Ecossistema de realidade virtual para auxilio a tratamento de reabilitação de pacientes com paralisia cerebral
Ano de defesa: | 2023 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/129415 |
Resumo: | Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um ambiente constituído de dois sistemas que envolvem Realidade Virtual (RV) imersiva e não imersiva, chamado Rehab Fun Game, e um sistema administrativo (Raheb Fun Admin), o qual foi criado com intuito de ser uma ferramenta que irá auxiliar os profissionais da área da saúde nos processos de reabilitação de pacientes com problemas motores, em específico pacientes com Paralisia Cerebral. Os processos de reabilitação estão cada vez mais sendo aplicados em ambientes de realidade virtual e, nesse cenário, diversas opções estão disponíveis para que os profissionais escolham sistemas, dos quais podem ser proprietários, específicos para tratamentos de reabilitação e softwares com finalidade de entretenimento adaptados aos tratamentos. O projeto propõe o desenvolvimento de uma solução, em que, com a participação de profissionais da área da saúde, é elaborado o desenvolvimento dessa solução que atenda o processo de reabilitação utilizando uma ferramenta complementar. Com base nos resultados, foi observado algumas lacunas durante o processo, que despertaram questionamentos relevantes quanto ao uso de ambientes virtuais imersivos em tratamentos de reabilitação, principalmente em crianças menores de 13 anos. Um protocolo que identifica preliminarmente as questões que devem ser observadas durante a escolha de um sistema contendo RV para uso em tratamentos de reabilitação é indicado para que os riscos sejam identificados e sejam considerados durante o planejamento de uma aplicação de ambiente de Realidade Virtual nos processos de tratamento de reabilitação motora. Palavras-chave: Realidade virtual. Reabilitação. Paralisia Cerebral. EEG. |
id |
UFOR_0ce8d82c0f37e7b259e899fa2dd05301 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::129415 |
network_acronym_str |
UFOR |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
repository_id_str |
|
spelling |
Ecossistema de realidade virtual para auxilio a tratamento de reabilitação de pacientes com paralisia cerebralRealidade virtualParalisia cerebralReabilitaçãoEste trabalho apresenta o desenvolvimento de um ambiente constituído de dois sistemas que envolvem Realidade Virtual (RV) imersiva e não imersiva, chamado Rehab Fun Game, e um sistema administrativo (Raheb Fun Admin), o qual foi criado com intuito de ser uma ferramenta que irá auxiliar os profissionais da área da saúde nos processos de reabilitação de pacientes com problemas motores, em específico pacientes com Paralisia Cerebral. Os processos de reabilitação estão cada vez mais sendo aplicados em ambientes de realidade virtual e, nesse cenário, diversas opções estão disponíveis para que os profissionais escolham sistemas, dos quais podem ser proprietários, específicos para tratamentos de reabilitação e softwares com finalidade de entretenimento adaptados aos tratamentos. O projeto propõe o desenvolvimento de uma solução, em que, com a participação de profissionais da área da saúde, é elaborado o desenvolvimento dessa solução que atenda o processo de reabilitação utilizando uma ferramenta complementar. Com base nos resultados, foi observado algumas lacunas durante o processo, que despertaram questionamentos relevantes quanto ao uso de ambientes virtuais imersivos em tratamentos de reabilitação, principalmente em crianças menores de 13 anos. Um protocolo que identifica preliminarmente as questões que devem ser observadas durante a escolha de um sistema contendo RV para uso em tratamentos de reabilitação é indicado para que os riscos sejam identificados e sejam considerados durante o planejamento de uma aplicação de ambiente de Realidade Virtual nos processos de tratamento de reabilitação motora. Palavras-chave: Realidade virtual. Reabilitação. Paralisia Cerebral. EEG.This thesis presents the development of an environment consisting of two systems involving immersive and non-immersive Virtual Reality (VR), called Rehab Fun Game, and an administrative system (Rehab Fun Admin), which was created with the intention of being a tool that will assist healthcare professionals in the rehabilitation processes of patients with motor problems, specifically patients with Cerebral Palsy. Rehabilitation processes are increasingly being applied in virtual reality environments and in this scenario several options are available for professionals to choose systems specifically for rehabilitation treatments and software with entertainment purposes adapted to their needed treatment. The project proposes the development of a solution, in which with the participation of healthcare professionals, the development of this solution is elaborated in such a manner that it benefits the rehabilitation process using a complementary tool. Based on the results, some gaps were observed during the process, which raised relevant questions regarding