Plano de rotas acessíveis na cidade de Fortaleza: Jangurussu

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Cysne, Luciana Otoch Moura
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/118014
Resumo: O presente trabalho é voltado à acessibilidade do transporte não-motorizado: a pé, considerando critérios estabelecidos a partir da Norma Brasileira de Acessibilidade NBR 9050/2015 e consequentemente do conceito de Desenho Universal objetivando a criação de rotas prioritária de acessibilidade na cidade de Fortaleza. Esta pesquisa se divide em dois artigos independentes e complementares, onde no primeiro discorre-se sobre a importância de tornar acessível o trajeto de deslocamento pedonal aos Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS). Define-se como ponto de origem destes trajetos as paradas de ônibus mapeadas e como destino o EAS e se estabelece uma conexão através da menor distância percorrida entre os pontos de interesse, dando origem as rotas prioritárias a serem adaptadas. Posteriormente faz-se recomendações de análises físicas e qualitativas destes trajetos para uma readequação espacial através da implementação de diretrizes projetuais com a finalidade de transformar estes trajetos em rotas de acessibilidade. No segundo artigo, objetiva-se a análise de seguimentos de calçadas que formam as rotas de acessibilidade ao EAS objeto de estudo, através de planilhas elaboradas com base em fundamentos técnicos e teóricos para a avaliação destes segmentos quanto a sua qualidade, seus elementos e sua composição física, além de ilustrações por meio de fotografias e de figuras preconizadas pela Norma Brasileira (NBR) 9050 (ABNT, 2015). Esse conjunto de argumentos servem como indicadores dos pontos a serem trabalhados e adequados tornando o deslocamento ao EAS completamente acessível a diferentes tipos de pedestres, e principalmente às pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida. Por fim, nos resultados esperados, apresenta-se um projeto de adequação espacial proposto diante das análises elaboradas no artigo anterior e discorre-se sobre as rotas obtidas no estudo e sobre a relevância destas no processo de inclusão e acessibilidade da cidade, entendendo que estas rotas ditas prioritárias, criadas inicialmente em atendimento a serviços de saúde podem se estender ao atendimento de diversos serviços objetivando um campo de acessibilidade cada vez maior na cidade.
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Posteriormente faz-se recomendações de análises físicas e qualitativas destes trajetos para uma readequação espacial através da implementação de diretrizes projetuais com a finalidade de transformar estes trajetos em rotas de acessibilidade. No segundo artigo, objetiva-se a análise de seguimentos de calçadas que formam as rotas de acessibilidade ao EAS objeto de estudo, através de planilhas elaboradas com base em fundamentos técnicos e teóricos para a avaliação destes segmentos quanto a sua qualidade, seus elementos e sua composição física, além de ilustrações por meio de fotografias e de figuras preconizadas pela Norma Brasileira (NBR) 9050 (ABNT, 2015). Esse conjunto de argumentos servem como indicadores dos pontos a serem trabalhados e adequados tornando o deslocamento ao EAS completamente acessível a diferentes tipos de pedestres, e principalmente às pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida. Por fim, nos resultados esperados, apresenta-se um projeto de adequação espacial proposto diante das análises elaboradas no artigo anterior e discorre-se sobre as rotas obtidas no estudo e sobre a relevância destas no processo de inclusão e acessibilidade da cidade, entendendo que estas rotas ditas prioritárias, criadas inicialmente em atendimento a serviços de saúde podem se estender ao atendimento de diversos serviços objetivando um campo de acessibilidade cada vez maior na cidade.The present work is focused on the accessibility of non-motorized transport: on foot, considering criteria established from the Brazilian Accessibility Standard NBR 9050/2015 and consequently the concept of Universal Design aiming at the creation of priority accessibility routes in the city of Fortaleza. This research is divided into two independent and complementary articles, in which the first one deals with the importance of making accessible the pedestrian travel path to the Health Care Facilities (EAS). It is defined as the point of origin of these routes the bus stops mapped and as destination EAS and a connection is established through the shortest distance traveled between the points of interest, giving origin to the priority routes to be adapted. Subsequently, recommendations are made for physical and qualitative analysis of these routes for a spatial readaptation through the implementation of design guidelines with the purpose of transforming these routes into accessibility routes. In the second article, the objective of this study is the analysis of the sidewalk segments that form the accessibility routes to the EAS object of study, through worksheets elaborated based on technical and theoretical foundations for the evaluation of these segments as to their quality, their elements and their physical composition, as well as illustrations by means of photographs and figures recommended by the Brazilian Standard (NBR) 9050 (ABNT, 2015). This set of arguments serve as indicators of the points to be worked out and suitable, making the journey to the EAS completely accessible to different types of pedestrians, and especially to people with disabilities and / or reduced mobility. Finally, in the expected results, a proposed spatial adequacy project is presented in light of the analyzes elaborated in the previous article and the routes obtained in the study are discussed and their relevance in the process of inclusion and accessibility of the city, understanding that these Priority routes, created initially in health care services, can be extended to the attendance of several services aiming at an increasingly greater field of accessibility in the city.Dissertacao enviada com autorizacao e certificacao via CI 154094/18Romcy, Cristina Maria AlemeRomcy, Cristina Maria AlemeAlbuquerque, Carla Camila GiraoRodrigues, Lídia Valeska Bomfim PimentelUniversidade de Fortaleza. Mestrado Profissional em Ciências da CidadeCysne, Luciana Otoch Moura2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/118014https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/21002porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-26T11:45:33Zoai::118014Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-26T11:45:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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