De Husserl à percepção cinematográfica : crítica ao representacionismo em Merleau-Ponty.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Vilaça, Danilo Marcos Azevedo
Orientador(a): Furtado, José Luiz
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11773
Resumo: Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
id UFOP_ff697a43fb82ceae5b17118d7ad8f7bd
oai_identifier_str oai:localhost:123456789/11773
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str
spelling Vilaça, Danilo Marcos AzevedoFurtado, José LuizFigueiredo, Virgínia de AraújoSilva, Cíntia Vieira daFurtado, José Luiz2019-10-30T11:48:10Z2019-10-30T11:48:10Z2019VILAÇA, Danilo Marcos Azevedo. De Husserl à percepção cinematográfica : crítica ao representacionismo em Merleau-Ponty. 2019. 98 f. Dissertação (Mestrado em Estética e Filosofia da Arte) - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11773Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.A dissertação apresenta as críticas de Merleau-Ponty ao modelo de análise representacionista da modernidade sob dois aspectos, o primeiro (derivado da fenomenologia husserliana) diz respeito à explicação da percepção pelas teorias do conhecimento do período, cuja as abordagens estabelecem a representação ideal como intermediária da relação consciência-mundo; o segundo refere-se a apreciação estética, na qual as obras de arte são interpretadas pelo seu caráter figural, mimético e representacional. A proposta é desenvolver a última questão como consequência da primeira e assim indicar uma coesão entre as análises fenomenológicas/ontológicas do âmbito mais geral da filosofia do autor e suas reflexões sobre estética e arte. O cinema surge como o objeto artístico que evidencia as duas problemáticas mencionadas. Afinal, se observarmos o desenvolvimento da linguagem cinematográfica e as reflexões referentes ao estatuto representativo de tal arte, pode-se concluir que o filme, apesar utilizar como “matéria-prima” a “impressão fotográfica do mundo”, não deve ser encarado unicamente sob o ponto de vista mimético-representativo.This thesis presents Merleau-Ponty's criticisms of representationalist model of analysis in two aspects, the first one (derived from Husserlian phenomenology) concerns the explanation of perception by theories of knowledge of the period, whose approaches establish the ideal representation as intermediate of the consciousness-world relation; the second refers to aesthetic appreciation, in which works of art are interpreted by their figural, mimetic and representational character. The proposal is to develop the latter question as a consequence of the first and thus indicate a cohesion between the phenomenological/ontological analyzis on the more general scope of the author's philosophy and his reflections on aesthetics and art. Cinema appears as the artistic object that highlights the two issues mentioned. After all, if we look at the development of cinematographic language and the reflections on the representative status of such art, one can conclude that the film, although using the "photographic print of the world" as the "raw material", shouldn’t be considered only from the representative standpoint.Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 11/10/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante.info:eu-repo/semantics/openAccessMaurice Merleau-PontyFenomenologiaEstéticaRepresentação - filosofiaCinemaDe Husserl à percepção cinematográfica : crítica ao representacionismo em Merleau-Ponty.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8924http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/11773/5/license.txt62604f8d955274beb56c80ce1ee5dcaeMD55CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-843http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/11773/2/license_url321f3992dd3875151d8801b773ab32edMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/11773/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/11773/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54ORIGINALDISSERTAÇÃO_HusserlPercepçãoCinematográfica.pdfDISSERTAÇÃO_HusserlPercepçãoCinematográfica.pdfapplication/pdf995200http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/11773/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O_HusserlPercep%c3%a7%c3%a3oCinematogr%c3%a1fica.pdf52cb9e66cd5c1e6504a3738b178eed88MD51123456789/117732019-10-30 07:48:10.4oai:localhost: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ório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-10-30T11:48:10Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv De Husserl à percepção cinematográfica : crítica ao representacionismo em Merleau-Ponty.
title De Husserl à percepção cinematográfica : crítica ao representacionismo em Merleau-Ponty.
spellingShingle De Husserl à percepção cinematográfica : crítica ao representacionismo em Merleau-Ponty.
Vilaça, Danilo Marcos Azevedo
Maurice Merleau-Ponty
Fenomenologia
Estética
Representação - filosofia
Cinema
title_short De Husserl à percepção cinematográfica : crítica ao representacionismo em Merleau-Ponty.
title_full De Husserl à percepção cinematográfica : crítica ao representacionismo em Merleau-Ponty.
title_fullStr De Husserl à percepção cinematográfica : crítica ao representacionismo em Merleau-Ponty.
title_full_unstemmed De Husserl à percepção cinematográfica : crítica ao representacionismo em Merleau-Ponty.
title_sort De Husserl à percepção cinematográfica : crítica ao representacionismo em Merleau-Ponty.
author Vilaça, Danilo Marcos Azevedo
author_facet Vilaça, Danilo Marcos Azevedo
author_role author
dc.contributor.referee.pt_BR.fl_str_mv Furtado, José Luiz
Figueiredo, Virgínia de Araújo
Silva, Cíntia Vieira da
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilaça, Danilo Marcos Azevedo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Furtado, José Luiz
contributor_str_mv Furtado, José Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Maurice Merleau-Ponty
Fenomenologia
Estética
Representação - filosofia
Cinema
topic Maurice Merleau-Ponty
Fenomenologia
Estética
Representação - filosofia
Cinema
description Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-30T11:48:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-10-30T11:48:10Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VILAÇA, Danilo Marcos Azevedo. De Husserl à percepção cinematográfica : crítica ao representacionismo em Merleau-Ponty. 2019. 98 f. Dissertação (Mestrado em Estética e Filosofia da Arte) - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11773
identifier_str_mv VILAÇA, Danilo Marcos Azevedo. De Husserl à percepção cinematográfica : crítica ao representacionismo em Merleau-Ponty. 2019. 98 f. Dissertação (Mestrado em Estética e Filosofia da Arte) - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11773
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
bitstream.url.fl_str_mv http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/11773/5/license.txt
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/11773/2/license_url
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/11773/3/license_text
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/11773/4/license_rdf
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/11773/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O_HusserlPercep%c3%a7%c3%a3oCinematogr%c3%a1fica.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 62604f8d955274beb56c80ce1ee5dcae
321f3992dd3875151d8801b773ab32ed
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
52cb9e66cd5c1e6504a3738b178eed88
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1793531395510894592