A promoção de saúde nos espaços universitários: a perspectiva dos gestores

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Gonçalves, Ligia Lucena
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/112585
Resumo: A Universidade Promotora de Saúde surgiu a partir da perspectiva de Escola Promotora de Saúde, na qual o desenvolvimento de estratégias de educação e de promoção da saúde podem ser alcançados em diversos âmbitos de atuação. Partindo do pressuposto que a aquisição de estilos de vida saudáveis entre jovens é determinante para a garantia de uma vida adulta com saúde, o ambiente universitário tornou-se um campo fértil para a realização de práticas educativas que promovam saúde. Este estudo tem como objetivo analisar as concepções de gestores dos cursos de enfermagem, medicina, farmácia e fonoaudiologia de duas Instituições de Ensino Superior (IES), sobre ambientes universitários saudáveis e promotores de saúde. Assim como descrever o perfil sociodemográfico dos gestores dos cursos selecionados na área da saúde e verificar o conhecimento e utilização das práticas Integrativas e Complementares pelos gestores. O estudo insere-se no campo de pesquisas qualitativas e foi realizado com gestores de uma Universidade situada na região Nordeste, sendo esta privada e sem fins lucrativos, e outra Universidade situada na região Sudeste, sendo esta pública. Os dados foram coletados através de uma entrevista semiestruturada com cada um dos gestores. Após a realização das entrevistas, estas foram transcritas e analisadas de forma estruturada, sem perder a noção do todo, bem como foram sujeitas a uma análise mais completa, de acordo com a subjetividade de cada participante. Ao final das transcrições, trabalhamos em agrupar os discursos dos profissionais para delimitarmos as categorias, através da seleção das falas, com agrupamento do objeto discursivo em ¿gavetas¿ separadas por assunto. Observamos em alguns dos depoimentos dos entrevistados a urgência de implantar a integralidade do cuidado com origem na redefinição de práticas na formação em saúde, com o propósito de implementação do ambiente promotor de saúde. Após analisar esses conceitos no âmbito universitário, em diferentes contextos regionais, sendo observado entre ambas as realidades pesquisadas tanto semelhanças, como divergências nas falas dos entrevistados, como, por exemplo, quando questionamos sobre a definição de promoção da saúde e qualidade de vida, houve uma certa contradição na fala dos entrevistados, bem como a falta de clareza sobre o que é o ambiente promotor de saúde. A pesquisa também estimulou a investigação de questões pouco exploradas em pesquisas nacionais e internacionais. Para a construção da Universidade Promotora de Saúde propomos que haja uma visão ampliada por parte dos gestores das universidades, inserindo a comunidade como parte integrante do ambiente universitário, a fim de atender as necessidades e demandas da sociedade, obtendo através dessas ações diversos benefícios como a valorização de sua imagem perante o público, através da busca de soluções de influxos sobre a qualidade de vida, no combate às desigualdades sociais e de saúde, refletindo diretamente numa formação de qualidade de seus estudantes, possibilitando melhorias nos projetos institucionais e pedagógicos, reforçando as discussões sobre saúde em diversas áreas disciplinares.
