Tecnologia como parte da avaliação de profissionalismo em estudantes de medicina baseada no "Índice de Conscienciosidade" e "Índice de Profissionalismo"
Ano de defesa: | 2019 |
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Orientador(a): | |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
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País: |
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/123999 |
Resumo: | A personalidade é o conjunto de características emocionais e comportamentais dos indivíduos, sendo demonstrada nas relações interpessoais e no pensamento. Um dos seus componentes é a conscienciosidade que é definida como a capacidade de pensar antes da tomada de atitudes e responsabilidade pelas ações. O profissionalismo está, diretamente, relacionado à personalidade. Não existe um conceito único para defini-lo, mas pode ser caracterizado como um grupo de atitudes, valores e comportamentos que traduzem a base do contrato do profissional com a sociedade. É um constructo complexo, dinâmico e multidimensional. Devido a isso, estabelecer um modelo ideal de avaliação do comportamento profissional, captando lapsos, se torna um desafio. Sabe-se que o comportamento negativo do aluno, durante a graduação, se perpetua na vida profissional, influenciando as condutas na sua carreira. Pensando nisso, o presente trabalho consiste na adaptação de um instrumento objetivo de avaliação do profissionalismo médico, através do Índice de Conscienciosidade/IC, desenvolvido pela Universidade de Durham/Inglaterra. Esse índice pontua o aluno por meio de suas atividades simples do cotidiano, através do ganho ou redução de pontos. Foi realizada adaptação no curso de Medicina da Universidade de Fortaleza/UNIFOR, onde não existe um instrumento para avaliação de profissionalismo. Todas as notas são reunidas em um escore denominado PMG (Performance Média Global). Dessa forma, foram realizadas reuniões sucessivas com o núcleo docente, coordenação, supervisores e assessoria pedagógica do curso e definidas as seguintes atitudes: horário de chegada nas aulas, entrega de trabalhos, remarcação de provas, vestimenta e uso de celular. Foi criado um aplicativo denominado ICMed, que reúne o índice e facilita a sua utilização. Realizada testagem com os alunos do segundo ano, durante um mês, utilizando a PMG como medida de validade, observou-se correlação positiva entre os escores do IC e da PMG. O IC é uma ferramenta inovadora na complementação da avaliação do profissionalismo médico e contribui com o ensino e com a formação profissional, através da correção precoce de lapsos e leva a mudanças comportamentais, a longo prazo. |
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Sabe-se que o comportamento negativo do aluno, durante a graduação, se perpetua na vida profissional, influenciando as condutas na sua carreira. Pensando nisso, o presente trabalho consiste na adaptação de um instrumento objetivo de avaliação do profissionalismo médico, através do Índice de Conscienciosidade/IC, desenvolvido pela Universidade de Durham/Inglaterra. Esse índice pontua o aluno por meio de suas atividades simples do cotidiano, através do ganho ou redução de pontos. Foi realizada adaptação no curso de Medicina da Universidade de Fortaleza/UNIFOR, onde não existe um instrumento para avaliação de profissionalismo. Todas as notas são reunidas em um escore denominado PMG (Performance Média Global). Dessa forma, foram realizadas reuniões sucessivas com o núcleo docente, coordenação, supervisores e assessoria pedagógica do curso e definidas as seguintes atitudes: horário de chegada nas aulas, entrega de trabalhos, remarcação de provas, vestimenta e uso de celular. Foi criado um aplicativo denominado ICMed, que reúne o índice e facilita a sua utilização. Realizada testagem com os alunos do segundo ano, durante um mês, utilizando a PMG como medida de validade, observou-se correlação positiva entre os escores do IC e da PMG. O IC é uma ferramenta inovadora na complementação da avaliação do profissionalismo médico e contribui com o ensino e com a formação profissional, através da correção precoce de lapsos e leva a mudanças comportamentais, a longo prazo.Personality is the set of emotional and behavioral characteristics of individuals, being demonstrated in interpersonal relationships and thinking. One of its components is conscientiousness, which is defined as the ability to think before taking action and taking responsibility for actions. Professionalism is directly related to personality. There is no single concept to define it, but it can be characterized as a group of attitudes, values ¿¿and behaviors that reflect the basis of the professional's contract with society. It is a complex, dynamic and multidimensional construct. Because of this, establishing an ideal model for assessing professional behavior, capturing lapses, becomes a challenge. It is known that the negative behavior of the student, during graduation, perpetuates in professional life, influencing the conduct in his career. With this in mind, the present work consists in the adaptation of an objective instrument to evaluate medical professionalism, through the Conscientiousness Index /CI, developed by the University of Durham / England. This index scores the student through his simple daily activities, by earning or reducing points. Adaptation was made in the Medical School of the University of Fortaleza/UNIFOR, where there is no instrument for professionalism assessment. All grades are gathered in a score called PMG (Global Average Performance). In this way, successive meetings were held with the teaching staff, coordination, supervisors and pedagogical advisors of the course and the following attitudes were defined: arrival time in classes, delivery of works, rescheduling of exams, clothing and use of mobile phones. An application called ICMed was created, which gathers the index and facilitates its use. Testing with sophomore students for one month using PMG as a measure of validity showed a positive correlation between CI and PMG scores. CI is an innovative tool in complementing the assessment of medical professionalism and contributes to teaching and vocational training through early correction of lapses and leading to long-term behavioral changes.Brilhante, Aline Veras MoraisBrilhante, Aline Veras MoraisSá, Henrique Luis do Carmo eBessa, Olivia Andrea de Alencar CostaUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Saúde ColetivaCarneiro, Mariana Aroucha2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/123999https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/24314porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-30T10:17:50Zoai::123999Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-30T10:17:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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