4e37337742172e03cb17a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1797950893233012736