O preceito do jejum numa instituição religiosa: implicações subjetivas a partir da ótica foucaultiana

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Rocha, Saulo Cruz
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/109387
Resumo: Este estudo se debruça sobre as implicações subjetivas do preceito religioso do jejum em sujeitos inseridos numa instituição religiosa, a partir da perspectiva teórica de Michel Foucault acerca do preceito e das práticas de penitência, especialmente desenvolvidos em A hermenêutica do sujeito e em História da sexualidade. Buscou-se investigar o processo de elaboração de sentidos atribuídos ao preceito religioso do jejum e identificar como as práticas ascéticas preceituais, vivenciadas na instituição, podem se articular como elementos geradores de subjetividade. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com jovens participantes da Comunidade Católica Shalom em Fortaleza, Ceará, selecionados aleatoriamente e voluntariamente na instituição, cujos relatos foram lidos sob o referencial da análise do discurso. Dentre os aspectos abordados, destaca-se a aplicação institucional do modelo ¿ascético-monástico¿ pelo qual o jejum não é significado como uma mera restrição de ordem alimentar, mas se constitui como um dos elementos de uma série de práticas penitenciais visando o domínio sobre os impulsos carnais e a renúncia de si. O exercício desta ascética, que Foucault denomina como ¿práticas de si¿, institui uma formulação de verdade sobre os indivíduos, baseando-se sobre dois aspectos fundamentais da espiritualidade cristã: o princípio da contemplação, pelo qual a mística se impõe sobre todas as relações sociais, instaurando o sagrado sobre o pensar e o agir humano; e o princípio da obediência, pelo qual o sujeito se coloca numa condição permanente de dependência sob outrem e de sacrifício da própria vontade. Isto é possibilitado pelo suporte afetivo e social proporcionado pelo grupo e por técnicas de aprendizagem e controle desenvolvidas sob fortes estruturas hierárquicas, por uma complexa rede discursiva e por instrumentos de exame de consciência e de confissão sistematicamente adotados na instituição religiosa. Palavras-chave: jejum, religião, Foucault, preceito, subjetividade.
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spelling O preceito do jejum numa instituição religiosa: implicações subjetivas a partir da ótica foucaultianaThe precept of fasting in a religious institution : subjective implications from the foucaultian viewJejum - Aspectos psicológicosReligião - Aspectos psicológicosFoucault, MichelEste estudo se debruça sobre as implicações subjetivas do preceito religioso do jejum em sujeitos inseridos numa instituição religiosa, a partir da perspectiva teórica de Michel Foucault acerca do preceito e das práticas de penitência, especialmente desenvolvidos em A hermenêutica do sujeito e em História da sexualidade. Buscou-se investigar o processo de elaboração de sentidos atribuídos ao preceito religioso do jejum e identificar como as práticas ascéticas preceituais, vivenciadas na instituição, podem se articular como elementos geradores de subjetividade. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com jovens participantes da Comunidade Católica Shalom em Fortaleza, Ceará, selecionados aleatoriamente e voluntariamente na instituição, cujos relatos foram lidos sob o referencial da análise do discurso. Dentre os aspectos abordados, destaca-se a aplicação institucional do modelo ¿ascético-monástico¿ pelo qual o jejum não é significado como uma mera restrição de ordem alimentar, mas se constitui como um dos elementos de uma série de práticas penitenciais visando o domínio sobre os impulsos carnais e a renúncia de si. O exercício desta ascética, que Foucault denomina como ¿práticas de si¿, institui uma formulação de verdade sobre os indivíduos, baseando-se sobre dois aspectos fundamentais da espiritualidade cristã: o princípio da contemplação, pelo qual a mística se impõe sobre todas as relações sociais, instaurando o sagrado sobre o pensar e o agir humano; e o princípio da obediência, pelo qual o sujeito se coloca numa condição permanente de dependência sob outrem e de sacrifício da própria vontade. Isto é possibilitado pelo suporte afetivo e social proporcionado pelo grupo e por técnicas de aprendizagem e controle desenvolvidas sob fortes estruturas hierárquicas, por uma complexa rede discursiva e por instrumentos de exame de consciência e de confissão sistematicamente adotados na instituição religiosa. Palavras-chave: jejum, religião, Foucault, preceito, subjetividade.This study deals with the subjective implications of the religious precept of fasting in subjects inserted in a religious institution, from the theoretical perspective of Michel Foucault on the precept and practices of penance, specially developed in The hermeneutic of the subject and in History of sexuality. We sought to investigate the process of elaboration of the meanings attributed to the religious precept of fasting and to identify how the ascetic practices precepted, experienced in the institution, can be articulated as elements that generate subjectivity. Semi-structured interviews were conducted with young participants of the Shalom Catholic Community in Fortaleza, Ceará, randomly and voluntarily selected at the institution, whose reports were read under the discourse analysis framework. Among the aspects addressed, the institutional application of the ¿ascetic-monastic¿ model stands out, in which fasting is not meant as a mere restriction of the alimentary order, but constitutes one of the elements of a series of penitential practices aiming to dominate the carnal impulses and the renunciation of self. The exercise of this asceticism, which Foucault calls ¿self-practices¿, establishes a formulation of truth about individuals, based on two fundamental aspects of Christian spirituality: the principle of contemplation, by which the mysticism imposes itself on all social relations, establishing the sacred about human thinking and action; and the principle of obedience, by which the subject places himself in a permanent condition of dependence upon another and sacrifices of his own will. This is made possible by the affective and social support provided by the group and by learning techniques and control developed under strong hierarchical structures, by an instruments of examination of conscience and of confession systematically adopted in the religious institution. Key-words: fasting, religion, Foucault, precept, subjectivity.Teixeira, Leônia CavalcanteTeixeira, Leônia CavalcantePinheiro, Clara Virgínia de QueirozViana, Luciana Maria MaiaPaiva, Antonio Cristian SaraivaUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaRocha, Saulo Cruz2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/109387https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/16528Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 100407porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-25T19:39:52Zoai::109387Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-25T19:39:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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