Sistematização da assistência de enfermagem para avaliação neuropsicomotora em crianças

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Albuquerque, Greicy Machado Aguiar de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/129147
Resumo: O atraso no desenvolvimento é um problema de saúde pública devido à sua alta prevalência e relevância, visto que compromete funções importantes que afetam o desenvolvimento da aprendizagem na infância e na vida adulta. No Brasil, o principal profissional responsável pela assistência nos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) é o enfermeiro. O estudo tem o propósito de contribuir com a APS com uma tecnologia de sistematização da assistência de enfermagem (SAE) para avaliação neuropsicomotora em crianças, capaz de propiciar uma organização e sistematização do serviço, como favorecimento da autonomia do enfermeiro de modo a direcioná-lo frente às suas condutas, tomadas de decisão e encaminhamentos, especialmente durante as consultas de enfermagem. Sendo assim, objetivou-se construir e validar uma tecnologia de SAE para avaliação neuropsicomotora em crianças, baseada na Teoria das Necessidades Humanas Básicas (NHB). O tipo da pesquisa foi metodológico, com abordagem mista, com utilização de técnicas quantitativas e qualitativas. O desenvolvimento e construção do instrumento teve ênfase na SAE para avaliação neuropsicomotora em crianças e percorreu as seguintes fases:1) revisão integrativa de literatura; 2) busca em prontuários para elencar diagnósticos de enfermagem; 3) construção da primeira versão da tecnologia; 4) validação de aparência e conteúdo por juízes especialistas com experiência em SAE e/ou saúde da criança e/ou saúde da família, onde 15(quinze) juízes participaram considerando a tecnologia válida; 5) retificação e elaboração da 2ª versão. Este estudo resultou na revisão integrativa de literatura de 309 artigos encontrados; após descartar os duplicados e repetidos restaram 279 publicações e, desses artigos, 34 estavam completos e foram avaliados para elegibilidade, rematando 9 trabalhos incluídos na revisão integrativa. Da busca em prontuários para elencar diagnósticos de enfermagem foram analisados 42 prontuários de crianças com alteração neuropsicomotora, residentes no município de Caucaia-CE, no intuito de identificar os principais diagnósticos de enfermagem, sinais e sintomas das alterações neuropsicomotoras. Foi construída a primeira versão da tecnologia com a validação de aparência e conteúdo por juízes especialistas com experiência em SAE e/ou saúde da criança e/ou saúde da família, onde 15(quinze) juízes participaram, considerando a tecnologia válida, com retificação e elaboração da 2ª versão em um instrumento baseado na SAE para avaliação neuropsicomotora em crianças, intitulado ¿Plano de Cuidado de Enfermagem para Avaliação Neuropsicomotora em Crianças¿, o qual contemplou 24 (vinte quatro) diagnósticos de enfermagem, sendo 12 (doze) referentes às NHB psicobiológicas e 12 (doze) NHB psicossociais. O conteúdo e a aparência da tecnologia foram considerados válidos, uma vez que houve ampla concordância entre os juízes e o instrumento apresentou o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) 0,98%. Deduz-se que o objetivo da pesquisa foi atingido. Este estudo possibilitou verificar que diversos casos de crianças tiveram a intervenção tardia por falta de uma conduta correta dos profissionais da atenção primária que acompanhavam essas crianças na consulta de puericultura. Devido à descontinuidade do cuidado às crianças não conseguiram o resultado esperado. Constatou-se que são escassas pesquisas de enfermagem publicadas sobre a temática da pesquisa, como também relacionadas à SAE na atenção primária. Recomenda-se que mais estudos sejam realizados sobre o assunto em pauta e que o presente instrumento seja usado pelos enfermeiros da atenção primária. Palavras-chave: Enfermagem Psiquiátrica; Atenção Primária; Criança.