the use of immersive virtual environments in rehabilitation treatments, especially in children under 13 years old. A protocol that preliminarily identifies the issues must be observed when choosing a system containing VR in rehabilitation treatments and it is advised, with the intention that the risks are identified and considered during the planning of an application of a Virtual Reality environment in the processes of motor rehabilitation treatment. Keywords: Cerebral Palsy. Virtual Reality. Rehabilitation. Virtual ImmersiveA tese foi enviada com autorização e certificação via CI 18997/23 em 14/03/2023Duarte, João Batista FurlanMuñoz Soto, Roberto FelipePinheiro, Plácido RogérioPinheiro, Vladia Celia MonteiroOliveira, Saulo Anderson Freitas dePontes, Herleson PaivaUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Informática AplicadaOliveira, Juliana Martins de2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/129415https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/27923porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-22T12:45:36Zoai::129415Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-22T12:45:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ecossistema de realidade virtual para auxilio a tratamento de reabilitação de pacientes com paralisia cerebral |
title |
Ecossistema de realidade virtual para auxilio a tratamento de reabilitação de pacientes com paralisia cerebral |
spellingShingle |
Ecossistema de realidade virtual para auxilio a tratamento de reabilitação de pacientes com paralisia cerebral Oliveira, Juliana Martins de Realidade virtual Paralisia cerebral Reabilitação |
title_short |
Ecossistema de realidade virtual para auxilio a tratamento de reabilitação de pacientes com paralisia cerebral |
title_full |
Ecossistema de realidade virtual para auxilio a tratamento de reabilitação de pacientes com paralisia cerebral |
title_fullStr |
Ecossistema de realidade virtual para auxilio a tratamento de reabilitação de pacientes com paralisia cerebral |
title_full_unstemmed |
Ecossistema de realidade virtual para auxilio a tratamento de reabilitação de pacientes com paralisia cerebral |
title_sort |
Ecossistema de realidade virtual para auxilio a tratamento de reabilitação de pacientes com paralisia cerebral |
author |
Oliveira, Juliana Martins de |
author_facet |
Oliveira, Juliana Martins de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Duarte, João Batista Furlan Muñoz Soto, Roberto Felipe Pinheiro, Plácido Rogério Pinheiro, Vladia Celia Monteiro Oliveira, Saulo Anderson Freitas de Pontes, Herleson Paiva Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Juliana Martins de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Realidade virtual Paralisia cerebral Reabilitação |
topic |
Realidade virtual Paralisia cerebral Reabilitação |
description |
Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um ambiente constituído de dois sistemas que envolvem Realidade Virtual (RV) imersiva e não imersiva, chamado Rehab Fun Game, e um sistema administrativo (Raheb Fun Admin), o qual foi criado com intuito de ser uma ferramenta que irá auxiliar os profissionais da área da saúde nos processos de reabilitação de pacientes com problemas motores, em específico pacientes com Paralisia Cerebral. Os processos de reabilitação estão cada vez mais sendo aplicados em ambientes de realidade virtual e, nesse cenário, diversas opções estão disponíveis para que os profissionais escolham sistemas, dos quais podem ser proprietários, específicos para tratamentos de reabilitação e softwares com finalidade de entretenimento adaptados aos tratamentos. O projeto propõe o desenvolvimento de uma solução, em que, com a participação de profissionais da área da saúde, é elaborado o desenvolvimento dessa solução que atenda o processo de reabilitação utilizando uma ferramenta complementar. Com base nos resultados, foi observado algumas lacunas durante o processo, que despertaram questionamentos relevantes quanto ao uso de ambientes virtuais imersivos em tratamentos de reabilitação, principalmente em crianças menores de 13 anos. Um protocolo que identifica preliminarmente as questões que devem ser observadas durante a escolha de um sistema contendo RV para uso em tratamentos de reabilitação é indicado para que os riscos sejam identificados e sejam considerados durante o planejamento de uma aplicação de ambiente de Realidade Virtual nos processos de tratamento de reabilitação motora. Palavras-chave: Realidade virtual. Reabilitação. Paralisia Cerebral. EEG. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/129415 |
url |
https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/129415 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/27923 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR) instacron:UNIFOR |
instname_str |
Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
instacron_str |
UNIFOR |
institution |
UNIFOR |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
bib@unifor.br||bib@unifor.br |
_version_ |
1797239929623805952 |