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Assim como descrever o perfil sociodemográfico dos gestores dos cursos selecionados na área da saúde e verificar o conhecimento e utilização das práticas Integrativas e Complementares pelos gestores. O estudo insere-se no campo de pesquisas qualitativas e foi realizado com gestores de uma Universidade situada na região Nordeste, sendo esta privada e sem fins lucrativos, e outra Universidade situada na região Sudeste, sendo esta pública. Os dados foram coletados através de uma entrevista semiestruturada com cada um dos gestores. Após a realização das entrevistas, estas foram transcritas e analisadas de forma estruturada, sem perder a noção do todo, bem como foram sujeitas a uma análise mais completa, de acordo com a subjetividade de cada participante. Ao final das transcrições, trabalhamos em agrupar os discursos dos profissionais para delimitarmos as categorias, através da seleção das falas, com agrupamento do objeto discursivo em ¿gavetas¿ separadas por assunto. Observamos em alguns dos depoimentos dos entrevistados a urgência de implantar a integralidade do cuidado com origem na redefinição de práticas na formação em saúde, com o propósito de implementação do ambiente promotor de saúde. Após analisar esses conceitos no âmbito universitário, em diferentes contextos regionais, sendo observado entre ambas as realidades pesquisadas tanto semelhanças, como divergências nas falas dos entrevistados, como, por exemplo, quando questionamos sobre a definição de promoção da saúde e qualidade de vida, houve uma certa contradição na fala dos entrevistados, bem como a falta de clareza sobre o que é o ambiente promotor de saúde. A pesquisa também estimulou a investigação de questões pouco exploradas em pesquisas nacionais e internacionais. Para a construção da Universidade Promotora de Saúde propomos que haja uma visão ampliada por parte dos gestores das universidades, inserindo a comunidade como parte integrante do ambiente universitário, a fim de atender as necessidades e demandas da sociedade, obtendo através dessas ações diversos benefícios como a valorização de sua imagem perante o público, através da busca de soluções de influxos sobre a qualidade de vida, no combate às desigualdades sociais e de saúde, refletindo diretamente numa formação de qualidade de seus estudantes, possibilitando melhorias nos projetos institucionais e pedagógicos, reforçando as discussões sobre saúde em diversas áreas disciplinares.The Health Promoting University arose from the Health Promoting School, in which the educational and health promotion strategies can be developed in various fields of action. Since the acquisition of healthy lifestyles among young people is determinant for a healthy adult life, the university environment becomes a fertile field for the realization of educational practices that promote health. This study aims to analyze the conceptions of the undergraduate courses managers in nursing, medicine, pharmacy and phonoaudiology of two Brazilian Higher Education Institutions (in Portuguese Instituições de Ensino Superior ¿ IES), about healthy and health promoting university environments. The study also aims to describe the sociodemographic profile of the managers of such courses and to verify the knowledge and use of Integrative and Complementary practices by them. The study is located in the field of qualitative research and was carried out with managers of a Private, non-profit University located in the Northeast region of Brazil, and of a Public University located in the Southeast region of the country. The data were collected through an interview semi-structured interview with each manager. After the interviews were conducted, they were transcribed and analyzed in a structured manner, without losing the notion of the whole, as well as being subjected to a more complete analysis, according to the subjectivity of each participant. Data analysis was conducted through thematic analysis, and the end of the interviews transcriptions, we work in grouping the professional discourses to delimit the thematic categories, through the selection of the speeches, by grouping the discursive object in "drawers" separated by subject. We observed in some of the interviewees' testimonies the urgency to implement the integral care, originated in the redefinition of practices in health training, with the purpose of implementing the health promotion environment. After analyzing these concepts in the university context, in different regional contexts, being observed between both realities researched both similarities and differences in the interviewees' speeches, such as when we questioned the definition of health promotion and quality of life, there was a certain Contradiction in the interviewees' speech, as well as the lack of clarity about what the health promoter environment is. The research also stimulated the investigation of questions not explored in national and international research. For the construction of the University Promotora de Saúde we propose that there be an expanded view of the managers of the universities, inserting the community as an integral part of the university environment, in order to meet the needs and demands of society, obtaining through these actions various benefits such as Values of quality of life, combating social and health inequalities, directly reflecting quality education of its students, enabling improvements in institutional and pedagogical projects, Discussions in various disciplinary areas.Catrib, Ana Maria FontenelleSampaio, Patricia PassosCatrib, Ana Maria FontenelleSampaio, Patricia PassosBrilhante, Aline Veras MoraisLourinho, Lídia AndradeUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Saúde ColetivaGonçalves, Ligia Lucena2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/112585https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/18510Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de codígo : 102794porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-25T19:59:52Zoai::112585Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-25T19:59:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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