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Sendo assim, objetivou-se construir e validar uma tecnologia de SAE para avaliação neuropsicomotora em crianças, baseada na Teoria das Necessidades Humanas Básicas (NHB). O tipo da pesquisa foi metodológico, com abordagem mista, com utilização de técnicas quantitativas e qualitativas. O desenvolvimento e construção do instrumento teve ênfase na SAE para avaliação neuropsicomotora em crianças e percorreu as seguintes fases:1) revisão integrativa de literatura; 2) busca em prontuários para elencar diagnósticos de enfermagem; 3) construção da primeira versão da tecnologia; 4) validação de aparência e conteúdo por juízes especialistas com experiência em SAE e/ou saúde da criança e/ou saúde da família, onde 15(quinze) juízes participaram considerando a tecnologia válida; 5) retificação e elaboração da 2ª versão. Este estudo resultou na revisão integrativa de literatura de 309 artigos encontrados; após descartar os duplicados e repetidos restaram 279 publicações e, desses artigos, 34 estavam completos e foram avaliados para elegibilidade, rematando 9 trabalhos incluídos na revisão integrativa. Da busca em prontuários para elencar diagnósticos de enfermagem foram analisados 42 prontuários de crianças com alteração neuropsicomotora, residentes no município de Caucaia-CE, no intuito de identificar os principais diagnósticos de enfermagem, sinais e sintomas das alterações neuropsicomotoras. Foi construída a primeira versão da tecnologia com a validação de aparência e conteúdo por juízes especialistas com experiência em SAE e/ou saúde da criança e/ou saúde da família, onde 15(quinze) juízes participaram, considerando a tecnologia válida, com retificação e elaboração da 2ª versão em um instrumento baseado na SAE para avaliação neuropsicomotora em crianças, intitulado ¿Plano de Cuidado de Enfermagem para Avaliação Neuropsicomotora em Crianças¿, o qual contemplou 24 (vinte quatro) diagnósticos de enfermagem, sendo 12 (doze) referentes às NHB psicobiológicas e 12 (doze) NHB psicossociais. O conteúdo e a aparência da tecnologia foram considerados válidos, uma vez que houve ampla concordância entre os juízes e o instrumento apresentou o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) 0,98%. Deduz-se que o objetivo da pesquisa foi atingido. Este estudo possibilitou verificar que diversos casos de crianças tiveram a intervenção tardia por falta de uma conduta correta dos profissionais da atenção primária que acompanhavam essas crianças na consulta de puericultura. Devido à descontinuidade do cuidado às crianças não conseguiram o resultado esperado. Constatou-se que são escassas pesquisas de enfermagem publicadas sobre a temática da pesquisa, como também relacionadas à SAE na atenção primária. Recomenda-se que mais estudos sejam realizados sobre o assunto em pauta e que o presente instrumento seja usado pelos enfermeiros da atenção primária. Palavras-chave: Enfermagem Psiquiátrica; Atenção Primária; Criança.Delay in the development is a public health problem due to its high prevalence and relevance, as it compromises important functions that affect the development of learning in childhood and adult life. In Brazil, the main professional responsible for providing assistance in Primary Health Care (PHC) services is the nurse. The study aims to contribute to PHC with a technology to systematize nursing care for neuropsychomotor assessment in children, capable of providing an organization and systematization of the service as well as the autonomy of nurses, in order to direct them towards their conduct, decision-making, and referrals, especially during nursing consultations. This way, the objective was to build and validate a technology for systematizing nursing care for neuropsychomotor assessment in children, based on the Theory of Basic Human Needs. The type of research was methodological, with a mixed approach, using quantitative and qualitative techniques. The development of the instrument focused on systematization of nursing care for neuropsychomotor assessment in children and had the following phases: 1) integrative literature review; 2) search of medical records to list nursing diagnoses; 3) creation of the first version of the technology; 4) appearance and content validation by specialists with experience in systematization of nursing care (SNC) and/or child health and/or family health, in which 15 (fifteen) specialists validated the technology; 5) rectification and creation of the 2nd version. This study resulted in an integrative literature review of 309 articles found; after discarding duplicates and repetitions, 279 publications remained and, from these articles, 34 were complete and were evaluated for eligibility, totalizing 9 works included in the integrative review. From the search in medical records to list nursing diagnoses, 42 medical records of children with neuropsychomotor alteration residing in the city of Caucaia-CE were analyzed to identify the main nursing diagnoses, signs, and symptoms of neuropsychomotor alterations. The first version of the technology was created with appearance and content validated by specialists with experience in systematization of nursing care (SNC) and/or child health and/or family health, in which 15 (fifteen) specialists validated the technology with rectification and elaboration of the 2nd version in an instrument based on the SNC for neuropsychomotor assessment in children, entitled ¿Nursing Care Plan for Neuropsychomotor Assessment in Children¿, which included 24 (twenty four) nursing diagnoses, 12 (twelve) referring to psychobiological human basic needs (HBN) and 12 (twelve) psychosocial HBN. The content and appearance of the technology were validated since there was broad agreement among the specialists and the instrument had a content validity index (CVI) of 0.98%. It is deduced that the objective of the research was achieved. This study made it possible to verify that several cases of children had a late intervention due to lack of correct conduct by the primary care professionals who accompanied these children in the childcare consultation. Due to the discontinuity of care, the children did not get the expected result. It was found that there are few nursing studies published on the research theme, as well as related to SAE in primary care. It is recommended that further studies be carried out on the subject in question and that this instrument be used by primary care nurses. Keywords: Psychiatric Nursing; Primary attention; Child.Dissertação enviada com autorização e certificação via CI 2672/23 em 13/01/2023Frota, Mirna AlbuquerqueCantante, Ana Paula Silva da RochaAlbuquerque, Conceicao de Maria deUniversidade de Fortaleza. Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em EnfermagemAlbuquerque, Greicy Machado Aguiar de2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/129147https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/27786porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess1899-12-30T00:00:00Zoai::129147Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:1899-12-30T00:00Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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