Os efeitos do programa aprendizagem na idade certa (PAIC) no trabalho dos professores alfabetizadores

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Silva, Roberta da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/116174
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar os efeitos do Programa Aprendizagem na Idade Certa, PAIC, na organização do trabalho dos professores alfabetizadores e nas vivências de prazer-sofrimento experienciadas por esses profissionais em seus contextos de trabalho. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, descritiva e exploratória, sendo desenvolvida em três estudos. No primeiro estudo, o Programa foi analisado a partir do cenário das políticas educacionais pós década de 1990, identificando-se suas diretrizes, objetivos, metas e os eixos que o estruturam. No segundo estudo, a análise direcionou-se para o contexto de trabalho dos professores alfabetizadores, nas dimensões organização do trabalho, condições de trabalho e relações socioprofissionais. O terceiro estudo identificou o trabalho realizado e as relações entre as vivências de prazer-sofrimento, bem como as estratégias de mediação utilizadas pelos professores para enfrentamento das dificuldades encontradas diante da organização do trabalho. O estudo foi realizado em uma das Coordenadorias Regionais de Educação do Estado do Ceará-CREDE, composta por sete municípios, compreendendo duas escolas em cada município pesquisado. Os dados foram coletados mediante análise documental e entrevistas semiestruturadas, submetidos à análise de conteúdo temática. Os resultados indicam que o desenho do Programa sedimenta-se nos princípios das políticas de cunho gerencialista, com enfoque em indicadores mensuráveis através de avaliações externas, agregando ao trabalho dos professores maior carga de trabalho e maior responsabilização pelos resultados produzidos. Em relação ao contexto de trabalho dos professores alfabetizadores, observou-se uma organização do trabalho permeada pelo rigor nas instruções e no monitoramento do trabalho prescrito, por um amplo conjunto de tarefas estabelecido, por ambientes de trabalho precarizados e por relações socioprofissionais caracterizadas, ao mesmo tempo, como de apoio e de controle das atividades realizadas. No que tange às vivências de prazer-sofrimento, observou-se que as mesmas coexistem e são estimuladas pela busca por resultados de aprendizagem, aferidos nas avaliações externas. Palavras-chave: Professores, Contexto de Trabalho, Vivências de Prazer-Sofrimento, Programa Aprendizagem na Idade Certa.
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spelling Os efeitos do programa aprendizagem na idade certa (PAIC) no trabalho dos professores alfabetizadoresThe effects of the learning at the rights age program (PAIC) on the work of the literacy teachersTrabalho - Aspectos psicológicosProfessores - FormaçãoSofrimento - Aspectos psicológicosO presente estudo teve como objetivo analisar os efeitos do Programa Aprendizagem na Idade Certa, PAIC, na organização do trabalho dos professores alfabetizadores e nas vivências de prazer-sofrimento experienciadas por esses profissionais em seus contextos de trabalho. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, descritiva e exploratória, sendo desenvolvida em três estudos. No primeiro estudo, o Programa foi analisado a partir do cenário das políticas educacionais pós década de 1990, identificando-se suas diretrizes, objetivos, metas e os eixos que o estruturam. No segundo estudo, a análise direcionou-se para o contexto de trabalho dos professores alfabetizadores, nas dimensões organização do trabalho, condições de trabalho e relações socioprofissionais. O terceiro estudo identificou o trabalho realizado e as relações entre as vivências de prazer-sofrimento, bem como as estratégias de mediação utilizadas pelos professores para enfrentamento das dificuldades encontradas diante da organização do trabalho. O estudo foi realizado em uma das Coordenadorias Regionais de Educação do Estado do Ceará-CREDE, composta por sete municípios, compreendendo duas escolas em cada município pesquisado. Os dados foram coletados mediante análise documental e entrevistas semiestruturadas, submetidos à análise de conteúdo temática. Os resultados indicam que o desenho do Programa sedimenta-se nos princípios das políticas de cunho gerencialista, com enfoque em indicadores mensuráveis através de avaliações externas, agregando ao trabalho dos professores maior carga de trabalho e maior responsabilização pelos resultados produzidos. Em relação ao contexto de trabalho dos professores alfabetizadores, observou-se uma organização do trabalho permeada pelo rigor nas instruções e no monitoramento do trabalho prescrito, por um amplo conjunto de tarefas estabelecido, por ambientes de trabalho precarizados e por relações socioprofissionais caracterizadas, ao mesmo tempo, como de apoio e de controle das atividades realizadas. No que tange às vivências de prazer-sofrimento, observou-se que as mesmas coexistem e são estimuladas pela busca por resultados de aprendizagem, aferidos nas avaliações externas. Palavras-chave: Professores, Contexto de Trabalho, Vivências de Prazer-Sofrimento, Programa Aprendizagem na Idade Certa.The present study aimed to analyze the effects of the Learning at the Right Age Program, PAIC, in the organization of the work of literacy teachers in the experiences of pleasure-pain experienced by these professionals in their contexts of job. The research is characterized as qualitative, descriptive and exploratory, being developed in three studies. In the first study, the program has been analyzed from the educational political scenario post the 1990, identifying its guidelines, objectives, targets and the axes that the structure. In the second study, the analysis is directed to the work context of literacy teachers, in the dimensions work organization, working conditions and socio-professional relations. The third study identified the work performed and the relationship between the experiences of pleasure-pain, as well as the strategies of mediation used by teachers for confronting the difficulties encountered on the organization of work. The study was conducted in one of the Regional Coordination of Education of the State of Ceará-CREDE, made up of seven municipalities, comprising two schools in each municipality surveyed. The data were collected through documental analysis and semi-structured interviews, submitted to thematic content analysis. The results indicate that the design of the program is settled on the principles of the managerial nature policy, with a focus on measurable indicators through external evaluations, adding to the work of teachers increased workload and greater accountability for the results produced. In relation to the context of work of literacy teachers, observed an organization of work permeated by rigor in the instructions and in the monitoring of the work prescribed, by a broad set of established tasks, precarious working environment and socio-professional relations characterized, at the same time, as at of support and of control of the activities carried out. Regarding the experiences of pleasure-pain, it was observed that they coexist and are stimulated by the search for learning outcomes, measured in the external evaluations. Keywords: Teachers, Work Context, Experiences of Pleasure-Pain, Learning at the Right Age Program.Tese enviada com autorizacao e certificacao via CI 106174/18Matos, Tereza Gláucia RochaMatos, Tereza Gláucia RochaAquino, Cássio Adriano Braz deChaves, Hamilton VianaNascimento, Verônica Salgueiro doMaciel, Regina Heloisa Mattei de OliveiraUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaSilva, Roberta da2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/116174https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/20292porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-25T16:09:57Zoai::116174Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2023-08-25T16:09:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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